SEGUIDORES

1 de setembro de 2010

Os Interessantes Comentários Anônimos

Acho que a maioria das pessoas que escreve em Blogs reconhece a importância dos comentários. E eu me incluo entre elas. Os comentários dos leitores podem ser uma excelente bússola e indicar para onde estamos indo. Podem ajudar e muito a corrigir rumos, nos incentivar a melhorar o conteúdo das postagens, agregar valor ao que escrevemos, enfim, contribuir para que a gente perceba onde está errando ou acertando. Penso que eles tornam um blog "vivo". E então surge a possibilidade de aceitarmos ou não, os Comentários Anônimos.

Confesso que fiquei em dúvida ao decidir sobre isso, pensei bastante até resolver permiti-los. E fiz isso depois de analisar  e tentar entender quem são esses Comentaristas

Com a diversidade que a internet proporciona, fiquei imaginando que muitas pessoas que por ela navegam podem estar procurando apenas alguma distração.

Podem não ter conta em lugar nenhum, não participar de nenhuma rede social, não ter nem sites nem blogs. Podem pertencer a qualquer faixa etária, qualquer profissão e talvez sua única motivação seja buscar assuntos que sejam do seu interesse.  Já tive essa comprovação até com amigos e parentes "reais" que de vez em quando aparecem e usam a opção anônimo para me dizer um "oi"...

E aí me perguntei: isso seria motivo para impedir esses visitantes de comentar e participar? Concluí que não, mas rapidamente me deparei com um problema.

Ao liberar os comentários anônimos correria o risco de ver surgir algumas criaturas com propósitos estranhíssimos, que poderiam usar o "anonimato" para ofender, difamar, agredir, etc.

Então tive que optar por moderar os comentários, embora deteste qualquer tipo de coisa que se aproxime da idéia de "censura".

Essas pessoas que participam de forma negativa são a minoria, mas ainda assim não vejo motivo para expor meus leitores a mensagens desagradáveis que nada acrescentam e que vão de encontro à proposta dos meus blogs, que é a de contribuir da forma mais positiva possível.

Jamais vou compreender porque alguém faz isso, já que sabe que seu comentário não será publicado e provavelmente nem será lido por quem escreveu o texto. Eu por exemplo, assim que percebo alguma agressividade gratuita deleto sem acabar de ler.

De qualquer forma, posso dizer que tenho ficado muito feliz com os comentários anônimos ou não, que tenho lido. Na verdade adoro todos eles.

Tenho recebido de todos os tipos: os que discordam, ensinam, contam uma experiência vivida, me corrigem, argumentam, elogiam.

Como no caso de uma leitora "anônima" que percebeu minhas dificuldades na culinária e me ensinou alguns truques desta arte que positivamente não domino.

Ou um outro leitor também anônimo, que veio me explicar que meu cachorrinho pestinha não para quieto porque é muito novinho e não obedece porque está ficando mimado demais. E mais um que discordou com argumentos bastante coerentes, da minha visão sobre determinado assunto.

Pense só: na imensidão da rede, com tantos blogs e sites e textos, não é uma maravilha quando alguém se sente envolvido de alguma forma pelo tema que você escreveu e lhe doa seu tempo deixando um comentário?

Mas claro que isso também pode ter duas conotações: ou ele parou para comentar porque gostou ou porque detestou tanto que não resistiu.

Já levei "vaias educadíssimas" e com toda razão. Sou obrigada a confessar que alguns posts que fiz eu também detestei, e até hoje não sei onde estava com a a cabeça quando escrevi aquilo. Têm dias que a inspiração está muito esquisita e nem sempre a gente percebe...rs.

Apesar que já notei que essa questão de gostar ou não é meio relativa. Tenho textos que achei que ficaram uma bela porcaria e algumas pessoas adoraram. Outros  que achei maravilhosos alguns acharam "triste"...rs.

O fato é que ser blogueiro com certeza não é uma atividade para quem se magoa facilmente e não sabe lidar com rejeição. E é impossivel agradar a todos, quem não sabe disso?

O resultado final se resume em interação e aprendizado, em uma rica troca de visões e experiências muito compensadoras para quem escreve(e espero que também para quem lê) e traz uma alegria e satisfação imensas.

Como disse antes, um blog "vivo" que sinceramente espero que se torne cada dia mais animado. Um blog sem leitores morre e perde o sentido, um blog sem participação é um blog que fala sozinho e consequentemente não melhora, não acrescenta, não evolui. Pelo menos é assim que vejo.

Por tudo isso, fica meu agradecimento aos leitores e amigos, comentaristas anônimos ou não, seguidores ou não. Vocês não tem idéia de como são importantes e da alegria que trazem a esta modesta blogueira aqui, a cada visita.

E agora passo "a bola" para você, o que pensa dos comentários anônimos?

62 comentários:

  1. Olá Denize,
    Em meu blog é possível comentar como anônimo, pensando exatamente no aspecto de que qualquer pessoa pode comentar, porém faço moderação antes da publicação.

    Confesso que os melhores comentários que recebo são de pessoas anônimas, que sem nenhum compromisso com imagem ou relacionamento pessoal, que bem sabemos que existe até neste mundo virtual, falam o que realmente pensam.

    O problema neste tipo de comentário é a forma de linguagem. Dizem tanto o que pensam como da maneira como pensam, concordando ou discordando da postagem.

    Já tive muitas batalhas comigo mesmo como "o comentário é maravilhoso, mas não posso publicar com este tipo de linguagem, com tantos palavrões".

    Deixo aqui um apelo para que digam o que pensam, anônimo ou não, mas o digam de forma ponderada para que possam ser publicados.

    Um forte e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem ? Excelente post !
    Eu abri meu Blog recém nascido a menos de 1 mês para os comentários anônimos ( com moderação ) e ainda não tive o que reclamar !
    Alguns até são mais ríspidos, mas geralmente tem uma péssima argumentação, o que os deixa sem muita credibilidade... Mas outros são realmente inspiradores !
    E um viva para os comentaristas ! ( e lógico, para os blogueiros também rsrs )
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denize!

    Que texto bacana! Nunca havia lindo antes alguém exaltando os comentários anônimos.

    Em meu caso, eu os permito, embora também os modere, como você. Há raros casos em que o comentário anônimo é extremamente ofensivo e também é deletado sem ler.

    Mas percebo que alguns anônimos o fazem assim por falta de conhecimento. Como meu blog se propõe a ser uma fonte de ajuda, como posso negar-me a publicá-los?

    E, como você bem diz, são os comentários que mantém um blog vivo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Denize,

    Tenho que concordar com Adelson: você falou muito bem dos comentários anônimos, parabéns!

    No meu blog também são possíveis comentários anônimos; porém, os poucos anônimos que surgiram não foram cordiais. Não entendo o por quê de uma pessoa, quando quer discordar de você, tem que usar o "anonimato". Os anônimos que surgiram vieram para discordar, a discordância é boa, pois gera aprendizado, mas tem que haver educação! E infelizmente nem sempre isso ocorreu.

    No seu caso os anôminos contribuiram muito, então, é ótimo para seu blog e seus leitores que o espaço para os anônimos continue aberto. Eu ainda estou a refletir sobre se deixo ou não, porque também não gosto de nada ligado a censura. Porém, também não gosto de grosserias.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Denise acho legal, pois é por ai mesmo, muitos estão por estar e não tem conta alguma e também tem todo o direito de participar desta rede, eu apenas modero mas, sempre que que possível publico, e dou muita importância sim a todos os comentaristas.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Amiga Denize,
    Você bem sabe que entrei faz pouco tempo no mundo dos blogueiros, mas depois que entrei eu gostei, e comecei a pesquisar mais, tentar aprender mais sobre coisas de blogs etc.
    Acredito que muitos não sabem nem como fazer um login para comentar, como eu também não sabia, e assim comentam como anônimos.
    Se os comentários forem desagradáveis, a única coisa que teremos que fazer é excluí-los e pronto.
    Todos têm o direito de se expressar, mas alguns só querem atrapalhar, e esses nós ignoramos.
    Parabéns pela postagem e pelo texto.
    Grande Abraço.
    Roni.

    ResponderExcluir
  7. O que eu percebi como blogueira é que quem realmente tem o que dizer não usa o anonimato. Existem exceções, claro.

    Meu blog não permite comentários anônimos, mas também não é moderado. Para resolver essa questão de comentários maldosos, basta ir em configurações>comentários e E-mail de notificação de comentários. Insere ali o teu e-mail e sempre que alguém comentar tu és notificada e podes apagar o comentário que for ofensivo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Denize!
    Sabe, não tenho nada contra comentários anônimos. Desde que eles contribuam com o item, independente de serem prós ou contra as minhas colocações.
    Porém é preciso moderar as entradas, pois (infelizmente) tem pessoas que não sabem usar um canal democrático de informação para expor suas ideias. E não vejo isto como uma censura, pois não há o filtro de ideias, mas sim de posições ou colocações agressivas (ou ofensivas).
    Alias a ampla maioria dos comentários anônimos que recebo acrescentam ao texto, e acho isso ótimo. :-)
    Anônimo ou não, se contribui com o tema discutido é sempre bem-vindo. :-)
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dê, querida!
    Eu tenho um pensamento parecido com o seu, minha amiga! Se for para agregar, anônimo ou não, sem problemas! Respeito a privacidade das pessoas e não questiono. Ainda não recebi comentário de baixo calão, mas se o receber, excluo. Não modero meus comentários porque tenho condições de deletar o que não quero em meu blog. Sei de casos de algumas pessoas que foram insultadas por "anônimos" e ficaram arrasadas! Eu digo que sempre haverá quem discorde (aliás, por favor, isso faz muito bem!), quem ame ou quem odeie. Cabe a nós canalizar isso da melhor forma. E, como ódio, rancor, baixarias e coisas desse tipo, não acrescentam nada, usemos desse maravilhoso recurso: deletar!
    Grande beijo, minha querida! Maravilha o seu post!
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. Faço minhas, suas palavras.
    Já tive um comentário de um anônimo que me chamou a atenção pela excelência do mesmo. Concordo com o Roniel, acho que muitos não sabem o que fazer para se identificar.
    beijocas
    Atena

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post, eu também sou blogueiro e sei o valor de um comentário, acho que esta é a nossa recompensa por ficar horas na frente do computador, é o reconhecimento por este hobby tão gostoso porém tão desafiador. No meu caso eu só não libero um comentário quando a pessoa só tem a intenção de ofender, fora isto, tudo é liberado.
    Abs,
    Alexandre Silva

    ResponderExcluir
  12. Oi, Denize.

    Abordagem excelente sobre o assunto. E, para mim, em um momento muito oportuno, pois acabo de colocar um novo projeto no ar e este tema ficou na minha cabeça nesta última semana.

    Estou à frente de um projeto para construir um portal de humor da forma mais colaborativa possível. Para ingressar, haverá um concurso de conteúdo e qualquer um pode se inscrever para participar.

    Apesar da inscrição ser livre, deixando qualquer um para criar um conteúdo no site (plataforma Wordpress), achei melhor não permitir, neste primeiro momento, comentários anônimos.

    Já tive experiências muito ruins no passado com este tipo de recurso, onde debates que não agregavam em nada e não tinham relação com o assunto tomaram conta da discussão. E eram pessoas que pareciam somente ter o intuito de tirar a paz dos demais participantes do site.

    Enfim, acho que há casos e casos para abrir os comentários anônimos. Se todos tivessem bom senso, não seria problema mantê-los em qualquer nicho. Mas como dizem por aí, bom senso é que nem - perdão da palavra - bunda: cada um tem a sua.

    Abraço e excelente tópico.

    ResponderExcluir
  13. Oi Denize,

    Finalmente pude voltar a participar dos blogs. Mas não sei por quanto tempo!!! Quanto aos comentários, eu não faço moderação nos comentários do meu blog e aceito comentários anônimos. Meu blog tem 1 ano e meio e até hoje só recebi 1 único comentário desagradável, de alguém que deixou um palavrão. Mas eu vivo com minha caixa de correio aberta e vejo os comentários logo que chegam. Se chegar algo negativo, eu simplesmente deleto e não penso mais no assunto. O meu blog tem um post que escrevi há mais de um ano atrás que não para de receber comentários e a maioria desses comentários são de anônimos. É um post sobre cuidado com gatos e as pessoas que comentam o acham pelo google. São simples usuários da internet, não são blogueiros e talvez por não saber o que fazer comentam como anônimos, sempre para contar alguma história, tirar uma dúvida. Esse meu post não para.

    ResponderExcluir
  14. Denize minha linda... você sabe que eu adoro seus post... e estou com saudade de conversar com você viu?! Anda sumida!
    Como mjá fiz parte desta 'troupe' de navegadores interessados em assuntos, e totalmente leigos nos mecanismos da internet, já deixei muitos comentários como anônimo porque não fazia idéia de como fazer diferente.....hehehe
    Mas uma coisa é você querer agregar valor, seja concordando ou discordando, outra é querer ser deselegante. Portanto, embora também seja contra censura, não podemos deixar nossos leitores sujeitos a pessoas que não querem agregar e sim atrapalhar.....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  15. Oi Sérgio, você destacou pontos muito interessantes neste teu comentário.

    Penso que os comentários anônimos são geralmente espontâneos e verdadeiros(com exceção é claro, daqueles cujo objetivo é apenas tumultuar, mas esses são fáceis de identificar). E estes comentaristas só participam se realmente se interessarem pelo texto, concordando ou discordando. Para eles não existe o "só visito se você visitar", "só comento se você comentar" e "o só sigo se você seguir", como a gente vê ocorrer algumas vezes.

    Os anônimos podem ser de uma sinceridade "cortante", já que um amigo tenta filtrar uma crítica mais "pesada".

    De qualquer forma acredito que, se os elogios podem ser incentivadores, as vaias podem ser extremamente educativas, caso ambos tenham fundamento e façam sentido.

    Mas também dou imenso valor à participação dos "conhecidos" e amigos. Foi com eles que aprendi tudo que sei sobre blogs e comentários. Seus textos me inspiram. E adoro a troca de idéias, os debates construtivos, seja nos meus blogs, seja nos deles. Sou muito grata a todos.

    E a questão da forma é verdadeira. Fiquei aqui pensando num amigo que fala muitos palavrões. É um cara "gente boa", super da paz. Apenas usa os palavrões como interjeições. Logo que o conheci até me assustei um pouco, já que não tenho o hábito de falar desse jeito. Ele até tentava evitar quando falava comigo, mas não tinha o menor controle sobre isso...rs. Acabei acostumando.

    Se ele resolvesse comentar um texto meu da forma como fala, não tenho dúvida que não poderia publicar, por mais interessante ou elogioso que fosse.

    Penso que a comunicação escrita tem características diferentes da comunicação "falada" e algumas vezes, as pessoas não se dão conta disso. Algumas expressões mais "fortes", vamos dizer assim, podem ser até admissíveis pontualmente e em contextos específicos, mas o uso constante delas pode tornar a leitura desagradável. Eu particularmente evito ler qualquer coisa deste tipo, embora respeite quem pensa o contrário.

    Mas gostei do teu apelo, no sentido de haver uma maior ponderação na hora de comentar, para que a gente possa liberar sem problemas.

    Viu só o que você fez?...rs. Quase escrevi outro post aqui. Seu comentário me deu o que pensar...

    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  16. Tem pessoas que quando não concordam com a ideia do texto aproveitam o opção "anônimo" para ofender em vez de contra-argumentar.
    No meu blog não deixo essa opção ativada.
    VivercomSaúde

    ResponderExcluir
  17. Olá, querida Denize!
    Agora que comecei a me "achar" aqui no diHITT! rs
    Ativei o moderador de comentários no meu blog, coisa de 1 ano mais ou menos, por temer comentários ofensivos ou que pudessem acarretar problemas futuros para mim mesma.
    Nunca pensei, porém, em desprezar os comentários anônimos porque, ainda que a pessoa não queira se revelar, talvez ela tenha algo bem relevante a dizer.
    De fato há comentários anônimos bem interessantes e os publico, toda satisfeita!
    Manter o moderador é importante, mas não quero espantar os "pensadores", anônimos ou não, do meu blog de jeito nehum! rsrs
    Beijos,
    Mary :)

    ResponderExcluir
  18. O caminho é este, liberar os anônimos e moderar. Se eu tirasse o anonimato, certamente perderia uns 90% das contribuições, o que seria um desastre.
    Um dos principais motivos a justificar o anonimato é a dificuldade que as pessoas comuns encontram em comentar em blogs, devido à exigência de cadastramentos, preechimento de CAPTCHA, ter contas, apresentar OpenID, URL, etc. Os blogs demasiadmente exigentes tendem a minguar a sua interface com os usuários.

    ResponderExcluir
  19. xiii, esse blog usa moderador(sensura), sugiro que faça um post sobre isso, o moderador!! será que o moderador não publica só os elogios?

    ResponderExcluir
  20. Observei dois ou três dos comentários acima, e me ocorreu que um blogueiro pode, obviamente, não gostar de um comentário ou outro. Mas deve também perguntar se o post é pertinente, coerente e não-ofensivo. Exemplos: generalizar todo o clero insinuando que todos sejam pedófilos ofenderá a maioria, da mesma maneira que dizer que todo homossexual é promíscuo, que todos os funcionários públicos são preguiçosos ou que todo gordo é assim porque come demais e tem preguiça. Um blog sempre lhe dará a liberdade de expressar suas idéias, mas dará a qualquer um a liberdade de concordar ou discordar. Dessa maneira, bloquear ou moderar comentários será uma forma de censura - o que eu condeno nesse caso - além de uma maneiro de o bloqueiro dizer a si mesmo "eu acho que sou legal e soberano e não admito que digam o contrário dentro da minha casa". Entendo isso como uma forma de auto-promoção, talvez inchaço do ego ou simplesmente falta de maturidade de lidar com idéias diferentes. A falta de controle da língua (ou dos dedos) de alguns certamente provocará a mesma atitude como reação. É muito fácil esconder-se atrás de uma página de internet. E na vida real, onde não existe botão on/off, como os blogueiros lidam com opiniões contrárias às suas, ou manifestações menos contidas de seus "oponentes"? Dizia minha sábia avó que "quem falar o que quer ouvirá o que não quer".
    Sobre a dúvida em relação à linguagem: ainda somos crianças que não podem ler palavrões ou linguagem baixa? A opinião mal escrita perde seu valor, mesmo que coerente? Concordo que a decisão é um pouco difícil, mas acho que quem tem um blog deve estar aberto a esses pequenos probleminhas.

    Concluo então que o verdadeira medida do "caminho certo" será receber todo tipo de comentário em ótimas discussões, sem que qualquer um deles seja ofensivo.

    Abraço, e parabéns pelo post e por abrir a discussão com um texto, no mínimo, coerente.

    ResponderExcluir
  21. nunca visitei o seu blog, mas a partir de hoje o endereço do mesmo é um dos poucos favoritos do meu navegador . Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Bem... Aqui estou eu! =]

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre comento "anonimo" pq realmente não tenho conta/blog.
    Aí as vezes estou num blog legal, com um post legal em que eu poderia dar meu "pitaco" e não posso pq não são aceitos comentários anonimos.

    É chato, mas vou fazer o que...
    ótimo o seu post!

    RAQUEL

    ResponderExcluir
  24. Eu não uso comentários anônimos, pois você não tem como entrar em contato com o autor do comentário.

    ResponderExcluir
  25. eu não tenho muito tempo para estar gerenciando um blog ou algo do tipo, e nem sou frequentador arduo das redes sociais, mas gosto de ver algumas matérias que rolam nos blogs da vida. Algumas eu gosto, outras nem tanto,algumas vezes me surge algum ponto de vista sobre a questão e gostaria de compartilha-lo.
    Acho chato quando não são aceitos, contudo, exite muitos que só são escritos para badernar.
    Mas não acredito que isso seja motivo para que proibam os post anonimos, visto como é facil perceber quais são verdadeiramente produtivel.

    Victor - Re/PE

    ResponderExcluir
  26. Show, no meu caso os comentarios me ajudam a pensar sobre o que e onde esta meus maiores erros e ilusoes de um mundo, ou pelo menos um brasil melhor.
    sempre permito todos, porém se tiver textos de cunho irracional descarto, pois quero algo que agregue e não que insulte.
    o melhor é saber que tem pessoas que não se deicham influenciar e tem supra propria opinião para discordar dos meus pontos, e que ainda existe leitores na internet, e não somente pessoas que procuram algo pelo simples prazer da diversão e popularidade.

    ResponderExcluir
  27. Oi Adelson, será que fui pioneira na "exaltação" dos comentários anônimos? Não sei. Mas uma coisa que também nunca vi é um blogueiro revelar que escreveu alguma coisa que nem ele gostou, como contei neste post.

    Na verdade, reconhecer falhas nunca é uma coisa fácil, mas além de ser um excelente exercício de humildade, acho que sinceridade faz bem para o espírito.

    E pelo que você pode ver por alguns comentários aqui, realmente algumas pessoas participam como anônimo apenas por não ter outra forma de fazer isso. E como seu blog se propõe a ajudar as pessoas, não tem como você não liberar os comentários para esclarecer as dúvidas dos seus leitores.

    A moderação infelizmente, também me parece necessária pelo problema que você citou.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. vidarealdasam: Oi amiga, quer dizer que você é nova na blogosfera? Legal!

    Fui lá conhecer seu blog e gostei muito, viu?

    Eu permito os comentários desde que comecei com essa coisa de blog. No início eu nem moderava.

    Mas você vai perceber que a medida que a visibilidade do seu blog aumenta com a chegada de mais visitantes, pode acontecer de aparecer alguns poucos que visam apenas tumultuar.

    Aí é ignorar e tocar o barco.

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Iuri, essas discordâncias agressivas que também não entendo, penso que é melhor deixar pra lá.

    Mas pense bem antes de impedir os comentários anônimos. É só você observar alguns comentários desta postagem e verá que existem leitores que comentam através dessa opção, que não tem como comentar de outra forma.

    E escrevemos para as pessoas, né? Não me parece legal impedir isso. Mas claro, é só uma opinião, a decisão é pessoal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Príncipe,

    Andava sumido, né? Que bom ver você por aqui.

    Também como você valorizo muito os comentários que recebo e cada leitor que doa seu tempo e deixa a sua opinião. E acho que todos tem o direito de participar, não vejo sentido em bloquear isso. O que não acrescenta nada a gente deixa pra lá e toca o barco.

    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  31. Oi Roniel, eu fiquei feliz quando você decidiu criar seu blog. Lembro que cheguei a lhe incentivar nesse sentido, no tempo em que você apenas participava(e muito positvamente por sinal) das nossas postagens. Sempre achei que você poderia contribuir muito como blogueiro.

    Quanto ao texto, concordamos. E você destacou bem, muitos utilizam a opção "anônimo" por total desconhecimento das outras opções. E a minoria que quer apenas atrapalhar ou se destacar negativamente, também penso que o melhor a fazer é excluir e ignorar.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  32. Oi Isa, essa postagem é sobre as exceções que você citou. Já pude comprovar que existem pessoas que tem muito o que dizer, mas por desconhecimento utilizam a opção anônimo para participar.

    Eu também recebo os comentários por e-mail, mas te agradeço a dica, é uma informação que pode servir para alguém que não conheça essa possibilidade.

    Diferente de você, eu optei pela moderação porque nem sempre consigo acessar meus e-mails diariamente, e como disse no texto, não gostaria de expor os leitores, ainda que por pouco tempo, a mensagens negativas ou agressivas.

    Mas claro, respeito sua opinião.

    Abs

    ResponderExcluir
  33. Oi Herval, o que posso lhe dizer é que para mim tem sido bastante gratificante liberar os comentários anônimos. Mas também penso que isso é uma decisão pessoal, talvez dependendo do tema tratado no blog, isso possa se tornar inviável, não sei. Tenho observado que isso é meio controverso, alguns permitem esse tipo de comentário, outros não. Achei que poderia ser interessante trazer este tema para discussão e conhecer outras opiniões.

    Quanto ao anonimato, acho que não se pode generalizar. Até porque, como já disse outras vezes, eu sou uma pessoa que gosto muito dele, não para me esconder, mas por temperamento mesmo. Não gosto de ser o centro das atenções, acho que por isso nunca curti muito minhas festas de aniversário.

    Claro que na vida não tem como a gente evitar isso em alguns momentos, mas destaque realmente é uma coisa que não procuro e até evito sempre que possível.

    Agora, tem algumas coisas que não posso ver sem tomar uma atitude e nesses casos também não tenho problemas para "dar minha cara a tapa" e nem me preocupo se o anonimato foi embora...

    Mas como você não entendo quem se esconde atrás dele para tumultuar.

    Saudades também...rs. Tá todo mundo reclamando que ando sumida, mas não é pessoal, ando ausente até das minhas próprias postagens... Para quem publicava uma postagem por dia, hoje já me sinto feliz por ainda estar conseguindo escrever um texto por mês. A coisa tá feia!...rs. Mas espero brevemente retornar ao meu rítmo normal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Fernandez, pensamos da mesma forma.

    Apenas quero destacar essa questão dos comentários agressivos ou ofensivos.

    Com exceção daqueles que são ostensivos e você percebe claramente a intenção de ofender e agredir, penso que algumas colocações podem ser consideradas agressivas ou mesmo ofensivas de acordo com a suscetibilidade de cada um.

    Na vida "real" mesmo já pude perceber que algumas coisas que considero desagradáveis, algumas pessoas podem achar até engraçado.

    Concordo que a moderação se faz necessária, mas reflito antes de impedir um comentário, tentando perceber se ele não está afetando apenas alguma sensibilidade pessoal, porque não me agrada a idéia de cercear a liberdade de expressão de ninguém.

    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Jackie, isso já está ficando meio monótono...rs.

    Concordo com tudo o que você escreveu. Apenas quero acrescentar, que como disse numa resposta anterior, optei pela moderação porque posso demorar para acessar os blogs e nesse meio tempo os leitores poderiam ficar expostos a essas coisas que você citou.

    Mas monótono ou não...rs, é sempre uma grande alegria ver você participando por aqui, sempre acrescenta muito.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  36. Oi Atena, também já tive ótimos comentarios anônimos nos meus blogs, como citei no texto. Pensamos da mesma forma.

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi Alexandre, é isso! Concordo com você. Os comentários são a nossa recompensa, é o que sinaliza que nosso esforço não está sendo em vão.

    Quer concordem ou não, demonstram que estamos contribuindo de alguma forma para que as pessoas se informem, pensem, reflitam ou simplesmente se divirtam (e isso serve para a gente também), de acordo com o tema proposto. E a moderação, só para a minoria que procura destaque negativo.

    Abs

    ResponderExcluir
  38. Oi Leila, adorei ver você de volta por aqui e já estive lá no teu blog, "matando" a saudade dos teus textos.

    Em relação aos comentários, como disse antes, acho que o tipo de assunto tratado no blog favorece ou não os comentários desagradáveis. E como não faço como você, nem sempre olho meus e-mails, tive que optar pela moderação.

    O que não me parece correto é impedir que as pessoas, por desconhecimento, participem das postagens,

    Afinal, escrevemos para as pessoas, né? E você trouxe um bom exemplo de como pode ser compensador.

    Seja muito bem-vinda! Mas agora sou eu que ando devagar, quase parando por aqui...rs. Espero retomar minha participação logo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Oi Dário,

    Meus agradecimentos a VejaBlog.

    Abs

    ResponderExcluir
  40. Oi Valéria, como você também já fiz parte daqueles que nada sabiam de internet. O meu caso foi mais grave que o seu, já deixei de dar meu palpite em blogs porque nem ao menos sabia que podia usar a opção anônimo.

    Quando aos poucos que querem apenas atrapalhar, o jeito é ignorar, uma hora eles devem cansar de falar sozinhos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi Catarino, você é um blogueiro mais experiente do que eu, então acredito que você deve ter seus motivos para não liberar essa opção.

    Concordo que alguns podem agir como você disse, mas entendo que a moderação ajuda a evitar esse tipo de coisa. Por isso me decidi por ela.

    Obrigada por trazer sua experiência com blogs, para esta troca de idéias aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  42. Oi Mary

    Eu também no início não usava a moderação. Com o tempo e o aumento da visibilidade acabei chegando a conclusão que era o melhor a fazer, embora não goste muito disso.

    E adorei o que você falou. Também percebi que existem excelentes "pensadores" anônimos por aí e publico seus comentários muito satisfeita e agradecida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Penso da mesma forma que você, Denize!

    O comentário anônimo nem sempre parte de alguém interessado em ofender ou agredir. São pessoas que querem deixar suas opiniões, mas por razões diversas preferem não se identificar.

    Desde que não haja o propósito de ferir alguém, por que se isso acontecer o comentário será deletado de imediato, aceito todas as opiniões no meu blog, o Dando Pitacos, inclusive as anônimas. E quer saber: já aprendi muita coisa com elas!

    Muito, muito interessante a sua postagem!

    um grande abraço...

    ResponderExcluir
  44. Blogpaedia:

    Gostei muito do seu comentário. Penso como você.

    E você destacou uma coisa que eu não tinha me dado conta.

    Tenho observado que a comunicação na internet tem características próprias. Até onde pude perceber, parece que as pessoas tendem a procurar uma forma mais rápida de interação, é só ver o sucesso do twitter.

    Quanto mais coisas dificultarem uma expressão mais rápida do leitor, mais chance que eles desistam de se manifestarem.

    A moderação pode influenciar nisso também, mas pelos motivos que já foram citados, infelizmente se faz necessária.

    Abs

    ResponderExcluir
  45. Anônimo1: Sugestão Anotada. Mas a moderação não quer dizer censura, apenas quer evitar agressões e ofensas que nada acrescentam.

    Abs

    ResponderExcluir
  46. Anônimo2:

    Achei muito interessante o seu comentário. E fiquei a pensar aqui. Realmente pode ocorrer que o texto de um blog possa eventualmente ser agressivo ou ofensivo, e temas controversos se colocados da forma que você citou servem de exemplo. Nesse caso poderia até ser natural reações contrárias do mesmo "nível", embora eu não concorde que um erro justifique outro.

    De qualquer forma, alguns comentários agressivos são gratuitos, às vezes nem se referem ao texto, não discordam, apenas xingam e nada acrescentam para ninguém. Como já disse outras vezes, penso que a agressividade só aparece onde faltam argumentos. Nesses casos não vejo sentido em publicá-los.

    Você até pode considerar arrogância do blogueiro se ele nunca liberar opiniões contrárias na moderação.

    Mas eu pessoalmente nada tenho contra opiniões discordantes, desde que façam sentido. Ao contrário, penso que debates construtivos devem ser incentivados e a gente pode aprender muito com essa troca de idéias.

    Quanto a forma, acho que é uma questão de ponto de vista. Acredito que educação e respeito cabem em qualquer lugar, embora pareçam terem se tornado valores esquecidos na nossa sociedade atual. E posso lhe garantir que mesmo na vida "real" evito discussões que degeneram em agressividades e ofensas e que não trazem benefício para ninguém. Simplesmente deixo as pessoas falando sozinhas até cansarem e se acalmarem.

    Em relação aos palavrões, é minha opinião pessoal que são desagradáveis de serem lidos e realmente os evito, salvo em contextos muito específicos. E se é verdade que somos adultos, quero que meu blog possa ser visitado por pessoas de todas as idades sem nenhum constrangimento para ninguém. Por este mesmo motivo optei por uma boa dose de informalidade ao escrever.

    No mais, concluo da mesma forma que você, que possamos discutir, concordar e discordar da forma mais saudável e positiva possível, sem ofensas de parte à parte. Nossa pequena "discussão" aqui, acho que demonstra que isso é bem possível.

    Obrigada por participar.

    Abs

    ResponderExcluir
  47. Apesar de eu comentar em dezenas de blogs sempre que posso, o meu blog recebe pouquíssimos comentários. Eu aceito os comentários anônimos e não os modero. Mesmo que tenham alguma agressividade, eu deixo. Na vida, como nos blogs conforme eu penso, devemos aceitar todas as opiniões e divergências. E, até os comentários mais agressivos servem também como medidor do público do blog.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo3: Obrigada! Seja sempre bem-vindo! Abs

    ResponderExcluir
  49. Anônimo4: rsrs. Então tá, seja bem-vindo! Abs

    ResponderExcluir
  50. Oi Raquel, obrigada, foi pensando em casos como o seu que resolvi fazer essa postagem. Nao me parece certo que as pessoas que nao tem conta/blog nao possam deixar sua opiniao. E talvez alguns blogueiros que excluem a opçao anonimo nao tenham se dado conta disso.

    Valeu muito seu comentario!

    Abs

    ResponderExcluir
  51. Oi James, realmente se algum blogueiro quer ou precisa pela própria característica do blog entrar em contato com o leitor, a opção anônimo pode não servir mesmo. Não sei se foi isso exatamente o que você quis dizer. Mas de qualquer forma é uma questão que não tinha me ocorrido. Obrigada por participar.

    Abs

    ResponderExcluir
  52. Oi Victor, foi em pessoas como você que eu pensei quando fiz esta postagem. E pelo que vi no seu comentário, você escreve muito bem, poderia tranquilamente ter um blog.

    Concordo com você, os comentários agressivos são facilmente detectáveis e a gente tem como moderar, por isso também não vejo motivo para excluir a opção anõnimo da lista e impedir comentaristas como você de participar, que com certeza tem coisas interessantes a acrescentar às nossas postagens.

    Te agradeço a participação aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  53. Oi Danilo, que beleza de comentário!

    É isso, os comentaristas nos ajudam a pensar e muitas vezes nos inspiram novos temas para nossos posts.

    Como não ficarmos agradecidos a quem gasta seu tempo e nos premia com a sua opinião?

    E muitos deles agregam muito mesmo, embora eu particularmente nada tenha contra a parte da internet que se refere a diversão e lazer. Para mim, rir também faz parte...

    Abs

    ResponderExcluir
  54. Oi Ogro, achei muito interessante seu projeto. Desejo sucesso a você!

    Pelo que percebi aqui, alguns tiveram experiências bastante desagradáveis com esta questão dos comentários anônimos.

    Posso entender perfeitamente isso. O que não entendi muito bem é porque generalizar e impedir a todos os anônimos de participar e não apenas moderar os que aparecem com o único objetivo de causar problemas.

    Mas respeito sua opinião, claro.

    Obrigada por partilhar sua experiência aqui.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  55. Oi Roberto, obrigada! Nada tenho a acrescentar ao teu comentário pois como você viu, penso da mesma forma.

    Desde que não agridam ou ofendam, anônimos ou não, discordantes ou não, reflexivos ou apenas divertidos, todos os comentários são muito bem-vindos e também já aprendi muito com eles.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  56. Oi Billy, agradeço tua participação aqui e respeitando a tua opinião, vou discordar um pouquinho.

    Não vejo porque devemos aceitar agressividades em qualquer lugar que seja, nem nos nossos blogs e muito menos na vida. Penso que a agressividade pode se transformar num estopim da violência e acredito que o muito já tem mais do que o suficiente dela sem que a gente precise contribuir.

    Sonho com um mundo mais fraterno e qualquer tipo de violência, inclusive com palavras, não combina com ideais de paz.

    Podemos medir o público do nosso blog através da natureza das opiniões dos leitores. Mas educação é o mínimo que se pode esperar nas relações humanas. Pelo menos é assim que eu vejo.

    Abs

    ResponderExcluir
  57. Realmente necessários. Os comentários fazem o blog, por assim dizer. Sem eles o blog não tem por onde ir nem como motivar possíveis futuros leitores. O meu por exemplo, apesar de ser de uma plataforma não muito conhecida (Tumblr) já disponibilizei a opção de comentar, que antes era desabilitada, mas de nada mudou. Isso aflige a vida do escritor. É como se ninguém nunca tivesse lido uma só linha e seu esforço foi atoa.

    ResponderExcluir
  58. Olha, apesar de alguns acharem que a moderação é censura, eu sou a favor da moderação. O moderador, abrindo espaço para comentários, tem que saber ouvir (ler) todas as opiniões. Não é uma opinião diferente da sua que deverá ser censurada (moderada). às vezes aparecem pessoas escrevendo coisas que dá até medo de ler (palavrões, ameaças e outros). Esse tipo de liberdade de expressão não deve ser concedida. Se o indivíduo discorda, beleza, vamos falar, mas palavras ofensivas....temos que ser educados, discordando ou concordando.

    ResponderExcluir
  59. Vou dizer porque posto anonimo: simplesmente porque não gosto de divulgar meu perfil/email na net. Eu já ganho um grande número de spams por dia tentando relativamente manter meu email anonimo, que dirá se eu ficasse postando coments com meu email a torto e a direito. Não é por ser troll. É porque não não gosto de ser trolado por spam mesmo. Apesar de muitos bloggers dizerem que o email não é usado, na prática, nao vemos isso. Qndo o php pelo qual envia o coment passa pelo server, já deixa uma "impressão". Ainda que o blogger não use diretamente para spam ou para vender para spam, o servidor tem essa possibilidade. Em resumo, é isso. Gostei muito de seu texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  60. Eh msm kra, eu adoro comentar em varios blogs, mas nao tenho conta em nem 1 lugar, entao postar como anonimo e um geito facil!

    ResponderExcluir
  61. Eu concordo com vc, estou começando a criar um blog, pensei muito e também resolvi deixar anônimo para que as pessoas tenham facilidade em deixar comentários.

    Como vc disse, tem pessoas que não tem contas em nenhum site, não tem blog, as vezes só estão procurando alguma distração na internet.

    Blogs sem comentários, sem participação dos leitores desanimam os donos dos blogs. Eu tinha outro blog e nele eu nunca recebi nenhum comentário em postagem nenhuma, isso me desanimou muito, fiquei quase 5 meses sem mexer nele. Eu resolvi criar outro blog com um url mais curto e mais fácil de gravar, e um blog mais leve também. Recebi 5 comentários mas foram de amigos nas postagens, isso me deixou mais animado, e com vontade de melhorar o meu blog.

    Eu gostaria de ter mais comentários, até dos anônimos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.