SEGUIDORES

2 de fevereiro de 2010

Venha Conversar com o Compadre Fernando, do Projeto Livro Sem Fronteira

Convidei o Compadre Fernando Monção, do Blog Livro Sem Fronteiras para divulgar seu Projeto Livro Sem Fronteira no Blog da Comentarista e ele topou. Estou muito feliz por poder contribuir, mesmo que modestamente, com essa iniciativa maravilhosa. Penso que todo projeto que envolva incentivar a Leitura, tem que ser aplaudido de pé. E incentivado de todas as formas.

Se nós queremos ter a esperança e a pretensão de algum dia mudar para melhor a realidade que nos cerca, tenho plena convicção de essa mudança só poderá ocorrer efetivamente através da Educação, e os livros, sem dúvida alguma, estão inseridos neste contexto.


Quero também avisar que já existe o banner do Blog Projeto Livro Sem Fronteira. Clique no link acima ou no banner ao lado para pegar o código, anexar ao seu blog e apoiar esta iniciativa super “do Bem”. Ajude a divulgar o projeto! Eu já peguei o meu.

E aproveite também para fazer perguntas ao Compadre Fernando, tirar suas dúvidas sobre o projeto e ver como pode fazer para dar sua contribuição. Ele está à sua disposição para responder às suas perguntas. Utilize os comentários, e aproveite esta oportunidade. Unidos podemos fazer muito mais na construção de um mundo melhor.

E finalmente com a palavra, o meu Ilustre Convidado (que horror, se me empolgo não deixo ninguém falar mesmo ..rsrs):

SOBRE O COMPADRE FERNANDO

Olá, sou Fernando Monção... ou como meus amigos preferem me chamar: compadre Fernando, apelido que aliás me enche de orgulho, acredito que compadre é aquele amigo que de tão especial, a gente convida pra virar parente, não é isso?

Tenho 39 anos ( 40 dia 1º de março agora), sou um feliz integrante do time dos casados na pelada de fim de ano, muito feliz com isso e com minha Jú... tenho 5 lindos filhos: Krica (26) , Léo (20), Bernardo (14), Arthur (12) do casamento anterior e agora o Juca ( 1 ano e 7 meses) com a Jú.

Temos um restaurante delivery em Valença RJ, o Rango do Compadre e estamos a frente do Projeto Livro Sem Fronteiras.
Algo imprescindível de dizer aqui, é que tenho amigos maravilhosos..., só tento fazer eco!
Essa entrevista é prova disso, rsrsrs.

COMEÇANDO A HISTÓRIA

Vou começar a história, mas quero acreditar que vocês irão nos ajudar muito com as perguntas que postarem, e terei o enorme prazer em responder.
Muito obrigado pela oportunidade de falar do Projeto, que é pra mim o sexto filho dessa prole linda que Deus me deu.

VALENÇA

Vim pra Valença há três anos, chegando aqui deparei com algumas situações bem interessantes e resolvi ficar de vez, a cidade era acolhedora e propícia para muitas possibilidades, o povo muito simpático e amigo, clima bom, tranqüilidade, segurança e riquíssimo sitio cultural... É o lugar que quero viver e criar meus filhos.

CRIANDO O DELIVERY

Logo montei o Rango do Compadre, um delivery com as características para resolver uma das lacunas que percebi no ramo de alimentação nas noites.

Eu ficava atado a comer sanduíche ou pizza, adoro, mas todo dia era impraticável, então montamos um serviço de entregas com a proposta de fazer a receita que o cliente quisesse e manter o preço equivalente ao sanduíche.

Dispomos ao cliente um cardápio com os itens que temos e ele faz a combinação que quiser.

INICIANDO O PROJETO

Foi aí que começou o Projeto.

O CARDÁPIO

Para confeccionar esse cardápio, que precisava ser grande, durável e bem colorido, o custo era muito alto, então, criei espaços publicitários nas margens do impresso, assim eu rateava o custo e trazia a credibilidade de comerciantes respeitados endossando meu negócio.

Mas restava a dúvida de que as pessoas fossem ler material tão complexo e grande.
Pois bem, no verso, em letras miúdas imprimimos a seguinte frase:

“Estamos reunindo livros, novos ou usados com a proposta de montarmos uma biblioteca itinerante, se você tem algum e quer doar, entre em contato conosco nos telefones do Rango do Compadre e vamos buscar, ok?”

OS LIVROS COMEÇAM A APARECER


Confesso que não tínhamos a menor idéia de como seria o Projeto naquele momento, sabíamos que daríamos um destino nobre, mas ainda não sabíamos qual. Então as coisas começaram a acontecer, as pessoas leram...

E leram bastante, os livros vinham e vinham sempre com um bilhete de agradecimento e incentivo.

Alguém sugeriu que eu colocasse a mensagem na internet, aí explodiu de vez, mais livros, mais bilhetes e pessoas querendo ajudar...

MOVIMENTO DO LIVRO ERRANTE

Foi quando apareceu Regina Porto Valença do Movimento do Livro Errante, um projeto fantástico que disponibiliza livros com a mensagem de que esses não pertencem ao leitor e pede que ao final da leitura, o esqueça de novo num local público, como banco de praça ou estação rodoviária.

De cara me apaixonei e daí veio a espinha dorsal do Livro Sem Fronteiras, iríamos colocar os livros nas praças da cidade.

Esses amigos virtuais nos mandavam livros e replicavam a mensagem à seus amigos, e esses aos seus... Assim por diante...

AS DOAÇÕES AUMENTAM

As doações cresceram, a um ponto de precisar de um abrigo, então foi que Germano Brito projetou a casa na árvore que funcionará como ponto de troca, e buscamos o apoio da Prefeitura, da iniciativa privada, das entidades religiosas e de classe, enfim de toda a cidade e hoje estamos perto de inaugurar com mais de 6.000 livros, mais de 80 apoiadores culturais do comércio local, e uma repercussão enorme pela força da rede virtual.

O PROJETO

O Livro Sem Fronteiras assemelha-se ao conceito de incentivar a leitura e por isso gostei da idéia, mas pessoalmente ainda não estou convicto de ser legal com o autor que vive das suas publicações. Nós também vamos oferecer de graça, mas um livro que já gerou receita ao autor, à gráfica e tal..., mas esse é outro assunto.

O Projeto livro Sem Fronteiras é muito mais inspirado no Livro Errante
e num outro trabalho que merece toda nossa atenção, o Açougueiro Cultural, uma idéia iluminada e fantástica, tão despretensiosa como a nossa, que hoje mantém 35 estantes de livros completamente à disposição dos leitores nos pontos de ônibus de Brasília.

Fique a vontade para fazer suas perguntas ou deixar sua opinião... Participe!

31 comentários:

  1. Olha fico contente por encontrar pessoas assim na blogosfera que divulga os trablhos de amigos sem cobrar nada. Você está de parabéns amiga. Adoro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Estou a inteira disposição, aqui e no diHITT, para esclarecer qualquer dúvida, ok?
    Abraços em todos e muito obrigado por estarem fazendo o Projeto Livro Sem Fronteiras comigo.
    Deus lhe pague Denize!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Concentrado! Fico muito feliz que você goste do meu trabalho! E é uma alegria e uma honra para mim poder divulgar os trabalhos de qualidade dos amigos, como no caso do Blog do Compadre Fernando, que representa este Projeto tão importante de incentivo à leitura.

    Aqui neste blog eu sou só coadjuvante. Nesta postagem o Astro é o meu Convidado Fernando e seu maravilhoso projeto! Se puder, leve o banner para apoiar esta iniciativa, tá?

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Fernando, tenho uns livros de meu filho que foi do colégio e alguns de literatura, Já dei alguns, mas ainda tenho vários e como ele está formado nã vai mais precisar, como mando estes livros para você? preciso de seu endereço ou me indique um lugar para mandar.
    Cinco filhos? como você é corajoso, mas vale a pena, eles nos dão alegria todos os dias.
    Seu trabalho é lindo, realmente não só as crianças mas os adolescentes e adultos precisam da leitura e ás vezes não tem.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Aplaudo de pé a sua iniciativa, Denize.
    Tudo que for possível pra ajudar o compadre Fernando, devemos fazer sim.
    Eu, que sou apaixonada pelos livros, tenho um enorme carinho por esse projeto maravilhoso. Quero ajudar de todas as formas que eu puder.
    Já estou pegando o selinho. E Vou fazer um convite ao compadre...

    Abraço
    Serenissima

    ResponderExcluir
  6. É louvável iniciativas desse tipo. Já tinha visto o projeto de Brasília nos pontos de ônibus e acredito que o conceito de o poder de transformar a pessoas e criar o sentimento de cidadania.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga Denize!
    Adorei a iniciativa da amiga. Ainda mais para um projeto tão bonito como o Livro Sem Fronteira do grande Fernando (que é um cara muito bacana).
    Parabéns amiga!
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo Cleidine:
    Comadre, filhos são mesmo a razão de tudo, né?
    Quanto aos livros é o seguiinte:
    Podemos usar todos os assuntos, menos livros didáticos,
    o Endereço pra remessa postal é:
    Rua Dr Carlos Luiz Jannuzzi, 70/ 101 - Jd Valença - Valença
    Rio de Janeiro - CEP 27.600.000
    e sugiro um tal de IMPRESSO NACIONAL NORMAL dos Correios, é bem baratinho, 30 centavos por kilo, se não me engano.
    Desde já muito obrigado, ok?
    Abração do compadre.

    ResponderExcluir
  9. Ok. Já sou seguindo o projeto.
    Obtrigado.

    ResponderExcluir
  10. É realmente um projeto digno de louvor. Eu já tinha lido no blog do Fernando e falei do projeto com os amigos da minha lista de email. Agora com o banner fica ainda mais fácil. Vou colocá-lo nos meus blogs e também na minha página de email, assim meus amigos não esquecem.
    Parabéns Fernando, pelo projeto e parabéns Denize pela iniciativa de divulgar.
    Um beijo
    Bel

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela Inciciativa Denize... foi excelente! Aliás uma característica que você vem mostrando dia a dia, a criatividade e vontade de servir! Adoro isto!
    Fernando, tenho uma pergunta>
    -Você tem intenção de estender esta idéia a outros lugares, ou seja, montar um projeto e colocá-lo através de parcerias em outros estados?
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado Sereh, War, Beth, Isabel e Fernandez... Estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir
  13. Valéria o Projeto nunca me pertenceu, ou ao muitos parceiros que fomos agrupando...o que nos motiva é a paixão pela leitura... gostaremos muito de ver o Livro Sem Fronteiras ter filhotinhos e estamos prontos pra ajudar quem quiser levá-lo, apesar de registrada a idéia, por mera formalidade, concedo de bom grado para qualquer um de vocês , padrinhos e madrinhas desse meu 6º filho, rsrsrs.
    Quem topar é só avisar, ok?
    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Bela postagem. coloquei seu link no meu blog. bj

    ResponderExcluir
  15. Olá Denize e Fernando,

    Gostaria de parabenizar os dois, a Denize pelo Guest Post valorizando uma iniciativa tão nobre, e o Fernando pela própria iniciativa.

    Grande abraço, e sucesso a ambos!

    ResponderExcluir
  16. Olá querida amiga Denize,

    Tenho acompanhado os posts do Compadre Fernando e apoio totalmente seu Projeto.
    Já copiei o selinho e tentarei colocá-lo no meu blog.
    Felicito os dois amigos: você, pela iniciativa brilhante do Guest Post e ao amigo Fernando pelo excelente trabalho.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  17. Denize,

    Adorei a idéia!! Projeto fantástico e vou correndo lá no blog do Projeto mais a respeito!! Tenho um monte de feeds pra ler, mas o do Projeto dele vou ler tudo!!

    Já vou colar no meu blog. Não vou ficar de fora dessa!!

    Bjs Denize!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela participação e apoio, Claudine! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  19. Eu também sempre fui apaixonada por livros, Sereníssima. E agradeço você ter vindo apoiar esta excelente iniciativa do Compadre Fernando. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  20. Oi War! Eu também acredito no conceito de mudança social através da Educação. E um projeto como o Livro sem Fronteiras, tem que ser incentivado por todos nós. Abs Denize

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernandez! Também penso que o Projeto Livro sem Fronteiras merece todo nosso apoio, e que o Compadre Fernando está de parabéns pela iniciativa. Grande Abraço Denize

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelo apoio ao Projeto do Compadre Fernando, Beth!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  23. Oi Bel! Fico muito agradecida pelo seu apoio e divulgação do Projeto do Compadre Fernando! E gostei de todas as suas ações nesse sentido. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Valéria! Penso que o dia em que eu não puder ser útil e não servir mais para "servir", estarei pronta para deixar esta jornada, serenamente. Obrigada por trazer sua valiosa contribuição para o Projeto. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  25. Oi Iuri! Obrigada! Essa iniciativa do Fernando é tudo de bom mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
  26. Obrigada, Lilian! Este projeto do Fernando é tudo de bom mesmo, né? Que bom que você levou o selinho... Quanta mais divulgação e apoio, melhor! Se precisar de ajuda, é só falar, tá? Bjs Denize

    ResponderExcluir
  27. Valeu Ebrael! Obrigada por vir dar seu apoio. Também acho essa iniciativa do Compadre Fernando fantástica! Bjs

    ResponderExcluir
  28. Conheci o projeto do Monção pelo Dihitt.

    Ótima iniciativa, hein?? Parabéns !!

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  29. Denize, fico sensibilizada com a tua disponibilidade e iniciativa para divulgares um projecto tão bonito e útil à comunidade. Parabéns minha querida!

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  30. O Projeto Livro Sem Fronteiras é feito para o povo!
    Tem a simplicidade do povo... as dificuldades de se comprar livros, mas tem o frescor de uma praça rica em leitura, conhecimento, solidariedade para quem não tem grana para adquirir essa preciosidade cultural que vem encadernada.

    Parabéns ao Fernando que estou, também buscando contribuir no Sul para sua divulgação e tentando um encontro com o Vice-Prefeito de nossa Capital para pedir que encampe a ideia, e, também, a ti Denize que dispensa qualquer elogio por seres demais de bacana.

    beijos,

    Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.