SEGUIDORES

30 de novembro de 2012

Como Não Errar?

Este texto fala sobre erros e acertos, mas principalmente sobre aprendizado. Tentando fazer o nosso melhor, quantas vezes erramos? Aceitar com humildade nossas limitações para depois tentar superá-las, eis o grande segredo! Há momentos em que duvidamos da nossa própria capacidade de superação e aí vem o desânimo. Mas na realidade, somos mais fortes do que pensamos e mais capazes do que acreditamos. Nos lançando para vida, nos expondo às novas experiências que surgem, passamos a viver em plenitude.

Cairemos algumas vezes, sem dúvida. Mas nos reergueremos cada vez mais firmes e mais lúcidos. E quando chegarmos ao fim da nossa jornada, poderemos olhar para trás, com a certeza de que tudo valeu a pena. Segue o comentário que fiz sobre o tema:


Oi Henrique, muito interessante seu texto.

Errar e acertar faz parte do aprendizado. Acho que as pessoas mais interessantes que conheci, foram as pessoas que muito erraram na vida e que aprenderam muito com estes erros. Mas às vezes repetimos os mesmos erros várias vezes, por pura teimosia ou talvez, por não nos darmos conta disso.

Você já reparou que as situações se repetem, mesmo que com outros personagens, até que a gente consiga mudar as mesmas velhas atitudes? Métodos iguais, tendem a levar para resultados iguais. Vitória e derrota? Para mim são grandes impostores, que nos impedem de perceber o que realmente importa.

Que é a simples alegria de viver, de vivenciar situações para retirarmos dela os subsídios para nossa melhora interior. Testes difíceis na vida? Aparecem sempre para os melhores alunos. Como não errar? Podemos optar por não nos expormos. Não ousarmos, não tentarmos nada, não nos relacionarmos com ninguém. Este talvez seja o maior erro de todos, a omissão.

E o melhor método, sem dúvida, vai ser sempre reconhecer nossos erros e seguir adiante. Mas para reconhecê-los, precisamos cultivar a humildade e perceber nossas limitações para tentar superá-las depois. E isso não é fácil. O orgulho muitas vezes atrapalha tanto...

Ainda vamos nos machucar e provavelmente ferir outras pessoas na nossa caminhada. Mas à medida que vamos percebendo que isto não faz sentido, ficamos mais cuidadosos com nossas palavras e atos. E assim vamos aprendendo... O importante é nunca desistir... Post maravilhoso! Parabéns! Abs Denize

Post a que se refere o Comentário: Erros

12 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga Denize,
    Excelente Post!
    Penso que não existe como não errar, e muito menos uma escola ou algum Guru, que seja portador da fórmula de sempre acertar. Todos estão sujeitos a incorrer nos deslizes, mesmo fazendo uso da santa humildade.
    A realidade é que estamos imersos num oceano de nuvens de erros, cheios de tantas lições a serem superadas, portanto, fadados a morrer errando e aprendendo.
    A Biblioteca Universal dos Erros- BUE-, é talvez a mais rica que o homem dispõe. Encontra-se em todas as esquinas da vida.
    Alguns, até dispõem de uma ampla visão e intuitivamente conseguem aprender com os erros dos outros, enquanto outros aprendem a errar menos, face às lições dos próprios erros que bem souberam ou sabem aplicar.
    Também penso que os erros são indispensáveis para nos situar melhor no mundo que nos cerca.
    O homem já cumpriu a primeira grande lição sobre, ERROS. Foi a partir do momento em que ele criou a “desculpa”.
    Com a desculpa, apoiado na “humildade”, quase tudo é (in)justificável e uma grande maioria pratica os (in) pensados erros, não assumem e ainda tem a cara de madeira para jogar a culpa no próximo ou em Deus.
    Sem as lições de sabedoria dos erros, o homem não tem como se situar no próprio mundo, isto é, desde que bem aplicadas.
    É o que a minha santa ignorância alcança!
    Parabéns pelo Texto!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Errar é humano, faz parte de nossa natureza. Se não errássemos seriamos anjos, santos, semi-deuses! Errar faz parte da vida e leva ao crescimento. O que não se pode fazer é deixar que o erro transtorne nossas vidas e a dos que nos cercam. Sempre é possível consertar o erro, ou quase sempre, e quando não for, só podemos seguir a vida pensando que consertaríamos tudo se pudéssemos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. o erro é fundamental para o aprendizado humano, uns erram mais do que os outros, e acredito que não exista formula mágica para nunca errar, existe um meio de "tentar" não errar que é a paciência e a perseverança de tentar e conseguir...mas honestamente é impossivel :D ótimo post

    ResponderExcluir
  4. Qual ser humano não erra? Se tirou algum aprendizado muito bem, e se não, voltará a cometer o mesmo erro até enxergar que está fazendo algo que o coloca para trás. Como o velho ditado: Errar é humano, mas persistir no erro é burrice.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Levei muito tempo para tratar meus erros de forma gentil... Eu me punia toda vez que os reconhecia.

    Hoje aprendo mais rápido e repito menos,também estou me sentindo melhor comigo e me perdôo mais facilmente, como uma verdadeira amiga!

    Errar faz parte do trajeto, mas errar indefinidamente parece preguiça de aprender...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Lison, que maravilha de aula é essa que você veio ministrar aqui! Você está inspirado hoje! Está? Hoje? Desculpe meu erro. Você é uma pessoa inspirada o tempo todo. E um por cento da sua santa ignorância já me servia. As suas observações sobre a nossa capacidade eterna de nos desculparmos (que inclusive acabei de usar) estão perfeitas. Tem gente que é mestre nesta arte de inventar desculpas! Tenho lido ótimos comentários nos meus textos ultimamente. Estou começando a pensar em reuní-los e publicá-los, como um agradecimento aos amigos comentaristas. Não preciso dizer que adorei este seu, não é? Obrigada amigo! Abs Denize

    ResponderExcluir
  7. Adorei teu comentário, Claudinha! Como você disse muito bem: Viver, errar, consertar os erros, enfim aprender e melhorar como ser humano. Concordo com tudo o que você disse. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  8. Também concordo com você, Felipe. Acho impossível evitar que erros aconteçam, mas temos que ter sempre a certeza que aprendendo com eles e tentando consertá-los, sem dúvida nos tornaremos pessoas melhores. Abs Denize

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Claudine. Mas fico pensando se repetir o erro é mesmo burrice, ou apenas teimosia e infantilidade nossa. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  10. Você levantou uma questão interessante, Nanda. Muitas vezes, é mais fácil perdoar os outros do que a nós mesmos. E repetir os erros, me parece, muitas vezes, pura teimosia! Como crianças que aprontam, sabendo que estão fazendo coisas erradas, só para chamar a atenção. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  11. primeira vez que chego por aqui! que legal a sua idéia, fascinante ler ou reler os textos interessantes acrescido s de seus comentários, quase sempre pertinentes e lúcidos. parabéns! voltarei mais vezes1 beijos, leandro

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Leandro. Seja sempre bem-vindo! Abs Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.