SEGUIDORES

31 de março de 2010

A Arte de Ser Desagradável - Você Também Conhece Alguém Assim?

Tive a oportunidade de tentar animar alguns blogueiros que receberam comentários desagradáveis em relação a seus trabalhos. Sempre aconselhei que ignorassem e tocassem o barco. Cada vez que isso acontecia eu ficava me perguntando qual seria a minha reação quando fosse a minha vez, porque sabia que era só uma questão de tempo. Agora finalmente aconteceu.

Sou uma pessoa que gosta do contraponto, da divergência e do debate. Opiniões contrárias são sempre bem-vindas. 

Sou a favor da liberdade de expressão, mas isso não quer dizer que precise aceitar agressividades ou ofensas, e nem mesmo colocações deselegantes e desagradáveis.

O que causa desconforto não é a opinião em si, mas a forma com que ela é colocada, sem o menor respeito com as convicções e crenças de quem escreveu ou falou, e de maneira a desmotivar o máximo possível sabe-se lá com qual objetivo.

Lembro de um comentário  de um leitor que se disse ateu, numa postagem sobre Religiosidade que fiz no meu blog. Não tive a menor dúvida em publicá-lo. 

Um comentário bem escrito, coerente, com argumentação forte e que não concordava com uma única palavra do que escrevi. Um tema difícil, que ele soube conduzir com maestria e que me confirmou a tese de que a agressividade só aparece onde faltam argumentos.

De qualquer forma, a minha reação a esse tipo de evento é uma só, fazer uma reflexão: 

Por que alguém faz a opção de interagir com os outros de forma desagradável, seja aonde for? Posso fazer algumas especulações:

1 - A pessoa nasceu assim e não tem controle sobre isso.

2 - A pessoa não tem talento(ou pensa que não tem) e essa foi a única forma que encontrou de se destacar. E se destaca mesmo num primeiro momento, mas acredito que todo mundo acaba cansando e ela acaba falando sozinha.

3 - A pessoa não tem argumentos ou convicções firmes.

4 - A pessoa acha que pode tudo e não percebe que a liberdade dela termina quando começa a do outro.

5 - A pessoa ainda não se deu conta que quando não tem nada de bom para dizer é melhor ficar quieta.

6 - A pessoa não é desagradável e tem talento (ou pensa que tem), mas acha divertido se colocar de forma polêmica e observar a reação das pessoas, fazendo o possível para desestabilizá-las, e não se preocupa se os outros vão gostar ou não, ou se está passando dos limites. Mas se continuar muito tempo com essa atitude penso que a tendência é ficar falando sozinha também, o que acaba a brincadeira.

7 - A pessoa acha que ser sincero e ser mal-educado são sinônimos.

8 - A pessoa tem tão pouca confiança em si mesma que acredita que só menosprezando os outros e apontando suas falhas vai encontrar seu lugar ao sol.  

9 - A pessoa só tem coragem de fazer isso na internet, porque sabe que se tentar na vida real pode encontrar alguém mais forte e o resultado pode ser imprevisível.

10 - Ou qualquer outro motivo que não me  ocorre agora.

Achei importante trazer esse assunto para debate, uma vez que este problema não ocorre apenas comigo. E acho que temos que aprender a lidar com este tipo de questão, por mais chata que seja, senão não chegaremos a lugar algum.

66 comentários:

  1. Denize,

    Você sempre toca "na ferida" com seus posts e comentários ou nos "calos" que insistem nos acompanhar. Digo isto referindo a mim mesmo, em caráter particular.

    Foi assim quando postou sobre críticas e outros que não me ocorrem agora. Mas todas as suas postagens, as quais tive o privilégio de ler, me fizeram relembrar, rever, repensar, aprender alguma coisa.

    Sei do que está falando porque também aconteceu comigo ontem e vi também a agressividade, a grosseria, a provocação descabida, e a banalização de um espaço cuja proposta é compartilhar.

    Ontem pedi a Deus graça e paciência. Preciso arejar a cabeça, sair um pouco, desligar-me de responsabilidades que estão sob meus ombros neste momento, mas ainda não tenho como fazer isto. Daí, em alguns momentos, se não exercitar tudo o que aprendi de bom, posso perder a paciência e a perder um pouco do que consegui progredir como pessoa.

    Lembrei-me de algumas parábolas que já recebi por email - a lei do caminhão de lixo, carroça vazia, e uma outra que me fugiu agora. O melhor que posso fazer por mim mesmo é: exercitar o amor, a paciência e, se ainda assim, a pessoa insistir em ser desagradável, ignorá-la por completo e orar por ela.

    O sujeito - que não sabemos se é homem ou mulher, pois nesta "arte" pode-se mascarar muito bem - é digno de compaixão. Miserável como pessoa e ser; pobre de espírito, insensível de alma.

    Gostei demais da "revolução" que seu post trouxe. E vou dizer-lhe uma coisa: sua postura e reflexão revelou o que não conhecíamos de você até então: equidade.

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  2. Quando digo que você é sensacional, não o faço de boca pra fora. Você é sensacional, mesmo! O tal sujeito, mal de tudo (gente feliz não faz isto) foi muito bem definido por vc, minha amiga. E eu achei vc magistral em colocar este post. Endosso em numero, genero e grau, tudo o que disse.

    Sabe Denize, a gente pode falar o que quiser, mas não tem o direito de ser grosseiro.

    Acho que ele tem ódio do lugar que trabalha e do que representa, porque eu jamais me aproximaria de uma empresa que tem uma "persona" daquela no seu quadro de contratados.

    Bjs minha escritora favorita.
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Realmente, é extremamente chato e horrivel ver comentário de péssimo gosto e muitas vezes arrogantes que nos desprezam e desprezam qualquer tipo de inteligência. Os comentários mesmo que sejam totalmente contra o que pensamos, mas que tenha lógica e sentido são sempre bem vindos.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Saudações Fraternas!
    AMIGA DENIZE,
    Faz tempo, um amigo meu, que foi um alto colaborador da Cruz Vermelha Internacional, e desempenhou como engenheiro social – segurança da informação- suas atividades naquela instituição. Passou um dia todo a me relatar sobre algumas dezenas de crimes virtuais que acontecem mundo afora. E não esqueci essas três coisas ditas por ele:

    LISON, pense duas vezes antes de colocar um blog. Caiu na internet, caiu no mundo. Você encontrará pessoas honradas, mas o seu site estará sendo muito em breve alvo de criminosos. Assim, o aconselho e repensar e você se decidindo por veicular post, seja qual for antecipadamente se prepare para assumir todas as conseqüências, pois elas virão, cedo ou tarde.

    Segundo ele, em se tratando de ofensas aposto em comentários, jamais replique, pois, na grande maioria, o autor (criminoso) não está agindo sozinho. Se você passar recibo tenha a certeza que o agente vai enviar um ///// para invadir o seu Site. Dê como certo. Portanto, todo cuidado é pouco.

    Foi quando ele passou a me relatar o rosário de acontecimentos possíveis, fiquei estupefato e suspendi o projeto do meu blog, fiquei uns seis meses pensando em tudo aquilo. Somente depois dessa temporada, é que me decidi a fazer o site.

    Ao terminar de ler a sua matéria, relembrei dos conselhos do meu amigo. E considerando tudo o que você explanou o que posso lhe dizer minha amiga, é que todos nós estamos sujeitos as esses entraves, que muito nos desagradam, nos deixam com o brio ferido, a honra maculada, e dá muita vontade de parar tudo. E depois, é que realmente existem seres humanos que são verdadeiros ferros retorcidos, e a decência e o respeito para eles são indiferentes. São cidadãos que precisam ser tratados por clínicas médicas especializadas, ou especialistas experientes. Nós, amiga, não dispomos de instrumentos para fazer pará-los. É o que penso sobre alguém que se predispõe a agredir gratuitamente cidadãos de bem.

    Às vezes, cometo também meus excessos, fazendo aqui, ali um comentário que não é bom e dou enter, depois fico refletindo, do por que de eu usar esse recurso, não fui um cavalheiro, talvez eu possa ter ofendido o meu amigo e isso não é certo, a partir de agora vou evitar, em especial tópicos voltado a política e religião, em poucos são os blogs que eu comento sobre esses temas.

    Assim sendo, vamos ficar torcendo para que não sejamos premiados com comentários ofensivos, e que sejamos contemplados somente com mensagens edificantes e criticas construtivas em nossos blogs.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Amiga, perdoe-me por eu ter me alongado.
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Denize, sobre esse ser "ateu" que vc disse q comentou desagradavelmente em seu blog. Eu creio que nem ateu ele é, deve ser apenas um INFELIZ da vida. Pessoas amarguradas fazem bastante disso. A vida nao deve ser nada boa pra uma pessoa assim, dai eles descontam na gente, que apesar dos pesares conseguimos a felicidade na base de SIMPLES coisas da vida.

    abçs

    ResponderExcluir
  6. Denize,

    Penso eu que essas pessoas podem ser doentes sim. Gostar de "abanar" pela negativa só demonstra o não entendimento entre discussão e educação.

    Quando criamos um blog todos estamos sujeitos a essas situações e o que nos resta é não nos deixarmos abalar pelas pessoas desagradáveis, o que nem sempre é fácil. Como dizes no título do artigo, ser desagradável é uma arte e os artistas vivem da importância que lhe damos!

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. Olá Denize!
    Excelente tema.
    Pessoas que não tem respeito pela crença ou opinião alheia, e é agressiva em comentários acredito que o faça por questões de frustrações pessoais (Freud explica... rsrs).
    Me parece que não vale a pena gastarmos nosso precioso latim com pessoas que buscam tumultuar o ambiente deliberadamente, o melhor é usar a função DEL ou denunciar a moderadores (no caso de sites onde não se possa excluir este tipo de comportamento).
    Quem opta pela agressividade e pelo anonimato para tentar magoar e subjugar as pessoas vejo simplesmente como uma pessoa frustrada que precisa tratamento.
    Parabéns pelo post querida amiga. Como sempre colocaste o tema de forma muito elegante e inteligente.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  8. Denize, na minha modesta opinião, a alternativsa que se refere às pessoas que acham que ser mal-educado e ser sincero são a mesma coisa. A gente vê muito disso na nossa vidinha, né? Em um outro blog de que participei, de crônicas, recebi alguns coments impertinentes e agressivos, mas de coração, eu li, gargalhei (pq apesar da grosseria, eu tive que admitir que o grosseirão tinha toda a razão: eu sou PÉSSIMA pra fazer crônicas! rs) e segui adiante. Mas se vai alguém no meu bloguito de artesanato e diz que meus gráficos, que eu crio com tanto carinho e decicação, estão feios e mal feitos, eu juro que num sei não, ó! rs. Só vou saber quando isso acontecer. Espero que isso seja nunca! Mas você, queridona, com certeza não merece, viu? Seus textos são sempre muito carinhosos e abordam temas importantes, que dão gosto d gente ler, comentar, discutir. Com educação, claro! ;-) Bjão, bom finde, muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Eu convivo diariamente com algumas pessoas desse tipo, que vivem reclamando de tudo, sempre se esforçando ao máximo para puxar os outros para baixo. Acho que uma dessas pessoas faz isso por achar que sinceridade é sinônimo de não se importar com os sentimentos dos outros ao falar. Outra dessas pessoas desse tipo que eu convivo, na minha opinião, é assim pois tem muita baixa-estima, e se sente desconfortável ao ver os outros felizes com suas conquistas, enquanto ele continua na mesma infelicidade de sempre.
    Apesar de conviver com pessoas desse tipo, é difícil não se sentir mal com essa situação quando se para pra pensar. É aprendível ignorar esse tipo de pessoas, mas há uma hora que a impaciência chega.

    ResponderExcluir
  10. O homem taciturno, excessivamente calado, torna-se desagradável; mas o que fala sem parar irrita ou enfastia seus ouvintes. Devemos, pois, evitar as palavras inúteis sem cair no laconismo exagerado, incompatível com a delicadeza.
    Creio ser o autor Joesmiro.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  11. Olha, pode ser também por que a pessoa que leu a postagem se sentiu ofendida com o que o blogueiro falou e num momento de cólera jogou isso em cima da pessoa. Acontece, muitas vezes nosso ponto de vista pode ser ofensivo aos outros, daí acho certo argumentar(mesmo que saia meio mal educado), daí acho que você mostra uma luz para o blogueiro, algo que ele precise aprender, etc...

    ResponderExcluir
  12. Olá Denize,
    Pra mim, a resposta mais plausível das que colocou é: "A pessoa acha que ser sincero e ser mal-educado são sinônimos".
    Caso contrário seria obrigado a acreditar que a pessoa teria apenas o prazer de chatear. O que me nego veementemente a crer.
    Dê a si mesma os conselhos que deu aos outros na mesma situação.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Amiga linda... primeiro quero que saiba que estou preparando o post que combinamos, mas estou em processo de separação e ando com a vida e a cabeça tão tumultuada que não estou conseguindo finalizar...
    Agora sobre o post... perfeito! Alugumas pessoas gostam de ser desagradáveis, ter uma posição contrária é direito de todos, mas ao se colocar deve imperar o respeito e a educação.
    Temos que saber entender e responder a estas pessoas com a forma que gostaríamos que elas nos respondessem, com educação e respeito.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  14. Neste caso, se você se sentiu tão ofendida com uma resposta "coerente e com argumentação forte", te aconselho a não mais escrever sobre este tema, pois ele deve te afetar muito.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com sua colocação sobre o tema, liberdade de expressão é uma coisa totalmente diferente de ser mal educado e grosseiro, não somos obrigados a aceitar agressividades ou ofensas, e nem mesmo colocações deselegantes e desagradáveis.

    Muito bom seu post querida!

    Grata por compartilhar!

    Bjokas no coração,

    Biana Bac

    ResponderExcluir
  16. Amigos! Agradeço, de coração, a presença de todos nesta postagem, que não foi, com certeza, uma das mais fáceis que fiz, já que o tema não é dos mais agradáveis. Peço desculpas também, pela demora em responder aos comentários, mas já vinha me sentindo cansada ultimamente e resolvi fazer uma pausa. Mas quero esclarecer algumas coisas:

    Essa postagem não se refere a ninguém especificamente, mas foi inspirada num evento que aconteceu comigo (comentário desagradável), que é uma ocorrência que pode acontecer com qualquer um de nós.

    Como acredito que os acontecimentos podem trazer lições, sempre procuro refletir sobre eles e tentar perceber o que posso aprender com as situações que surgem diante de mim. Daí nasceu essa postagem, que tentei tornar mais abrangente e que se refere às pessoas desagradáveis que eventualmente encontramos pela vida a fora, em qualquer lugar que elas se apresentem.

    Avaliando agora com a serenidade que só o distanciamento (através do tempo) dos eventos nos proporciona, percebo que esta postagem ficou incompleta, e que o que aconteceu me abalou mais do que gostaria de confessar.

    Relendo o texto, noto uma certa truculência sutil, incomum na forma com a qual escrevo, o que me fez reconhecer que posso fazer outros questionamentos, se quiser aproveitar cem por cento da lição e ser imparcial nas minhas observações:

    Por que dou tanto valor à opinião alheia, até quando ela se origina de completos estranhos? Minhas convicções são assim tão frágeis?

    O que me abala realmente, a forma desagradável com que algumas pessoas criticam, ou a crítica em si?

    Claro que as resposta a esses questionamentos não altera o fato de que sou contra qualquer tipo de agressividade e que para mim, violência por palavras é uma violência como qualquer outra e não pode ser aceita nem incentivada. Mas que as perguntas acima dão o que pensar, dão mesmo.

    Outra coisa que quero esclarecer é uma interpretação equivocada que alguns fizeram de uma parte do texto. Reli e para mim está claro, mas como alguns amigos não entenderam, vou tentar explicar aqui:

    No texto citei um comentário que recebi de um leitor, comentário este que era coerente e com argumentação forte sobre um tema difícil e que não concordava com uma única palavra do que escrevi.

    Vi que alguns entenderam que me senti ofendida com este comentário, quando aconteceu o contrário, não só gostei como publiquei e respondi e está no meu blog para quem quiser ver. Não tive o menor problema em publicar, porque apesar de veemente e contrário, nada tinha de ofensivo. Quem tem argumentos parece realmente não precisar de agressividades.

    Uma vez esclarecido esses pontos, na medida do possível vou responder aos comentários um a um como sempre fiz. Devido a minha pausa, estou totalmente atrasada, inclusive na minha participação nas postagens dos amigos, o que peço desculpas.

    Desejo a todos uma Feliz Páscoa com Muita Paz!

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  17. Olá querida Denise, adorei o tema de seu post, pois fala de algo que nem todos educação no trato com as pessoas. Sou do partido que a liberdade de expressão deve ser mantida, porém isso não significa que uma pessoa possa ser grosserie ou deselegante com o outro por divergir da opinião sobre um assunto. Adoro quando comentam em meus posts, seja no blogger ou no site,ninguem é obrigado a concordar com o que escrevo e dou abertura total a reflexão, aliás acho que é assim que aprendemos e crescemos . Agora esta semana fiquei chocada com alguns comentários nos posts de amigos que lí de um determinado cidadão que foi o cúmulo da deselegância e grosseiria, pior foi ver que a criatura é jornalista, isso me mata sabia, me envergonha. Meu espaço termina onde começa o do outro , devemos respeitar as pessoas se queremos ser respeitadas. Você brilhantemente escreveu este artigo e te aplaudo de pé , foi excelente suas colocações.
    super beijo, boa páscoa, num abusa do chocolate e muita paz nesse coração minah linda amiga!
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga, eu conheci seu blog hoje através do Dihitt. Assim como tu, sou blogueiro, pisciano, e concordo com suas colocações. Eu sempre gostei de deixar em meu blog o espaço de comentários sem moderação etc... Mas eu confesso que foi difícil. Busco ser leal com meus leitores, e jamais "censurar" etc... Infelizmente, eu tive que adotar moderação e fechar alguns canais, por conta do tom etc... Adorei uma frase que postou: "a agressividade só aparece onde faltam argumentos". Mais que perfeito! E penso que somente aquele que se dedica a um blog e diante de uma situação como essa, sabe, o quão lamentável é. Certa vez, em meu blog, eu dividi com meus leitores algo que fora escrito por alguém, a fim de que juntos pudêssemos chegar a um consenso. Coloquei meus leitores para avaliarem o caso. E deu super certo. Hoje, há moderação, mas os leitores fieis, sabem porque ela existe. Sucesso e boa páscoa! Adorei o tema. Will

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    É, realmente, muito desagradável ter que engolir esse tipo de comentário, que desvaloriza todo o trabalho com um deboche sem sentido. Concordo com suas especulações! E a reação que devemos ter? Acho que ignorar é a melhor escolha, porque responder a altura daria um gostinho de vitória a pessoa que provocou a polêmica. Muito bom seu post, parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito que todo o tipo de violência é encorajada pela impunidade e pela inversão de valores.
    Na internet, essas pessoas se sentem seguras para agredir os outros tendo a certeza que não será perturbado por ninguém à partir do momento que mudar de site. São levianas.
    E isso remete ao outro ponto,que é a inversão de valores.
    Infelizmente há pessoas, e não são poucas, que acham bonito ser feio. Ser o agressor, o malandro, o esperto, é visto como qualidade em muitas rodas por aí. Enquanto o educado, o certinho, é motivo de chacota.
    Sem contar que polêmica e falta de cultura dá audiência. E o que tem de gente querendo atenção à qualquer custo... Coisa que é amplamente cultivado pelos BBBs da vida.
    Infelizmente é isso. Falta de dicernimento e de noção do que é realmente a qualidade de um ser humano.
    Afinal de contas, resolver as coisas "na porrada", qualquer animal faz. O que deveria diferir o Homem, seria a capacidade de raciocinar e de dialogar.

    ResponderExcluir
  21. É uma pena ter esse tipo de problema... É quase uma pichação! Já vi pessoas desistirem de blogar por causa disso.

    Mas como vc disse precisamos aprender a lidar com isso.

    E gostei muito das suas hipóteses sobre a motivação dessas pessoas.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  22. Acho que cheguei a ler seu blog em outros tempos... Bem, seu comentário me fez pensar em duas coisas, uma a de um conhecido que fala tudo na lata e com palavras chatas[palavrão mesmo], sem medo... Concordo com vc quando disse as possobilidades que fez ele ser assim.
    A outra coisa é que nem sempre ignorar o comentário [como vc disse no inicio] é bom. Eu tbm tento ajudar os blogueiros neste sentido e adoro comentar nos blogs de outras pessoas, tal como vc [e foi isso que me impulsionou o clique/vinda até aqui]. Alguns comentários são bem vindo mesmo os que nos fazem parecer um idiota, ou aqueles que não gostariamos de ouvir[me lembro quando publiquei uma imagem de 'gambiarra' duma cadera de rodas e depois recebi por coments que ela existe e é mais barata. Reformulei a postagem] Emfim, gostei do blog e espero que você ajude ainda mais blogueiros e como vc disse, não ligue para este comentário, apenas tente entender o que ele kis dizer.

    ResponderExcluir
  23. Olá Denise!
    Cheguei aqui pelo gerenciandoblog e logo de cara vejo algo que incomoda muitas pessoas,os comentários agressivos e ofensivos sem fundamento ou crtica construtiva,é algo que serve apenas para denegrir a imagem do blog e colocar para baixo a pessoa que escreve.
    Eu acredito que para resolver boa parte disto é preciso moderar os comentários,mais e quando não pode ai fica complicado,dizem que quando uma pessoa é mal-educada,agressiva,ignorante nos devemos responder com atenção e muita educação e ainda agradecer a visita!rsrs pode até não funcionar direto mais ameniza...
    Geralmente quem sofre mais com isso são as pessoas que estão no alto (recebendo muitas visitas,tem muitos amigos,escreve bem,etc) e são vitimas da inveja de quem ainda não conseguiu seu espaço ou não tem a mínima vontade ou competência de conquistar seu lugar na blogosfera..

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Oi Antônio! Eu vi o que aconteceu contigo e te confesso que fiquei com vontade de interferir. Não o fiz, porque tenho aprendido a duras penas, que tenho que controlar a minha impulsividade natural. Se faço as coisas sob o primeiro impacto, acabo fazendo bobagem. Mas não é fácil. Se posso relevar com uma certa facilidade o que acontece comigo, quando vejo algo que me parece uma injustiça, acontecer com outras pessoas, tenho que contar até um milhão... Foi neste momento que surgiu a idéia desta postagem.

    Posso lhe garantir que você foi bastante paciente na condução da "conversa". Provavelmente eu não teria conseguido manter a serenidade que você manteve.

    Quanto às minhas postagens e comentários, alguns deles são apenas reflexões sobre o comportamento humano e auto-críticas que faço. Não posso falar dos erros alheios já que não tenho a visão do todo, mas posso falar dos meus, que são inúmeros e os conheço bem. São tantos "calos"...

    Passei as últimas semanas falando sobre Compaixão e Perdão e eis que surge a oportunidade de aplicar minhas lindas teorias. E tudo o que consigo é, pelo menos num primeiro momento, me irritar profundamente. Dar a outra face? Estou a anos-luz disso. Como é difícil a gente praticar o que aconselha e o que acredita.

    E no entanto, como você observou bem, quanto mais mergulhada no erro está uma pessoa, mais solitária e infeliz ela é, e consequentemente, mais digna de compaixão. E também concordo com você, não temos como saber quem está atrás de um perfil e nem qual o seu propósito, ainda mais quando alguém se apresenta com posturas estranhíssimas.

    Mas penso que, somos humanos, com todas as fraquezas e qualidades inerentes a essa condição e aos poucos vamos aprendendo...

    Hoje é um bom dia para lembrar do nosso Doce e Compassivo Mestre e suas inesquecíveis lições. Na verdade não deveríamos esquecê-lo nunca.

    Feliz Páscoa para você e para a Sônia junto da família, amigo!

    Abs

    ResponderExcluir
  25. Valéria, que exagerada você é, e você sabe a que me refiro...rs.

    O que fiz no texto não foi exatamente uma definição, já que não posso definir quem não conheço, são apenas alguns questionamentos sobre as atitudes de alguns de nós...

    Gostei muito do que você disse: quem é feliz, não faz isso... E quem faz isso, vai ficando cada vez mais solitário e infeliz. Só posso lamentar...

    Para nós que não fazemos isso, e somos felizes com as pequenas alegrias da vida e com os amigos que conquistamos, é vida que segue...

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Francisco, Nada a acrescentar ao seu comentário. Concordo totalmente. Obrigada por participar aqui. Abs Denize

    ResponderExcluir
  27. Oi Lison,

    Achei excelente este teu comentário e serve como um grande alerta para todos nós.

    Mas penso que todo empreendimento envolve algum risco. Podemos nos deparar com pessoas e situações desagradáveis em qualquer circunstância da vida.

    Na internet, como você bem colocou, nossas postagens estão expostas ao mundo, mas se temos o objetivo de propagar mensagens positivas e construtivas, acho que vale a pena continuarmos atuando neste sentido.

    Optei por tomar alguns cuidados, como não expor a foto no perfil. Não me agrada muito isso, por causa da impessoalidade que a ausência da foto gera, mas procurando manter uma postura de respeito e cordialidade para com os amigos virtuais(posturas essas que pautam meus relacionamentos de um modo geral, já que fazem parte das minhas convicções de vida), tenho observado uma aceitação ampla e uma confiança tranquila por parte daqueles com os quais interajo e sou muito grata por isso.

    Acredito que algumas falhas na comunicação são inevitáveis, por mais cuidado que tenhamos, mas as pessoas percebem a intenção por trás das palavras e sempre podemos nos desculpar quando percebemos que nos atrapalhamos, já que não temos a menor intenção de melindrar ninguém.

    Debates sobre religião e política podem ser complicados mesmo, concordo com você. Mas acho que depende das pessoas e da forma como são conduzidos e principalmente da percepção do momento certo de encerrá-los.

    No mais é torcer para que esses eventos desagradáveis ocorram o menos possível e possamos continuar escrevendo e interagindo com harmonia e fraternidade.

    Grande Abraço, amigo!

    Denize

    ResponderExcluir
  28. Oi Diego, acho que esclareci sobre o comentário do blog.

    E para mim, sua observação está perfeita. Quanto mais infeliz é uma pessoa, mais amarga, e algumas tendem a querer descontar nos outros suas frustrações. É muito triste... Abs

    ResponderExcluir
  29. Oi Luísa,

    Não coloquei nas opções que as pessoas desagradáveis podem ser doentes. Na hora não me ocorreu, mas acho que pode ser um motivo também.

    E concordo com você, temos que fazer o possível para não nos deixarmos abalar, embora não seja muito fácil isso. Dar valor a este tipo de atitude pode até incentivar a quem quer se destacar de maneira equivocada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Fernandez, talvez você tenha razão. Já observei que algumas pessoas aparentemente tendem a descontar as próprias frustrações nos outros, infelizmente.

    E você foi gentil, mas penso que desta não consegui escrever com a mesma serenidade de sempre. O cansaço e o evento modificaram um pouco o tom que costumo usar, embora a minha visão deste tema seja essa e a sinceridade tenha sido mantida como de hábito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Shirlei, você falou uma verdade, o fato de um comentário ser agressivo ou desagrádavel não significa que ele não possa ser verdadeiro. A questão é que não consigo ver motivo racional para que as pessoas interajam dessa forma. Ainda bem que a imensa maioria prefere a cordialidade.

    De qualquer forma, quando apresentam alguma verdade na crítica feita dessa forma que me parece equivocada, podemos aproveitar para melhorar nosso trabalho.

    E embora não goste muito da idéia de moderar (porque não gosto de nada que lembre nem de longe a palavra censura), acredito que em casos extremos não resta alternativa. Principalmente em respeito aos leitores que acompanham nosso trabalho justamente por saberem que a nossa proposta é tratar as questões de forma sempre construtiva e não merecem ser expostos a qualquer coisa diferente disso.

    Adorei seu comentário!

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Willians, às vezes temos mesmo que lidar com pessoas que tomam essas atitudes, sabe-se lá porque. Achei suas hipóteses interessantes, é bem possível que você tenha razão.

    E realmente não é fácil ignorar quando extremos acontecem, haja paciência.

    Mas penso que essas pessoas são tão infelizes, que não vale a pena nos incomodarmos com isso. Chegam a dar pena, às vezes. O negócio é deixar pra lá e tocar nosso barco.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  33. Oi Príncipe! Pensamento cheio de sabedoria que você nos trouxe e perfeito para esta discussão aqui! Obrigada! Abs

    ResponderExcluir
  34. Oi Clara,

    Você trouxe um novo ângulo bastante interessante para esta questão.

    Você tem razão, nosso ponto de vista pode ser ofensivo para alguém até sem que tenhamos intenção disso, principalmente porque a comunicação pode falhar e é sujeita a mal-entendidos.

    Mas também penso que você pode dar uma luz para o blogueiro sem ser mal-educado...

    De qualquer forma, o evento que inpirou esta postagem não reflete esta sua hipótese. Foi um caso atípico, o texto era uma auto-reflexão e um auto-questionamento, não se referia a ninguém, apena ao autor. E o agente do evento atuou de forma desagradável em vários textos, o que tornou clara a sua intenção, já que não poderia se sentir ofendido em todos...

    Mas gostei muito do seu comentário.

    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Sérgio, acho que a alternativa que você escolheu acontece muito. Eu mesma conheci pessoas que pensavam assim na vida real, e nem se davam conta que era desagradável.

    Estou tentando seguir meu próprio conselho e tocar o barco, mas reconheço que aconselhar é bem mais fácil...

    Abs

    ResponderExcluir
  36. Oi Valéria, gostei muito da sua opinião e desta frase:

    Temos que saber entender e responder a estas pessoas com a forma que gostaríamos que elas nos respondessem, com educação e respeito.

    Penso como você, mas te confesso que, não sei se pela surpresa ou pelo cansaço extremo que eu andava sentindo, não consegui deixar de me irritar, o que reconheço, não faz o menor sentido. E se fosse responder...

    Muitas vezes na prática, a teoria desaparece, infelizmente...

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Comentários de meu cotidiano:

    Acho que já esclareci sobre o comentário que você entendeu que achei ofensivo, na resposta geral que dei a todos os amigos que comentaram aqui.

    Mas devo lhe dizer, que você me faz refletir com a sua opinião sobre este tema, já que a conheço de outros comentários.

    Uma coisa que não posso deixar de pensar e concordar com você até certo ponto, é a questão do que é ou não ofensivo. Acho que realmente isso é uma coisa que depende da sensibilidade de cada um. Uma coisa que para um pode parecer uma ofensa, outro pode achar até engraçada, já vi isso acontecer até na vida real.

    Mas acho também que existem casos que não deixam dúvidas quanto a intenção de quem ofende, seja porque é sistemática e se dirige a todos indiscriminadamente ou seja porque afeta qualquer nível de suscetibilidade.

    Aí fica claro que o objetivo é simplesmente causar mal-estar e nesse caso a moderação é inevitável.

    Mas que continuo acreditando que a cordialidade é a melhor forma de interação entre as pessoas e que grosserias são sem sentido e totalmente desnecessárias, isso vou morrer acreditando. Sonho com um mundo mais fraterno, sem tanta agressividade e violência...

    Grande Abraço, amigo.

    Denize

    ResponderExcluir
  38. Oi Bia,

    Pensamos da mesma forma, também acho que não somos obrigadas a aceitar esse tipo de coisa que não acrescenta nada para ninguém e só causa mal estar.

    Inclusive penso que inventaram a moderação de comentários para que a gente possa evitar esses eventos.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  39. Oi Márcia, adorei teu comentário. Penso como você, liberdade de expressão é uma coisa, opinar com grosserias e ofensas é outra bem diferente.

    Infelizmente, de vez em quando podem acontecer esses eventos desagradáveis através de alguns que tentam se destacar de forma negativa, mas graças a Deus, são raros. A grande maioria é do Bem e participa sempre de forma construtiva.

    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá,

    Ótima idéia para um blog, parabéns!

    Estou passando para avisar que o Sindicato está de volta, mas com tantas novidades que é melhor passar lá para conferir. Primeiro que agora somos um portal de blogs (http://uniaodeblogs.org). Seria ótimo tê-lo como nosso associados.

    Nossa ambição é alavancar as visitas de todos os associados. Temos fóruns, agregadores, comunidades de parceiros e associados, envio de artigos e muito mais. Espero você lá...

    ResponderExcluir
  41. Oi Will. também acho lamentáveis esses eventos. E também optei por moderar os comentários, embora não goste muito de fazer isso... Ainda bem que esses acontecimentos são raros, a maioria tem argumentos e não precisa tentar se destacar de forma negativa. Adorei seu comentário!

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  42. jovempornatureza: Realmente esses acontecimentos são muito desagradáveis, amigo. Mas penso que jamais devemos devolver na mesma moeda, porque dessa forma estaríamos tomando a mesma atitude que acabamos de condenar. Moderar quando possível, embora também ache desagradável fazer isso, em casos extremos parece ser a solução mais plausível. Abs

    ResponderExcluir
  43. colunaumpoucodetudo: Maravilhoso comentário. Impunidade, inversão de valores, agressividades sem sentido, falta de capacidade de dialogar, parecem ser a tônica do momento em que vivemos, concordo com você. Apenas acho, que embora muitos ajam de forma equivocada, e acabarão mais cedo ou mais tarde, percebendo seus lamentáveis enganos, a grande maioria pauta suas posturas pela cordialidade e são do Bem. Abs Denize

    ResponderExcluir
  44. Oi Nanda, que bom ver você por aqui! Realmente é triste este tipo de coisa, ainda mais quando se imagina que muitos blogueiros que querem contribuir positivamente, possam acabar desistindo por conta disso, como você colocou muito bem. Mas penso que realmente temos que aprender a lidar com isso, porque infelizmente estamos todos sujeitos a esse tipo de ocorrência, infelizmente. Bjs

    ResponderExcluir
  45. Oi Rafael R, sem dúvida, comentários contrários e que apontam nosas falhas, podem nos ajudar muito se tivermos a humildade de aceitá-los e podem nos levar até a rever nossas postagens. Penso que esses não devem ser ignorados e nem sequer moderados. Mas os agressivos, mesmo que contenham verdades, acredito que devemos filtrar o que eles podem nos trazer eventualmente de positivo e depois desconsiderar. Não vejo motivo para que as interações humanas sejam feitas dessa forma agressiva e portanto não posso compactuar com isso. Seja sempre bem-vindo! Abs Denize

    ResponderExcluir
  46. Oi Rafael Avelino, concordo totalmente com o seu comentário, inclusive com a parte onde você diz que devemos retribuir com cordialidade essas agressividades sem sentido, nem que seja para mostrar ao "agressor" o que significa a palavra cortesia. Mas cadê que a gente consegue? Na hora é muito difícil não se irritar... Acho que ainda não alcancei o estágio de manter a serenidade nestas situações, embora tente. Adorei seu comentário! Abs Denize

    ResponderExcluir
  47. Olá
    Acabei de conhecer seu blog pelo linklog. Acredito em algumas teorias suas, mas acho que o principal é a falta de educação, mesmo. Claro que o ambiente virtual encoraja os mau educados covardes mas uma pessoa realmente bem educada não faria isso nem no anonimato.
    Outro ponto interessante, que renderia mais reflexão, é a escolha de moderar ou não os comentários. Sou totalmente a favor da moderação. Uma das coisas que alimenta essas pessoas desagradáveis é a sensação de estar sendo notada, vista, comentada...
    Parabéns pelo blog
    Viviane

    ResponderExcluir
  48. Os comentaristas anteriores disseram tudo, mas gostaria de ressaltar a imagem que ilustra seu post. Por si só ela diz tudo, reflete de maneira perfeita a única reação possível em casos como este.
    ABBÇo super carinhoso

    ResponderExcluir
  49. Oi Viviane, concordo com teu comentário. Realmente a questão da educação é um fator importante nesta questão. Nossas posturas são o reflexo de nós mesmos, do que trazemos dentro de nós, ainda que estejamos agindo por trás do anonimato. Sua excelente participação aqui por exemplo, comentando como "anônima", demonstra claramente isso.

    E você tem razão também em relação à moderação. Não gosto muito dela, mas penso que se a agressividade não traz destaque e não aparece, perde a graça e desestimula quem a pratica.

    Obrigada por participar.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  50. Oi MarGGa, realmente este tipo de situação é bastante irritante às vezes. Mas hoje em dia já aprendi a ignorar coisas sem sentido e que não acrescentam nada. Assim que percebo que um comentário é deste tipo, deleto e nem termino de ler. E depois nem lembro mais dele.

    De qualquer forma são muito raros, felizmente...

    Bjs

    ResponderExcluir
  51. Minha querida amiga !!

    Excelente texto !
    Concordo plenamente que o que mais nos entristece é a maneira como a opinião é colocada, e não a opinião em si.
    Acredito que Educação deve ser aplicada em todos os nossos passos, relações e palavras.
    Seus tópicos sobre o que leva uma pessoa agir desta maneira são incríveis ! E verdadeiros !
    Muito bom o post !
    Grande beijo !

    ResponderExcluir
  52. Toda pessoa tem seu modo de pensar, de agir, de se comunicar, enfim de ser. Porém é preciso tomar cuidado com certos aspectos que adquiridos no decorrer dos dias e nem mesmo percebemos se eles são admiráveis pelas pessoas, e agradável ao próximo. Talvez agente não ligue muito quanto a isso, já que diversas pessoas dizem não se importar com que os outros pensam delas. Mas lembre-se que devemos ter educação, que é preciso respeitar os outros e suas opiniões. E ser uma pessoa desagradável, acaba sendo prejudicial a nós mesmo.

    Um dos fatores considerados mais desagradáveis é a curiosidade em excesso, referindo-se aquelas pessoas que querem saber e entender tudo que você está falando, se intrometem em conversas intimas, e mexem em tudo que vê pela frente! Além de ser desagradável esta curiosidade em excesso, também é uma grande falta de educação . Então o bom é evitar atitudes parecidas com estas, sejamos pessoas agradáveis, que sem dúvidas teremos uma vida mais qualificada!

    bju...bju

    ResponderExcluir
  53. De, mal pude acreditar o quanto eu fui "desagradavel" e nada comentei naquela epoca da postagem!!!
    Em que planeta eu deveria estar?!?! Nossa, que sorte que o Sapinho, por exemplo, nunca brigou comigo por chama-lo de sapo! Ops... Nem o Nuzzi de chama-lo de Leaozinho branquelo e preguiçoso!

    Falando agora nada sério....

    Denize, raramente recebi algum comentário no blog que tenha sido desagradavel.
    Porém eu já li em outros blogs. Num deles... .affffffffff.... adorei a atitude, resposta, dignidade do amigo blogueiro.
    Entre tantas postagens sobre o horror do massacre aos golfinhos numa ilha da Dinamarca, este referido amigo recebeu dezenas de comentarios, sendo que alguns foram de tirar do serio. Chegavam ao ponto de ofender. Blogueiros colaboram divulgando informações, campanhas, etc, opinião é opinião, o leitor pode discordar, mas nunca ofender.

    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Oi, Denize!

    Comentários desagradáveis são isso mesmo: desagradáveis!
    E eu já passei por alguns, embora tenha tido a felicidade de nem lembrar quais foram... rs
    Um outro ponto que pode levar alguém a ser desagradável, é um fator chamado "costume".
    Muitos blogueiros não se dão o respeito e deixam passar ofensas gratuitas em seus blogs, portanto, os comentaristas que chegam depois, pensam que é costume, uma espécie de "tradição" ofender em sites/blogs! (É "bonitinho" ser indelicado!)
    Quando o meu blog tinha uns poucos dias de existência, eu percorria a internet para saber mais sobre esse mecanismo, e um desses blogueiros que escrevem tutoriais explicou que "Diga quem são seus comentaristas, que eu direi que blogueiro tu és".
    Por isso, minha amiga, que JAMAIS devemos aceitar ofensas em nossos posts, não aprovar pelo moderador ou criticar com rigidez (opto pela primeira alternativa, sempre!).
    Esse seu post é muitooooooo elucidativo e fez com que eu preste mais atenção ainda nesses ofensivos "cidadãos" que vêm em nossos cantinhos cibernéticos!
    Beijos, queirda!
    Mary:)

    ResponderExcluir
  55. Oi Sam,

    Realmente entristece bastante. quando este tipo de evento ocorre. Ainda bem que é muito raro...

    Como não me agrada a idéia de julgar quem quer que seja, fico tentando entender... E jamais vou conseguir concordar com uma coisa assim tão desnecessária e sem sentido.

    E penso como você, a Educação é o mínimo que se espera nas interações humanas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  56. Oi Regina, legal ver você por aqui, menina!

    Você tem toda a razão ao dizer que cada um de nós tem seu jeito particular de interagir com as pessoas. Mas penso que o mínimo que se espera nessas interações é educação e respeito. O Respeito em alguns momentos, chega a parecer que saiu de moda, com toda essa inversão de valores que percebemos na nossa Sociedade, infelizmente.

    E essa questão da curiosidade que você destacou é bem interessante. E também penso que pode ser bem desagradável, algumas vezes. Principalmente depois que, uma vez satisfeita, resolve se transformar no que chamamos de fofoca...

    De qualquer forma, vejo como você, quanto mais cordiais e amistosas as relações humanas, mais chance teremos de um mundo melhor...

    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Oi Sis, agora que você me chamou a atenção é que eu vi que você estava em outro planeta nesta época...rs.

    Este tipo de evento é muito raro para mim também, felizmente. Esse que gerou essa postagem foi muito difícil na época, porque foi pioneiro e de uma agressividade ímpar e gratuita.

    E ainda teve um agravante, eu estava extremamente cansada e o estresse deixa a gente mais "sensível" algumas vezes. Isso fez com que a dimensão da minha reação tivesse se tornado maior do que deveria.

    De qualquer maneira, sou daquelas que acreditam que os eventos que acontecem com a gente trazem sempre algum aprendizado. Então resolvi fazer essa postagem genérica sobre pessoas "difíceis" que encontramos eventualmente, seus motivos e nossa reação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Oi Mary, também penso como você que esse tipo de postura jamais pode ser incentivada. Até porque não acrescenta nada para ninguém.

    Uma coisa que pude observar com esta postagem é que existem muitas pessoas que se identificam com essas "situações" de ter que lidar com pessoas "difíceis". Este texto é um dos que recebem mais visitas e comentários por aqui, mesmo tanto tempo depois de ter sido publicado.

    E há quem não concorde com a minha visão sobre este assunto, o que respeito, embora mantenha minhas convicções de que quanto menos agressividades e violências no mundo(virtual ou não), melhor para todos nós.

    Bjs

    ResponderExcluir
  59. Olá tudo bem,tenho uma dor muito grande dentro de mim e acho que encontrei a pessoa certa para desabafar e tirar essa dúvida.Quando uma pessoa próxima a você por um motivo banal,olha para você e diz você é desagradvél o que fazer?Ignorar também. Me ajude pois estou muito deprimida e triste com esta revelação.Eu não acho que sou assim,mas estou preocupada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  60. Oi Jackie, vou lhe dar minha opinão sobre esta questão que você levantou. O texto acima se refere a casos extremos, de pessoas que são desagradáveis por opção e de forma sistemática.

    Na realidade, acredito que todos podemos ter atitudes desagradáveis em alguns momentos. Sabe aquela coisa que a gente diz, que ninguém tem nada a ver com nossos problemas e não devemos "descarregar" nossas frustrações nos outros?

    Pois é, na prática já pude observar que nem sempre isso funciona. Sem falar que as pessoas que nos são próximas podem estar vivendo algum momento difícil e estarem mais suscetíveis a se incomodarem por motivos até banais, como você citou.

    E falo por experiência. O que procuro fazer, independemente de que lado eu esteja é, ao me dar conta que exagerei, seja na agressividade, seja ao me irritar demais com alguma atitude alheia pontual, é pedir desculpas.

    Como a questão de perdoar ou não é pessoal, se o outro não quiser desculpar, aí o jeito é ignorar, não há o que fazer, infelizmente.

    Espero que minha opinião possa lhe ser útil de alguma forma e lhe ajude a aliviar seu coração, viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  61. Olá, olha eu fiquei aqui pensando com meus botões neste post e percebi que acho que talvez me enquadre naqueles que gostam de ver as reações dos outros. Mas juro que num é de maldade, é mesmo que eu gosto de uma polêmicanem tanto para ganhar ou perder mas para aprender, claro que todo mundo gosta de ganhar, num sou hipócrita. Mas já aprendi que nem sempre dá pra ganhar então é importante levar o máximo que puder.

    Bom sei lá... De qualquer jeito, seu blog é bem legal.

    ResponderExcluir
  62. Ola!
    Tenho lido muitos comentários em toda parte na internet e infelizmente percebo que a agressividade externa uma inveja que corrói o osso do autor.
    Mas nem sempre esse é o motivo.
    Eu sou a que se pode chamar de desagradável, insensível e mal-educada.
    Contudo com as melhores intenções de ajudar. Desgraçadamente me falta a sensibilidade de prever o efeito da forma objetiva, nua e crua de explicitar acerca de um assunto. Porque me limito a pôr minhas colocações pura e simplesmente como elas me veem, sem levar em conta os sentimentos de quem quer que seja.
    Pensava que estava sendo sincera e injustamente incompreendida.
    Alguns dos bons comentários que aqui encontrei, fizeram aclarar ainda mais o que já me havia tocado a um momento anterior.
    Cheguei a conclusão que venho externando todas as minhas frustrações, crises existenciais, falta de polimento e tudo mais de maléfico que um adulto pode trazer inconscientemente de uma vida dura, injusta, solitária e infeliz.
    Ninguém tem culpa disso.
    Algumas pessoas são ruins por natureza, outras apenas só receberam o pior da vida e não dão o melhor; simplesmente porque não o conhecem.
    A duras penas, um pouquinho de cada vez, numa busca persistente; tento reverter essa inconviniência sem fugir de minhas convicções.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  63. Oi Paulo, entendo o que você quer dizer. Eu também gosto de debates e polêmicas e penso que se pode aprender bastante com eles.

    A questão é a forma como a gente faz isso. Para trazer assuntos polêmicos para um debate, não é preciso ofender nem ser desagradável.

    E para discordar também não é preciso nenhum tipo de agressividade, basta ter argumentos e se colocar de forma tranquila.

    No seu caso por exemplo, você não precisa de agressividade nenhuma, já que você se expressa super bem.

    Obrigada por trazer sua opinião aqui e seja sempre bem-vindo!

    Abs

    ResponderExcluir
  64. Anônimo: Seu comentário me deu muito o que pensar aqui. O que posso lhe dizer é que posso compreender ser muito difícil para alguém que recebeu pedras a vida toda, reuní-las e devolvê-las em forma de flores. Eu mesma acho que não conseguiria, então não posso julgar.

    Por outro lado, por tudo que li do seu comentário, você escreve muito bem, tem muito para contribuir de forma positiva e sabe como fazer isso.

    Pessoalmente acredito que é possível ser sincera sem ofender e agredir ninguém.

    No seu caso, me parece que é só uma questão de ajustar o tom sem perder a sinceridade das palavras, porque sinceridade é muito importante e sempre será bem-vinda.

    Percebi que você teve uma trajetória difícil, mas também me parece claro que você tem todas as condições de superar todos os obstáculos da sua jornada.

    Te desejo tudo de bom! Seja sempre bem-vinda!

    Abs

    ResponderExcluir
  65. Foi o blog com comentários mais inteligentes que eu vi até agora. Parabéns e um abraço a todos vocês.

    ResponderExcluir
  66. Olá, passei por um situação semelhante por esses dias e, apesar de não ser a primeira vez, me senti tão desconfortável que digitei no Google "arte de ser desagradável" e me deparei com o seu ótimo e perfeito texto. Você descreveu com perfeição o que todos nós sentimos ao lidar com pessoas assim, tão destemperadas e, de um certo modo, problemáticas e dignas de pena, já que toda essa agressividade gratuita como bem sabemos é, na maioria das vezes, fruto de muitas amarguras e frustrações. A Maria Rita tem uma música chamada "Cara Valente" que cai como uma luva para essa situação. Em um trecho diz assim:
    "Ele não é de nada
    Essa cara amarrada
    Um jeito de viver na pior
    Ele não é de nada
    Essa cara amarrada é só
    Um jeito de viver
    Nesse mundo de mágoas"
    Grande abraço e parabéns pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.