SEGUIDORES

25 de janeiro de 2011

Verdades Cruéis ou Mentiras Piedosas? O Que Você Prefere?

Temos sempre que falar a verdade doa a quem doer? Devemos mentir em nome de uma boa causa? Da minha parte posso lhe garantir que jamais conseguiria dizer a uma pessoa doente, que me pedisse uma opinião sobre seu estado, que ela não está bem. Sempre diria que ela está bem, que ela vai melhorar, por mais que as evidências provassem o contrário. Até porque, nunca se sabe...

Talvez eu tenha que prestar contas algum dia pelas minhas mentiras bem intencionadas... Mas assumo o risco. Não consigo impor a verdade e destruir esperanças... Uma pequena reflexão sobre verdades e mentiras. Segue o comentário que fiz sobre o tema:


Companheira, que argumentação forte você tem. Mas me permita discordar só um pouquinho, com toda a ternura. Podemos mentir para os outros, nunca para nós mesmos. Podemos tentar nos iludir, nos enganar, e em alguns momentos isto é tudo que podemos fazer. Para não desmoronar.

Não gosto da verdade cruel. Aquela que diz para você, numa cama de hospital, como sua aparência está péssima. E é verdade mesmo, os médicos acham que desta você não escapa e você sabe disto, mas que desagradável de ouvir...

Ou quando você está feliz com um vestido novo, também não gosto da verdade que lhe diz como você está feia com ele. Você também sabe. É verdade, às vezes você é feia mesmo, não há vestido que dê jeito.

Eu não concebo este tipo de verdade. Gosto da verdade que esclarece, mas que se oculta para só aparecer no momento certo. Há momentos na vida que a verdade é muito mais do que se pode suportar.

Não gosto da verdade que ilude, que manipula (não tem a música: "você diz a verdade e a verdade é o seu dom de iludir...").

Mas também não gosto da mentira que engana, que atraiçoa. Gosto da mentira cheia de compaixão, que tenta erguer os que caíram, que traz ânimo aos que estão desalentados.

Estamos em aprendizado. Chegará o momento em que deixaremos de lado toda a mentira, como quem joga fora uma roupa que já não serve mais.

Não me preocupo com verdades ou mentiras, mas com a intenção por trás delas. Ambas podem ser usadas tanto para magoar e ferir como para aliviar e animar. Para primeira visita acho que exagerei. Mas adorei o texto e seu estilo de escrever e me empolguei. Bjs Denize


Autora: Nanda Botelho
Post a que se refere o Comentário:
Verdade e Mentira
Blog: Múltiplas Realidades

26 comentários:

  1. Hum...Pois é. As vezes, é preciso estar preparado para receber a verdade. Porque senão, aocntecem coisas piores. Ai, eu estou aqui, querendo exigir a verdade, mas pensando se seria melhor deixar como está.

    Abraço e prazer, Lena.

    ResponderExcluir
  2. Oi vim ver seu comentário de novo!

    Obrigada por citar meu blog! E por ter se envolvido no tema!

    Agradeço os elogios também!

    Um bjão!

    ResponderExcluir
  3. O Prazer é todo meu, Lena. E as respostas estão sempre dentro de nós. Quanto tenho dúvidas sobre a melhor maneira de agir em um determinado momento, peço inspiração do alto, e ela sempre vem. Volte sempre. Bjs Denize.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, que bom que você veio. Este blog tem por objetivo homenagear os talentosos autores que inspiraram meus singelos comentários, e de quebra, divulgar seus blogs, para que outras pessoas possam ter o privilégios de conhecê-los. E quando o autor, como você fez agora, me dá a honra de aparecer aqui, minha alegria está completa. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  5. Verdades e mentiras...Para quem? A minha verdade é a sua verdade? Em alguns casos não se trata de mentir, mas como disseste, ocultar a verdade cruel. ALguém no leito de morte sabe que está morrendo, mas quer ouvir isso? Não, nós não iremos dizer "nossa, como você está bem!". Apenas vamos calar sobre o assunto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que no meu caso, Claudinha, eu vou mais além. Claro, não vou dizer para alguém muito doente: você está ótimo. Mas tudo que me ocorrer para animar, para aliviar, para tranquilizar, será dito com todas as letras. Até porque nunca se sabe... O certo é que o desânimo agrava qualquer problema.

    Adorei seu comentário.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  7. Bem, para mim a pior coisa do mundo é a mentira.
    A mentira dói.
    Amentira corrói.
    Amentira faz sofrer.
    A mentira faz romper.
    A mentira mata.
    A mentira desata, quaisquer sentimento bom que se possa ter.

    ResponderExcluir
  8. Denize,

    O seu texto me tocou profundamente, pois há certas mentiras que, como você mesma disse, são por uma boa causa, então não creio que sejam mentiras, mas, simplesmente, ocultação da verdade.

    Lembro-me como se fosse hoje, o quanto eu dizia para a minha irmã Ivete que ela iria se recuperar, que iria ficar boa. Ela sempre me dizia que eu a colocava para cima, que a deixava de bom astral...

    Mesmo ela sabendo que a doença estava consumindo seu corpo físico (câncer), ela não perdeu a fé e a esperança.

    Portanto, nesses casos, acredito que a mentira seja necessária, pois se alguém está sofrendo, porque a faríamos sofrer mais ainda?

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga Denise, excelente texto abordado. Detexto mentira, ela tem uma faca de dois gumes. Se mentir a verdade sempre vem á tona, mesmo que seja por uma boa causa a verdade sempre aparece diante de nós. Se a pessoa está doente e é terminal ela sente, mesmo que digamos que está bem e que vai ficar boa. Tem o modo de dizer a verdade, a pessoa não pode dizer buscamente a outra que a doença não tem cura, tem sim que preparar a pessoa para receber a notícia. Se uma amiga me perguntar se eu gostei da roupa dela, primeiro pergunto se ela gostou, para mim o importante é se sentir bem com o que está usando. Toda mulher tem seu encanto e atributos físicos. Se eu gostar de uma roupa que estou usando e uma pessoa vier me falar que não ficou bem, não me importo pois se eu gostei e me sinto bem com ela é o que vale.
    Falei tudo isso com conhecimento de causa.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, as vezes é necessario e 'piedoso'.
    Infelizmente nem sempre a verdade é a melhor escolha, então somos obrigados a mentir ou, mais
    suavemente, a 'omitir'.Nada de que se vangloriar
    somente necessidade.

    ResponderExcluir
  11. Denize

    Gostei muito do seu texto.
    Eu digo sempre a verdade,mas ha as chamadas " mentiras piedosas",que é por uma boa causa.Essas sáo inevitaveis.
    beijnhos
    joana

    comentei no seu blog

    ResponderExcluir
  12. A mentira é como um buraco na rua começa pequeno e depois se transfora em uma cratera, e acaba abrindo outros, mentira chama mentira.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  13. Olá Denize,

    Você destacou um ponto difícil em se falar a verdade: para uma pessoa em estado terminal. Acho que essa é uma das situações mais difíceis em se falar a verdade.

    Realmente nessa situação não sei ao certo o meu comportamento, pois não acho certo falar algo que provalmente não vai acontecer (sua recuperação) para essa pessoa. Porém, falar a verdade seria extremamente cruel... O quê fazer então? Difícil dizer...

    Agora, sobre a questão da beleza, da roupa utilizada, é extremamente mais simples. Sou a favor da sinceridade, mas não de forma cruel. Pode ser dito "você está horrível com esse vestido", ou então "esse vestido não me agrada, você poderia trocá-lo?" Sou a favor da segunda postura.

    Imagina se você não comenta nada, e algum conhecido age da forma desagradável que comentei. A pessoa volta para você e pergunta: Se estava tão feio assim, por que você não me falou? Que situação hein...

    A maioria das vezes a verdade pode ser dita de uma forma muito elegante e sem ser cruel. É importante destacar que essa elegância é diferente de hipocrisia, pois você está mostrando seu ponto de vista (falou que o vestido não agradou, e pediu para trocar) sem ser desagradável.

    Grande abraço, e parabéns pela reflexão!

    ResponderExcluir
  14. Uma pessoa que luta pela vida em um hospital, por exemplo, eu vejo como um incentivo e desejo de melhora e não como mentira. Não penso "vou enganá-la", mas sim "vou incentivá-la". Até porque há casos que a "verdade" é um mero ponto de vista (Copérnico que o diga, não?!).
    Mas a mentira pensada para tirar vantagem ou enganar alguém nunca é bem vinda.
    Grande abraço, Fernandez,

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que a mentira que prejudica é a que distorce a realidade para favorecer o mentiroso. Dizer algumas mentiras, no sentido de ocultar a verdade, para não ferir uma pessoa pode ser aceitável. No exemplo que você dá uma pessoa doente tem mais chances de melhorar se achar que tem chances do que saber que está a beira da morte.
    No quadro o super sincero do Fantástico o personagem só dizia a verdade e arranjava inimigos em todos os contatos que tinha. Na vida social é preciso saber dosar a verdade e a mentira.

    ResponderExcluir
  16. Olá querida amiga Denize,

    Esse texto é maravilhoso, aliás, tudo que você escreve é.
    Olha, é bem difícil tratar sobre mentira ou verdade cruel.
    Não gosto de mentir, procuro sempre falar a verdade. Sabemos que não é bom, nem correto mentir, mas às vezes, faltar com a verdade é a solução para a pessoa que nos é próxima se sentir melhor e a gente mesma, ficar em paz com a nossa consciência em casos como o referido, de uma doença terminal. Seria nesse caso uma “mentira piedosa”, mas mesmo assim, no caso de precisar falar alguma coisa à pessoa. Na maioria das vezes, ficar em silêncio, falar de outras coisas mais agradáveis seria uma boa saída para não mentir.
    Com relação a outros assuntos, como no caso de um vestido feio, acho até que é obrigação da gente, como amiga, com jeitinho, falar que não está adequado, de forma que não fique desagradável.
    Bahhh! Acho tão difícil.... Não sei como seria...... ainda bem que não me vi ainda nessas situações, pois me sentiria muito mal ao mentir.

    Preciso pensar nisso. É uma grande reflexão a fazer e me preparar para situações vindouras que exijam uma resposta imediata: mentir ou falar a verdade, mesmo que cruel.
    Que post, amiga, me pegou de jeito, sem saber o que fazer. Vou pensar e muito.

    Carinhoso e fraterno abraço.
    Lilian

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivis, você tem razão, a mentira deve ser evitada. Principalmente quando anda de mãos dadas com a falsidade e tem o franco objetivo de magoar e iludir. Então pode causar mesmo tudo o que você citou.

    Mas mantenho a convicção que existem exceções e em alguns casos extremamente pontuais, a verdade pode esperar o momento certo de esclarecer nossos corações.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  18. Oi Rosana, pensamos da mesma forma nesta questão. Também tive uma experiência similar a sua quando meu pai ficou doente.

    Como desanimar quem amamos, sob o pretexto de que temos que ser verdadeiros?

    Fiz o que pude para levar esperança para ele, mesmo sabendo que o quadro dele era irreversível. As lágrimas e a tristeza guardava bem escondidas no meu coração.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Claudine, respeito sua opinião, mas penso um pouquinho diferente de você.

    Nem sempre a pessoa sabe que seu estado é terminal. Meu pai fazia até planos...

    Talvez você saiba, mas eu não faço a menor idéia de como se prepara uma pessoa para encarar a própria morte.

    E também conheci pessoas que levam em conta à opinião alheia. E se essa opinião é dada de qualquer maneira, pode agravar uma depressão que já está em andamento, quando alguém está num momento de fragilidade.

    Nem sempre conseguimos dar uma resposta evasiva a uma pergunta direta.

    Mas concordo com você, a verdade sempre vem, é só uma questão de tempo. Só acho melhor quando ela aparece no momento certo e respeita o momento e a dor das criaturas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Carlo, você destacou um ponto importante. A mentira pode ser necessária em alguns momentos, mas não é nada para se vangloriar.

    Penso que você tem toda razão. Quanto mais verdadeiros somos, com os outros e com nós mesmos, mais perto da paz interior estaremos.

    Meu texto se refere a casos extremos e quando não temos a possibilidade de omitir para evitar crueldades desnecessárias e prematuras.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  21. Oi Joana, também acho inevitáveis estas "mentiras piedosas" em casos excepcionais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Principe,

    Penso que voce tem razao. Este e o eterno problema do mentiroso. A mentira nao se sustenta e ele acaba tendo que continuar a mentir para ser convincente.

    Mas sempre acaba se atrapalhando e no final perde a credibilidade, que e uma coisa dificil de recuperar depois.

    Abs

    ResponderExcluir
  23. Oi Iuri, achei muito interessante teu comentário.

    Realmente a questão da abordagem é importante e me parece um bom caminho na maioria dos casos. Existem várias maneiras de se dizer a mesma coisa.

    No caso do vestido, nem sempre a sua resposta será suficiente. A pessoa pode perguntar não lhe agrada por que? E normalmente quem insiste vai detestar se a resposta for contrária às suas expectativas. E se ela está se sentindo bem, que diferença faz o que achamos ou deixamos de achar? Acho que essa poderia ser uma bela resposta.

    De qualquer forma nesse caso, eu quis me referir a quem fala "verdades" espontaneamente, só para desmotivar e humilhar. E conheci gente assim, infelizmente...

    No caso do doente terminal, acho que temos que fazer o que o coração nos pede e nesse caso, cada um faz sua própria escolha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Fernandez, concordo totalmente com teu comentário. Ninguém é o Dono da Verdade, embora muitas vezes agimos como se fôssemos... Nada mais a acrescentar...

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Catarino, também concordo com você. Acredito que fazer o uso das palavras com a intenção de animar alguém doente, pode contribuir e muito para a cura.

    E embora seja defensora da sinceridade, um mundo cheio de super-sinceros te confesso que me assuta um pouco. Ainda estamos num momento evolutivo em que nos comunicamos de maneira falha e muitas vezes agressivas.

    Uma certa dose do que muitos chamam de "cinismo social" pode suavizar as coisas numa sociedade em que o menor atrito pode servir de estopim para a violência. Mas é claro que isto está longe do ideal. Seria ótimo se pudéssemos conciliar sinceridade com cordialidade e educação.

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Oi Lilian,

    Eu penso como você, não me agrada a idéia de mentir. E omitir ou falar com jeitinho, como você sugeriu me parece um bom caminho para evitar que causemos mágoas e sofrimentos desnecessários.

    Mas existem casos que isso não é o suficiente. Quando acontece, a gente tem que escolher o que nos parece melhor e cada um de nós tem o direito de fazer o que melhor lhe pareça.

    Apenas trouxe minha opinião e esse tema para debate, porque penso que ninguém está livre de passar por estas situações que citei. E claro, para conhecer opiniões diferentes da minha, sempre aprendo muito com os excelentes comentários que meus textos recebem e fico imensamente grata aos amigos e leitores.

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.