SEGUIDORES

15 de setembro de 2009

Um Grande Desafio...


De todos os desafios com os quais nos deparamos nesta nossa caminhada pela vida, acredito que o mais difícil de todos, surge quando ficamos doentes. Com saúde, temos a força necessária para enfrentar qualquer problema. Mas no caso de uma doença grave, onde ficamos acamados, e muitas vezes dependemos da ajuda de outras pessoas para realizar qualquer atividade básica, torna-se praticamente impossível mantermos o controle de qualquer situação.

E isto, geralmente, é uma terrível prova, onde está em jogo nossa auto-estima e principalmente, nosso senso de independência. A fé é um grande bálsamo nessas horas. Aprender com uma experiência dessas, sem revolta, é tarefa para poucos.

Manter a serenidade, não se sentir injustiçado pela vida, são raros os que conseguem. Mas alguns percebem esta etapa, como uma excelente oportunidade de rever valores e de repensar a vida.

E seguem em frente, deixando impressionados seus amigos e familiares com a exemplificação diária de sua coragem. Segue o comentário que fiz sobre o tema:

Oi Ismaelita, faz tempo que venho acompanhando o drama do vice-presidente e sua coragem. Parece mesmo que os testes mais difíceis, são reservados para os melhores alunos.

Acho que a doença, é o maior desafio que um ser-humano pode enfrentar. E admiro as pessoas que passam por isso sem desanimar e ainda conseguem tirar dessa experiência, valioso aprendizado.

Afinal, quando temos saúde, é bem mais fácil lutarmos para resolver nossos problemas. A doença não é apenas prenúncio da morte, que muitas vezes nem chega. Parece ser isso sim, uma pausa para nos obrigar a reflexão, um tempo na nossa correria diária, para que possamos rever nossos valores.

E é mesmo uma grande chance de se aprender sobre humildade. A doença, nivela a todos, pobres e ricos, inteligentes e ignorantes, todos estamos sujeitos a ela. E quando a gente se dá conta disso, perdemos muito da nossa arrogância, como parece estar acontecendo com o vice-presidente.

Porque, caso contrário, dificilmente conseguimos parar para fazer isso. As próprias férias que conseguimos tirar a cada ano, nos trazem mais correria ainda, e gastamos nosso tempo viajando e passeando, raramente pensando na vida.

Agora, fico pensando que o José de Alencar está lutando com toda estrutura financeira, com excelentes médicos e hospitais. Já pensou nas pessoas que ficam horas nas filas dos nossos postos de saúde, com todo aquele atendimento precário?

Os que conseguem sair fortes e serenos de lá, não são só corajosos, são quase heróis. Ótimo texto. Adorei. Abs Denize

Post a que se refere o Comentário:
Hulmildade
Blog: Jesus Cristo, Minha Esperança
Autora: Ismaelita 

4 comentários:

  1. Sábias palavras! São poucos que encaram a doença como algo positivo, educador. Abs

    ResponderExcluir
  2. Com doença não existe dinheiro que faça milagres. Pode dar conforto, melhores remédios, mas o destino é unico!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Nina, mas é uma prova e tanto. Eu já passei por uma situação dessas, acompanhando de perto uma pessoa muito querida, só a fé segura a gente nesses momentos... Bjs Denize

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Sissym. A doença nos nivela a todos, e como eu disse antes, é uma prova e tanto para todos os envolvidos. Quando entramos em contato com ela, passamos a dar mais valor ao que realmente importa. Bjs Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.