SEGUIDORES

18 de junho de 2010

Você Já Foi Odiado Por Alguém?

O texto que inspirou este comentário fala de Ódio. Este terrível sentimento que consome aquele que o guarda dentro de si. Que faz com que as pessoas clamem por vingança. Que não permite um segundo de paz e torna a vida de quem abre espaço para ele no coração, um completo pesadelo. Mas esta postagem não fala sobre quem odeia.  A Autora do texto trata dele de forma magistral no seu Post e eu concordo plenamente. Mas então me lembrei do outro lado da moeda... O alvo. O odiado. Segue o comentário:

Bel, minha amiga! Que tema é esse? Difícil. Mas vamos tentar...

Seu texto está excelente e completo como sempre, com essa sua abordagem especial que nos leva a refletir bastante e que já aprendi a admirar.

Concordo plenamente com a sua visão do assunto.

Mas quero falar do outro lado da moeda. O odiado. Porque convenhamos, ser o alvo do ódio de alguém é desagradável para qualquer um de nós e ninguém está livre deste tipo de ocorrência, infelizmente.

Até porque algumas vezes não fizemos nada para provocar isso. A inveja, por exemplo, pode ser um fator desencadeador do ódio, quando alguns não suportam ver o sucesso alheio. Outro fator pode ser a contrariedade, quando outros não conseguem aceitar um "não", como resposta.

Mas sou obrigada a reconhecer que existem certas situações em que o odiado não ajuda em nada para aliviar o problema. Ele não se limita a abandornar alguém, faz isso de forma humilhante e com requintes de crueldade. Ou então, ao se ver alvo da inveja, aproveita para tripudiar sobre os vencidos.

E não adianta fingir que isso não está acontecendo, porque teremos sempre por perto um perseguidor implacável, sem falar na energia pesada jogada contra nós, esperando qualquer descuido para se fazer notar. Por isso que acredito que deveríamos colaborar de todas as formas para anular esta sintonia ruim.

Penso então que o antídoto para esse veneno que contamina tudo, passa como você disse pelo amor e pelo perdão de todos os envolvidos, e principalmente pela compreensão.

Tenho uma visão um pouquinho diferente dessa questão do perdão. Não gosto da idéia de perdoar, porque me sinto quando faço isso, como se me colocasse numa situação superior àquele que errou. E como posso me sentir superior a alguém se já errei tanto?

Então tento compreender, porque se consigo compreender, não sinto mais a necessidade de perdoar.

Desculpe se me alonguei.

Bjs

Post a que se refere o Comentário: O Ódio
Autora: Isabel Ruiz

Não deixe de visitar a Postagem e ler a resposta da Autora. É só clicar no Título do Post.

E você, o que pensa sobre este tema?

27 comentários:

  1. Pois é amiga, muitas vezes somos odiados sem ao menos ter motivos, penso ser por inveja, incompetência.
    Estou com saudades de ti, uma ótima semana para você e todos os seus.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá Denize querida!
    O ódio é um sentimento que fere a todos envolvidos.
    Creio que uma pessoa que odeia alguém na verdade está perdendo um tempo precioso da vida. Em vez de ter uma vida mais plena e construtiva, ela, muitas vezes, acaba perdendo tempo com ressentimentos e mágoas.
    A solução para isto... creio que só o crescimento pessoal do indivíduo elimine o ódio. Porém isto depende da própria pessoa. ;-)
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!
    Como estava com muita saudade de você, resolvi passar por aqui para te deixar o meu carinho... Não vale a pena remoer qualquer tipo de sentimento desagradável. Tocar o barco pra frente, pois assim segue a vida...Tenho comigo a seguinte frase: "O ódio, tal como o amor, alimenta-se com as menores coisas, tudo lhe cai bem. Assim como a pessoa amada não pode fazer nenhum mal, a pessoa odiada não pode fazer nenhum bem.". Diante disso amiga, só nos resta a indiferença...melhor remédio. Sabe que ultimamente adotei a técnica de quem me maltratar eu trato bem em dobro...Tem me feito um bem enorme!
    Olha, quero que saiba que gosto DEMAIS de você e que estou VERDADEIRAMENTE com saudades.
    Grande beijo, de sua amiga Fênix,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. É Denize , cultivar o ódio dentro de nós é algo terrível e que não justificasse é piro ainda. São dois lados de uma mesma moeda que no final deixam um sentimento de vazio. Claro em alguns momentos passamos por situações que momentaneamente achomos odiar a pessoa, mas sabe a melhor fora de se livrar do ressentimento é senão perdoando, ao menos evitando cultivar esse desafeto. Dizem que o ódio é o sentimento mais próximo do amor, justamente pela intensidade que pode alcançar.
    Beijos no coração
    Saudades
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  5. É no seio da familia que nascem as amizades mais ternas, mais intensas e os ódios mais profundos.
    Cães amam os seus amigos e mordem nos seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor e têm que misturar quase sempre o amor e o ódio nas suas relações.

    ResponderExcluir
  6. Oi Príncipe, saudades também, amigo!

    Penso que você tem razão, muitas vezes o ódio acontece "de graça". Mas como disse no texto, acho que podemos nos empenhar para acabar com essa sintonia ruim, que não faz bem para ninguém...

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernandez, gostei muito do teu comentário e concordo. A sintonia do ódio é uma grande perda de tempo para todos os envolvidos e tem que ser quebrada de alguma forma.

    Pena que muitas vezes só nos damos conta disso quando a maturidade de sentimentos chega, como você destacou tão bem, e a nossa compreensão se torna mais abrangente...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Jackie, adorei ver você aqui, as saudades são totalmente recíprocas! Também gosto de você e te admiro muito, amiga!

    E seu comentário é excelente, como sempre! Uma vez fiz um comentário dizendo que gostaria de recolher as pedras que me atiram e devolvê-las transformadas em flores...

    Mas isso ainda é utopia para mim, infelizmente. Fico feliz de saber que você consegue.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Márcia, você tem razão, o ódio tem dois lados e ambos fazem um mal danado para quem os cultiva.

    Você lembrou bem, tem o ódio momentâneo, que é mais raiva do que ódio e passa rapidamente. O ódio verdadeiro é aquele que não dá descanso, vira idéia fixa, este é terrível.

    E como eu disse, para mim simboliza a nossa falta de tolerância e compreensão para com nossos semelhantes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Jorge,

    Nossa, que comentário denso esse seu. Muito interessante!

    Você tem uma certa razão, na família onde temos uma convivência compulsória e muito próxima com as pessoas, muitas vezes acabamos vivendo num barril de pólvora prestes a explodir.

    Penso que a solução para isso é nos empenharmos em cultivar a tolerância e valorizar o amor. Algumas vezes reconheço que com pessoas diferentes no mesmo ambiente é difícil evitar conflitos. Mas que tentemos torná-los cada vez mais pontuais e impedir a todo custo rancores e mágoas.

    Mas discordo de você no que se refere a questão de que as pessoas são incapazes de cultivar o amor. Penso que existem pessoas que inspiram amor nas menores atitudes.

    Todos nós temos pessoas que amamos de uma maneira especial e quase que incondicional e para as quais somos atraídos pela afinidade de idéias e sentimentos.

    Mas concordo que nossa capacidade de amar ainda não é muito abrangente.

    Adorei seu comentário!

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  11. Oi, Denise. O que penso sobre o ódio: é uma auto penalização. Quando pensamos que estamos odiando alguém, é apenas um alerta de que não estamos bem conosco. Ao dirigirmos nosssos maus pensamentos em direção a outrem, apenas estamos nos 'preservando', num mecanismo de autodefesa. Mas logo este sentimento encontra o verdadeiro alvo.
    Quando nos amamos, a recíproca é verdadeira...procuramos espalhar este sentimento. De forma inconsciente sabemos que é uma flecha que volta.
    Um abraço. Obrigado pela visita. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Professor, gostei muito do seu blog!

    E quanto ao seu comentário, partilho sua opinião. Não tenho dúvidas de que "a flecha do ódio" tem efeito "bumerangue" e acaba encontrando o alvo naquele que a desferiu.

    Mas penso também que o odiado pode sofrer alguns arranhões se alimentar de alguma forma esta sintonia. Então acredito que o melhor a se fazer é contribuir para que ela se desfaça o mais rápido possível em benefício de todos.

    Também agradeço a visita e o excelente comentário.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise!
    Já me disseram na lata: Eu te odeio!
    Me faltou o chão, na hora. Depois abstrai e segui meu rumo.
    Quanto ao perdão? É como diz o Nelson Mandela: perdoar não é eequecer. Apenas nos deixa mais leve.
    Beijão
    Ah, que lindo está o blog.

    ResponderExcluir
  14. bah guria chegou em meu chão
    naum sei pork mas eu atraio este tipo
    de sentimento
    e na maioria das vezes por muulheres
    naum sou submisa em pensar q seja inveja
    pois naum sou tão "tão" assim
    penso q seja meu jeito de encarar criticas e elogius, ou o mais provavel meu jeito nem ai pra vida, e muitto menos ao q os outros pensam
    curti o lance do perdão ali
    penso igual
    e quanto as energias pesadas q ser odiado tras
    hehe nada como q uma boa figa e um sorriso aberto não disfaça
    bjim guria

    ResponderExcluir
  15. Oi Beth, obrigada pelo elogio!

    Mas nossa, disseram isso pra você assim "na lata"? Com certeza não foi uma experiência das mais agradáveis.

    Também penso que perdoar não é esquecer. Acho até que é mais que isso, é voltar a confiar ainda que lembrando, baseado no simples fato de que todos cometemos erros.

    Claro que para isso funcionar quem erra tem que rever suas atitudes, senão não adianta. Tende a aprontar de novo.

    E também concordo que nos deixa mais leves e ajuda a seguir em frente, enquanto aguardamos o resgate da relação de amizade ou amor, através do arrependimento sincero de quem se atrapalhou e feriu...

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tenho observado que pessoas autênticas tendem a incomodar os outros de alguma forma. Talvez seja porque vivemos num mundo em que corremos atrás da "mesmice" para sermos aceitos. E quem é diferenciado chega a assustar...

    Também já atraí este tipo de coisa, mas com o passar do tempo cheguei a conclusão que é o tipo de energia que a gente deve evitar sempre que possível.

    Uma boa figa e um sorriso podem até ajudar como você disse, mas ninguém consegue estar bem o tempo todo e acaba sendo afetado.

    É desagradável, para dizer o mínimo. E tenho aprendido que muitas vezes basta um simples gesto e essa sintonia se desfaz completamente.

    Transformar potenciais inimigos em amigos é uma prática que me parece tri saudável para todos os envolvidos. E quando a gente se torna odiado "de graça", sem ter feito nada para merecer, na maioria das vezes reverter "é barbada".

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oii amiga De

    O odio, é um sentimento ruim que ainda é pior para aquele que odeia os outros do que os odiados.Não lembro se fui odiada por alguem,mas se por um acaso for,não vou entrar na energia de quem esta me odiando, ao contrario, vou pedir a Deus por aquela alma perdida, pois com certeza precisa de muita proteção, pois pagar o odio com o odio só gera mais odio, e faz um mal para todas as partes envolvidas.Por isso temos que semear muito amor e compreensão.

    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  18. Amiga nunca fui odiado, apenas minhas qualidades que incomodam tanto.
    Excelente post,
    Bjs,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  19. Sou odiado pelas minhas exs. Sou odiado pelos exs namorados das minhas exs...
    ahahah
    melhor pular o assunto.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  20. Ódio ou raiva não valem a pena manter conosco. Isso só faz mal ao fígado. Ignorar é bem menos complicado. Ter raiva ou ódio faz com que mantenhamos a tal pessoa no pensamento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Amiga Denize,
    Um texto muito bom e muito edificante.
    Não devemos odiar ninguém, pois o ódio só traz malefícios à nossa alma e ao nosso corpo.
    Ainda não li o texto ao qual se refere, mas irei ler, com certeza.
    Melhor que perdoar alguém, é não magoar ninguém.
    Parabéns pela belíssima postagem.
    Grande Abraço.
    Roni.

    ResponderExcluir
  22. Um tema muito complexo e delicado, pois o ódio é o sentimento mais perigoso que uma pessoa pode desencadear, seja qual for o motivo. O ódia entra em conflito com a nossa essênca, causabdo danos terríveis, pois fomos feito do amor e para amar. Espero nunca experimentar desse sentimento.
    Bjs

    Gessy

    ResponderExcluir
  23. Oi Mary, concordo totalmente com você. Também penso que o ódio "disparado" retorna com muita intensidade para quem o lançou e quem o cultiva é sempre o maior prejudicado.

    E como também acho que faz mal a todos, semear amor e compreensão me parece uma ótima idéia e o melhor caminho.

    Adorei seu comentário!

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Vitor,

    Penso que você tem razão. Muitas vezes perdemos um tempo enorme incomodados com as qualidades ou o sucesso dos outros, quando poderíamos ocupar este mesmo tempo desenvolvendo nossos próprios potenciais.

    Todos nós temos talentos e acabamos por não percebê-los quando dirigimos nossas preocupações ao nosso semelhante de forma negativa, através de invejas, ódios e rancores sem sentido.

    Acho uma pena e um desperdício enorme isso...

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Diego, lendo o que você disse percebi que a minha resposta ao comentário do Geraldo não foi totalmente verdadeira. Só agora lembrei que nesta questão de relacionamentos "arrumei" alguns ódios, infelizmente. E nem todos consegui reverter. Lamento tanto isso...Mas isso foi há muito tempo... Me solidarizo contigo. Também acho melhor pular o assunto...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Jorge, você tem toda razão. Cultivar ódio faz um mal danado para a saúde de quem odeia.

    E sem dúvida ignorar é menos complicado, mas tentar anular está sintonia através de gestos conciliadores me parece ser uma boa coisa também.

    Porque não considero muito saudável a gente ter que ficar na defensiva, principalmente quando somos o alvo de pessoas que tentam nos atrapalhar de forma a satisfazer seu ódio.

    Acho preferível contribuir para que isso acabe de vez.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Dois anos depois... Na epoca gostei muito da sua resposta lá no meu blog e, agora, fiquei feliz por você te-la transformado em post.
    Obrigada por prestigiar meus escritos, mesmo estando eu tão afastada do blog. Mas com incentivo de amigos e amigas como você aos poucos estou voltando.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.