SEGUIDORES

15 de setembro de 2009

Estou Competindo com Você...

Este comentário fala da nossa tendência de querer sempre competir com o outro, de vencer o outro, de ultrapassar o outro. De tentarmos nos destacar de qualquer maneira, mesmo que para isso precisemos pisar em cima de alguns. Queremos vencer nossos semelhantes, quando na maioria das vezes não conseguimos vencer a nós mesmos.

Poderíamos canalizar nossa energia para tentarmos nos melhorar interiormente e travarmos as batalhas do Bem contra nossos defeitos e nossas fraquezas.

Os que conseguem isso são os verdadeiros vencedores. E você pode até subir ao alto do Podium, mas dependendo de que forma você chegou lá vai olhar para baixo e não vai encontrar um único aplauso. Então, na solidão da sua vitória efêmera, talvez você se pergunte: valeu a pena? Segue o comentário:


Oi Regina, que texto "danado de bom" para fazer a gente parar e pensar... Então vejamos: Se sou uma pessoa boa? Bem que eu gostaria. Mas infelizmente, o "caminhão" de defeitos que trago comigo não me permite nem ao menos cogitar sobre isso.

Se quero ser melhor? A resposta para esta pergunta é SIM! Mas não, não quero ser melhor do que os outros. Quero apenas ser melhor do que "eu mesma". Melhorar um pouquinho a cada dia, que tarefa árdua esta! Mas acredito que seja o destino de todo o ser humano: melhorar, crescer, evoluir.

Lutar contra as próprias imperfeições. E esta é a luta mais gratificante que existe. E quero mais, quero ver os outros melhorando. Quanto mais pessoas se tornarem melhores, mais rapidamente construiremos um mundo mais harmonioso para todos.

Mas concordo contigo, estamos ainda muito longe da perfeição. Ainda tem muita água para rolar por debaixo da ponte. Carregamos ainda conosco muita inveja, muito egoísmo, muita bobagem.

Gosto de pensar que um dia participaremos desta corrida emocionante chamada vida, parando para ajudar os que tropeçaram e não mais jogando pedrinhas para fazê-los tropeçar com o objetivo bobo de chegar primeiro.

Um dia tenho certeza, pararemos com essa mania de diminuir os outros para tentarmos nos destacar. Não é preciso pisar em ninguém para que se possa subir em algum lugar.

A Solidariedade e o Amor ao Próximo ainda serão nossas diretrizes. Você não acha? Depois de tudo isso, só posso dizer que seu Post é simplesmente maravilhoso. Parabéns! Abs Denize


Autora: Regina


ATENÇÃO:


A Regina esteve reformulando seus blogs e o texto a que se refere este comentário foi excluído. Como tenho autorização para postar este comentário, ele permanece.


De qualquer forma como gosto muito dos temas das suas postagens e da forma com a qual ela escreve, recomendo dois dos seus vários blogs (não deixe de conhecer):
 
Um Tesouro no Céu

Blog Re Bonelli

29 comentários:

  1. Saudações!
    AMIGA DENIZE,
    Um texto interessante...
    São variantes que podem até levar a tal "competição", mas, não tenho a certeza...Muitos enveredam por esse caminho, em especial a realizar a tão sonhada glória...Bobagens, tudo é tão passageiro, os referenciais perdem-se pelos caminhos e emaranhados da vida, face ao volume de acontecimentos, tantos...Penso não valer a pena...O bom é estar de bem com o tribunal da consciência!
    Parabéns pelo lindo texto!
    Abração!LISON.

    ResponderExcluir
  2. Interessante teu comentário, Lison. Tens razão. Correr atrás de glórias efêmeras, eis o que não faz sentido. O importante é poder colocar a cabeça no travesseiro sem angústias e dormir em paz, com a consciência tranquila. Aos poucos vamos conseguindo diferenciar o que é bobagem e o que é realmente importante. Muito bom te ver por aqui. Um grande abraço Denize

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post é muito importante valorizamos as pessoas, parece que na vida sempre estamos competindo com outras pessoas seja no trabalho ou em outros setores .No entantanto perante Deus somos todos iguais e portanto ninguém é melhor que ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Paz seja contigo Denise...!!!
    gostei do seus pensamentos, o orgulho, ganância, e outros tantos sentimentos contrario a honestida, sempre é usado como um atalhos para conquistas, mas pessoas que usam dessas ferramentas, se esquece que estão subindo em degraus escorregadios, melhor e o pouco com a alegria, do que o muito com tristeza... amiga parabéns pelo seus espaço muito lindo, senti paz em sua pagina .. abs;...!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca me preocupei em superar ninguém. Não fico competindo. Mas no dihitt, de vez em quando, eu sinto isso acontecer. Eu sigo o meu caminho, não ando atrás de ninguém. Eu faço o que o meu coração e minha mente desejam. E só.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. (Provérbios 11:28) - Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.

    ResponderExcluir
  7. Denise,

    O que compartilhou sobre você mesma me faz pensar que, na vida, temos tantas coisas a superar em nós mesmos, por que cogitar em competir com os outros?
    Há até quem diga que esta competição é salutar, nos motiva também à superação de nós mesmos, principalmente no que precisamos melhorar para o nosso próprio bem. Não vejo por aí.
    Gostei muito deste post!

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente tenho que elogia o belo comentário da amiga Regina que expos muito bem a necessidade, que creio ser de todos, de auto-crescimento. Sempre temos algo a melhorar e a polir em nós.
    No que tange a temática, creio que quem precisa "pisar" em alguém para subir está galgando um caminho perigoso. Pois a intenção, por definição, não é verdadeiramente subir, mas sim fazer o outro descer.
    Por isto creio que o mais importante é auxiliar a todos, pois da mesma forma serás auxiliado. Claro que não há garantias que todos irão agir de boa fé conosco, mas tanto faz, pois, plagiando a frase do inteligentíssimo amigo Lison, "O bom é estar de bem com o tribunal da consciência" e concordo com ele sob todos os aspectos.
    Adorei teu post querida amiga.
    Grande abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  9. Olá Denize,

    Sim, eu sou competitor e dos ferozes, aqueles implacaveis, meu maior adversário chama-se Geraldo e suas imperfeições.. o cara é duro na queda, mas eu me esforço para ser melhor que ele e uma a uma botar suas imperfeições para baixo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Realmente competimos por tudo.
    Essa ideia de querer mostrar quem é o melhor está plantada na cabeça de muitos.
    Um pouco de maturidade e bom senso não faz mal pra ninguém não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá querida amiga Denize,

    Parabéns pelo post.

    É um tema que cria conflitos no próprio pensar ao pretender elaborar uma resposta, tantos são os pontos de vistas a direcionar cada um a um tipo de resposta.

    Então, como já fiz um longo comentário no post que deu origem ao seu comentário e digo que até me perdi, de tão profundo e com tanta coisa que passa pela minha cabeça, que daria para pontuar uma porção de coisas, em diversas direções, registro que não busco essa superação em relação aos amigos, nem competição com os mesmos, apenas procuro comentar naquilo que gosto de falar, que entendo um pouqinho, muito pouquinho mesmo, e publicar coisas que gosto e desejo compartilhar com os amigos. Não sou fissurada em votação, pontuação, sou até meio displicente com isso, pois estou sempre atrasadinha nos comentários e votação.

    Acho também, que essa é maneira que a maioria pensa. Os poucos que gostam de competição, com o tempo, verão que a competição não leva a lugar nenhum, e , acabará se adaptando à roda viva de interação solidária e fraterna que é o Dihitt.

    Gostei muito do seu comentário, aliás, eles são sempre muito profundos e elaborados com palavras e forma perfeitas. Felicito-a por isso.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida, Ismaelita! Somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai e não faz sentido querer ser melhor que os outros. Deveríamos isso sim apoiarmos uns aos outros. Os que aprenderam mais, ensinam os que ainda não sabem. E todos crescem. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  13. Isso mesmo amigodcristo! Vitórias a partir de meios duvidosos não tem o menor valor. No final fica só o vazio e a tristeza... Seja sempre bem-vindo! Abs Denize

    ResponderExcluir
  14. Oi Sissym! Penso que quando buscamos nosso espaço seguindo nosso coração e nossa mente como você faz, as coisas acontecem naturalmente. Tentar conseguir espaço de qualquer forma, não leva a nada, a gente acaba descobrindo isso. Sem falar que se perde o grande prêmio, o carinho dos amigos. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Reinaldo! A Bíblia sempre nos traz preciosas lições. Obrigada por participar. Abs Denize

    ResponderExcluir
  16. Oi Antônio, fiquei aqui pensando no que você falou, em relação a algumas pessoas acharem que competir traz benefícios. Penso que é possível que traga mesmo, dependendo da maneira como lidamos com ela.

    Quando entramos em uma competição esportiva, por exemplo, acho que ela pode nos levar a superação de nós mesmos, quando tentamos ultrapassar nossos limites. Mas isso só acontece quando você não vê os outros competidores como adversários a serem batidos a qualquer preço.

    Exemplifico: se alguém conseguiu bater um recorde e saltar uma distância x, os outros competidores vão querer ultrapassar esta marca e treinarão muito para conseguir isso. O que eles vão querer mesmo é superar a marca e não derrotar o adversário. Observamos isso quando alguém bate um recorde e tenta superar o que ele mesmo conquistou no ano seguinte. Fica claro nesse caso que ele está tentando superar a si mesmo.

    O grande problema, acredito que ocorra quando a necessidade de vitória assume uma importância desmedida. Quando os fins justificam os meios. Quando não queremos alcançar nossas próprias metas por esforço próprio, mas sim afastando de qualquer maneira os que atravessam nosso caminho. Isso para mim é que é triste e lamentável. Qualquer vitória obtida dessa forma é completamente vazia. O resultado, seja ele qual for, passa, mas as sementes que espalhamos na nossa trajetória produzirão a verdadeira colheita no final.

    E numa dimensão maior, gosto de pensar na humanidade como uma imensa equipe, onde só sairemos vitoriosos quando aprendermos a nos unir na luta contra nossos inimigos comuns: as desigualdades, a violência, a miséria, a fome, as intolerâncias, etc.

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernandez, só um esclarecimento. Nossa amiga Regina é a Autora do maravilhoso texto que aparece no final da Postagem e que vale a pena ler.

    O comentário que aparece neste post se refere ao brilhante texto da Regina, e foi feito pela modesta comentarista aqui.

    Quanto ao seu comentário, concordo com tudo. Alguns de nós querem alcançar suas metas sem esforço, apenas afastando os adversários. Adorei sua colocação!

    E quem faz isso dificilmente conseguirá ter a consciência em paz, como disse muito bem nosso amigo Lisom e como você, também concordo com a opinião dele.

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  18. Adorei teu comentário, Geraldo. E me identifiquei com ele. Eu também luto bastante contra as imperfeições da Denize e não é fácil. Ela é tão teimosa, às vezes... Mas não desisto...rs. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você Shoiu. Nossa tendência é querer ser melhor que os outros e um pouco de bom senso não faz mal a ninguém, com certeza. Abs Denize

    ResponderExcluir
  20. Muito legal,

    Textos assim precisam de muita divulgação.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  21. Oi Dráuzio, acho que temas como esse devem sempre ser discutidos. Quem sabe algum dia a gente se conscientize que essa competição desenfreada é totalmente sem sentido, né?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Essa historia de competição já vem desde quando os espermatozóides começam aquela corrida para ver quem chega primeiro no óvulo. Pois é, daí quando a gente nasce, tem que competir de todo jeito. Só que competição sadia é normal, e aqueles que curtem e sentem prazer em pisotear os outros...Não é competidor, é mau caráter.
    abçs

    ResponderExcluir
  23. Oi minha querida... você disse tudo... a competição pela competição acaba cm muitas coisas importantes, e uma dela é o crescimento pessoal. Quando estamos competindo para superar o outro, esquecemos de superar a nós mesmos e aí paramos de crescer...
    Por isso amiga você tem toda razão... não precisamos querer ser melhor que o outro, precisamos descobrir o melhor de nós!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  24. Olá Dê querida!
    Amiga, eu tenho pensado muito nessa disputa "insana" que se tornou a vida. Todos querem ser melhores do que os outros. Provarem força através de suas próprias fraquezas. Sim, porque quando se tenta competir com o outro apontando os defeitos alheios e tentando elevar as suas qualidades, só reforça o quanto precisa chamar a si uma atenção desnecessária. As qualidades são reconhecidas naturalmente através da conduta de vida e do caráter. Não precisamos provar nada à ninguém e sim conviver com o que temos de melhor e pior e aí buscar o aprimoramento se "identificando" com os bons exemplos. Todos nós sabemos discernir o certo do errado, nem que seja lá no fundo, uma voz nos aponta os erros. É cansativo viver em busca de méritos, quando os mesmos deveriam ser consequências naturais e obrigatórias do bom caráter. Gosto muito de um trecho da música Migalhas (Simone) que diz: "quem começa um caminho pelo fim, perde a glória dos aplausos na chegada.".
    Grande beijo, amiga querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
  25. Oi Lilian, pude observar pelos comentários dos amigos que esse é um tema bastante controverso.

    Penso exatamente como você. E adoraria trocar a palavra competição pela interação solidária e fraterna que você colocou tão bem.

    Mas acho que a maioria de nós ainda sente necessidade de competir, só que de forma ética. Agora, os que escolhem deslealdades, esses sim, penso que são raros.

    Simplesmente adorei teu comentário!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Diego,

    O que posso dizer é que já pensei como você. Experiências pessoais e a observação do comportamento humano me fizeram modificar minha linha de pensamento. Então vou discordar um pouquinho de você, com todo carinho...

    Não concordo que a vida seja competição. Acho que a vida é superação. Sem dúvida ainda vivemos numa sociedade competitiva. Passamos pela vida ouvindo afirmações de que a vida é uma selva, que só os mais fortes sobrevivem, que temos que vencer a qualquer custo. E acabamos assumindo isso como verdade.

    Mas para mim hoje, a verdade é que para conquistarmos nosso espaço não precisamos usar os outros como referência. Podemos conquistar nosso espaço apenas tendo como foco o nosso esforço pessoal e a superação dos nossos limites.

    Tenho a convicção que já está mais que na hora de trocarmos a palavra competição pela palavra colaboração. Caso contrário vamos continuar perdendo um tempo enorme com lutas estéreis e sem sentido.

    Se no "reino animal" é admissível que existam lutas ferozes pela sobrevivência, penso que nós seres-humanos ditos "racionais" já podemos dispensar isso. Mesmo entre os animais vemos lições de solidariedade e colaboração, quando observamos as fêmeas de uma espécie adotarem como seus os filhotes de outra, por exemplo.

    Eu gosto muito de competições esportivas. Elas levam a superações de limites individuais, através de muito esforço, treinamentos exaustivos, trabalho em equipe. A gente pode aprender muito com elas.

    E mesmo nesse caso, se você parar para analisar, os atletas estão buscando superar marcas. Os "adversários" servem apenas para sinalizar novas marcas a serem ultrapassadas. E isso fica claro quando vemos alguns tentarem bater recordes por eles mesmos estabelecidos. Nestes casos fica demonstrado que eles não estão tentando vencer ninguém, apenas a si mesmos.

    Uma outra coisa que aprendi é a imensa alegria que sentimos quando conseguimos transformar potenciais inimigos, rivais, adversários, concorrentes, em amigos verdadeiros. A sensação de paz é indescritível.

    Mas como já disse e nunca vou cansar de repetir, estou muito longe de ser a dona da verdade e respeito muito sua opinião, amigo. Gosto muito de você, e também admiro muito suas posturas e seu trabalho, acho que nessas alturas você já percebeu isso.

    E nossa, essa resposta ficou enorme, perdão.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi Valéria, só para variar...rs., concordo com você. A preocupação em vencer os outros tira o foco do que realmente importa, que na minha visão é a difícil luta de tentar derrotar nossos verdadeiros inimigos: nosso egoísmo, nossa arrogância, nossa inveja, só para citar alguns exemplos. E são inimigos terriveis, não é fácil combatê-los. Mas como disse, acredito que aos poucos vamos acabar percebendo isso, até porque qualquer outra vitória diferente dessa é tão efêmera, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Jackie, digo a você o mesmo que disse para a Valéria. Só para variar, concordo com a sua opinião..rs..

    E eu não teria encontrado um termo melhor: disputa insana. É isso! Competições na base do fim justifica os meios. Quer coisa mais sem sentido? Que valor tem uma viitória obtida nestes termos?

    Mas se observar aqui, temos uma unanimidade. Mesmo os que discordam da visão de que o ser humano nasceu para ser solidário e não competitivo, todos concordam que as competições tem que ser éticas. Competir sim, mas com dignidade.

    O que leva a conclusão que quem atua de maneira desleal é sempre a minoria. E talvez por isso mesmo este tipo de coisa chame a atenção quando ocorre.

    De qualquer forma, mantenho a minha convicção que a construção do nosso próprio espaço em qualquer âmbito depende única e esclusivamente do nosso esforço e do desenvolvimento de nossos talentos. E não precisamos derrotar ninguém para conseguir isso.

    Mantenho a esperança que um dia possamos nos tornar verdadeiramente solidários e contribuir para o aprimoramento dessa imensa equipe chamada humanidade. E quem sabe finalmente possamos adquirir a consciência que a derrota de um, representa a derrota de todos. Talvez, quando isso acontecer, a competição se torne desnecessária...

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Competir, competir, competir...Ganhar...? Perder...? Competir... Apenas isso importa para o fraco, que procura em alguém, um motivo, um ponto, que nunca pra ele será um ponto, e sim uma vírgula...porque só valerá a competição quando ele colocar um ponto, ou seja...vencer a qualquer custo essa competição...q nunca acaba...pois 'outro alguém' vai surgir..e competir...competir...competir...!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.