SEGUIDORES

6 de setembro de 2009

Você Gosta de Falar com as Paredes?


Não? Nem eu. Pois é exatamente como me sinto quando visito seu blog, leio e comento seus textos e nada acontece. Em função disso, fiz uma pequena comparação entre visitas reais e virtuais, comentários virtuais e reais. Imagine amigo, que você me convidou para visitar sua casa, para que eu lhe desse a minha opinião sobre ela. Eu deixei minhas ocupações, arrumei um tempinho e aceitei o convite.

Você abriu a porta, eu entrei, sentei no sofá. Olhei em volta, gostei da decoração, elogiei, fiz algumas sugestões, enfim, lhe dei a opinião como você pediu. E você? Ficou mudo.

Não agradeceu a visita, não disse o que achava da minha opinião, não falou volte sempre, não ofereceu nem um copo d'água, um cafezinho então, nem pensar. Então levantei e fui embora. Com a nítida sensação de ter falado com as paredes, com os quadros, com o sofá.... E saí levando também a intenção de nunca mais voltar.

Fiz esse comentário, logo que comecei a minha vida de blogueira, mas minha opinião permanece a mesma. O Visitante merece toda nossa atenção e carinho, já que ele é a razão de um Blog existir. Afinal, para que serve um Blog sem leitores? Segue o comentário que fiz sobre o tema:


"Caro amigo, eu particularmente ainda estou aprendendo a comentar o texto dos amigos, e procuro só fazer isso quando acho que tenho alguma coisa (a favor ou contra) a acrescentar. E acho o retorno extremamente importante.

Não é gratificante quando a gente faz um comentário e o autor lhe diz que você agregou valor ao texto dele? Claro que no meu caso é mais generosidade da parte dele do que verdade, mas assim mesmo, acho ótimo.

O contrário é triste. Fico com a impressão que estou "falando com as paredes". Já observei que alguns ainda não se deram conta que blogar é compartilhar. Por isso acho importante quando alguém levanta este tema. Pode ajuda a retirar alguém da umbigosfera (adorei isso, foi você que inventou?). Ouvi dizer que é muito solitário por lá...

Mais uma coisinha que eu esqueci de dizer. No meu caso, quando recebo comentários no meu blog, ou no diHITT, eu procuro sempre responder a todos com o maior carinho.

Mas como ainda não tenho muitos, fico imaginando que quem tem muitos leitores deve ter um trabalhão enorme. Ás vezes, pode até escapar algum. Mas acredito que mesmo assim vale a pena dar retorno. Afinal, se a pessoa se deu ao trabalho de ler, refletir e comentar seu trabalho, merece toda a consideração. Abraços. Denize".


E você, acha importante responder aos comentários?

Autor: Gato Guga
Post a que se refere o Comentário:
Você replica os comentários em seu blog?

17 comentários:

  1. Denise, concordo com todo o teor do seu texto. Acredito que com o tempo nós vamos identificando os amigos que são mais interativos e sofrendo menos decepções.
    João Batista da Cunha
    JBCPOETA (dihit)

    ResponderExcluir
  2. Oi João, acho que você escolheu a palavra certa: interação. Mas eu não chego a ficar decepcionada, quando não recebo retorno para algum comentário meu. Até porque acredito que as pessoas são livres para fazer o que acharem melhor. Só acho uma pena. Para mim, a TROCA de opiniões e informações, é que torna esse negócio de ser blogueiro, tão gratificante. Obrigada pela participação. Abs Denize

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Denize! Excelente texto como sempre.
    Tens toda razão. É exatamente esta a sensação que temos quando postamos algum comentário.
    Gostei muito da abordagem dada ao tema.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. Claro que não Denise. Aliás, eu também me sinto assim, ou melhor: como se fora a própia parede.
    Saiba que não me esquecerei desta lição. Aproveito, se ainda não o fiz, para te dizer que adorei ver a tua carinha me seguindo no Travessia.
    Grande abraço.Beth Muniz.

    ResponderExcluir
  5. Olá Denize,
    "Falar com as paredes" é tão ruim quanto receber um comentário de alguém que não leu o artigo e também quanto se objeto de votação (nunca olham pra você, nunca lêem seus atigos, nunca votam e vivem te mandando notícias).
    Muito bom o post.

    Um abraço,
    Gernain.

    ResponderExcluir
  6. Denize,

    Excelente texto minha amiga.

    Acho muito importante responder aos comentários deixados nos Blogs e também aqui no dihitt.

    Eu costumo responder aos comentários do dihitt, pois no Blog não dá para responder como eu gostaria, ou seja, um a um respectivamente...

    No meu site estou elaborando um sistema de postagem de comentários em cgi, pois o meu provedor de hosting me cede o código. Mesmo assim, dá um trabalho danado, pois recebo os comentários via e-mail e tranfisro-os para o Site. Agora vou começar a responder a todos os comentários, pois com o código cgi eu posso criar a maneira certa para as respostas.

    Adorei!.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  7. Denize,
    Não é regra, mas que tem blogueiro/a só de olho em contador de visitas e comentários, ah isso tem sim!! E em alguns blogs eu nem mais vou!! Alguns do diHiTT mesmo, eu nem voltei a adicionar, e muito menos seguir!! Tô fora!!
    Bjs!!
    ...e eu é que quero voltar sempre...posso, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oii Denise
    Excelente tema para fazer um post.É sempre bom quando você comentar em um blog, obter o retorno da pessoa que postou a noticia, a gente se sente valorizado. Mas como isso não acontece não podemos ficar bravos, pois ninguem sabe da situação de cada um.Temos que postar um comentári sem querer algo em troca,pois você já está fazendo a sua parte, isso que importa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você. Essa falta de retorno desestimula muito o bloigueiro. Você tem o maior trabalho em escrever um texto bacana, ou no meu caso, que tenho um blog pessoal, desabafar meus problemas, minhas angústias e ninguém comenta.
    Eu sempre procuro comentar os blogs que sigo, leio os posts procuro formular minha opinião, mas na hora de responderem, nada acontece.

    Pior então são aqueles comentários nos quais você percebe que a pessoa nem leu seu texto. Você escreve o maior texto, desabafa, pede opinião e a pessoa simplesmente responde "muito legal seu blog. Bjos".

    ResponderExcluir
  10. Denize,

    Eu concordo plenamente contigo e penalizo-me por não responder aos comentários dos meus blogues. Só não fico tão preocupada porque a grande maioria dos comentaristas são das redes sociais e eu respondo por lá.

    Mas tu tens toda a razão!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Olá querida amiga Denize,

    Parabéns pela postagem.

    Excelente o texto e concordo com tudo que escreveste. Te amo, amiga.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  12. Olá Denize,

    Claro que é importante responder aos comentários. Entretanto faço assim: quando sei que o leitor é do dihitt respondo nos comentários do dihitt e não no meu blog. Quando o comentário é de alguém que não é do dihitt, então respondo no blog. Minhas notícias sempre geram muitos comentários e eu faço questão de responder a todos.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu até tenho que aprender a ficar um pouquinho calada (comento muito, porque estou aqui p/ conversar). Às vezes não dá tempo de comentar, viu? Por isto já avisei que de vez em quando vou só dizer que passei pra tomar um cafezinho, porque,tem amigo que a gente tem que ir ver,mesmo que não tenha nada inteligente pra comentar.
    Qdo vocês me conhecerem melhor, vão saber que, qdo eu respondo ao comentário não é porque achei que estão se intrometendo não, é porque gosto mesmo de conversar com os amigos...passei uns 13 anos sem isto! Por isto agora ainda estou exagerando.
    concordo com você, Denize. E adoro como escreve bem e com uma pitada de humor, sempre!
    Abraço Vera.

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Denize,

    Eu dou o maior valor a quem comenta em meu blog, por isso mudei o sistema de comentários há alguns meses de forma com que eu possa responder especificamente cada um.

    Blog é além de leitura, é interação! E essa interação com o leitor é gratificante! Quando alguém fala que aprendeu ou refletiu sobre algo que escrevemos, é muito bom!

    E quando alguém discorda também, pois sempre acabamos aprendendo algo.

    Parabéns pelo post!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá Denize! Eu concordo contigo. Realmente é muito ruim ter um comentário ignorado. Mas acredito que todos nós estamos em um crescente aprendizado. Uns mais avançados do que os outros. Com tempo todos, ou pelo menos a grande maioria terá total consciência de que o blog foi criado p/ compartilhar ideias e experiências. Palavra Chave: (Compartilhar). Galera abra a mente. Dêem suas impressões de tudo aquilo que toque vocês. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Ahmmmm, falou o que eu queira!

    Muito bom Denize, muito bom mesmo!!

    Eu mesma já desisti de visitar amigos que não respondem à comentários!

    E mesmo no blog, que não sei como responder, se for de fora vou buscar e agradecer.

    Nossa valeu, vou indicar esta matéria.

    Bjs


    Val

    ResponderExcluir
  17. Oi, Denize!

    Concordo plenamente com você. A coisa mais chata é falar com as paredes. E isso acontece em muitos blogs que visito. As vezes são blogs com bom conteúdo, mas não dão a mínima para os seus leitores. Nem deviam estar na blogosfera.

    Valeu pelo post! Abraços!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.