SEGUIDORES

18 de dezembro de 2009

Uma Cidade Virtual

Dia 21 de dezembro, completarei 6 meses, como habitante de uma linda cidade virtual. E quer saber como me sinto? Simplesmente feliz! Então, para comemorar, resolvi escrever está estória que fala sobre esta Cidade e seus habitantes, que me acolheram com tanto carinho.

Resolvi escrever esta estória, apenas com a memória, optei por não consultar os perfis e blogs. Então quem escreveu aqui foi o coração. E só existem dois motivos para que você não esteja fazendo parte dela:

Minha memória falhou ou você ainda não teve que me aturar. Para o primeiro caso peço perdão desde já. Para o segundo, peço que não se preocupe, é só uma questão de tempo.


Quando cheguei aqui, aconteceu o que sempre me acontece quando mudo de cidade. Fico sem saber como me deslocar. Afinal, não conheço nada.

Mas você já reparou que nesses casos, sempre aparece uma alma generosa que lhe estende à mão? Foi o que me aconteceu. Aliás, uma alma só, não. Várias.

E aos poucos fui conhecendo a cidade e me encantando com os moradores. Comecei a perceber que eles se reuniam para conversar sobre os mais diversos assuntos. E comecei a me aproximar devagar.

Vi que poderia escolher o tema: em alguns lugares se falava sobre política, noutro sobre solidariedade, em outro poderia rir das piadas dos ótimos humoristas locais, mais adiante alguém narrava uma linda estória e emocionava a todos, acolá alguém levantava assuntos polêmicos, além se discorria sobre preocupações com o meio-ambiente, etc.

Aos poucos, comecei a me adaptar ao ambiente.

Então pude ver a Maturidade Divagando lindamente, comecei a aprender sobre as belezas da Amazônia, e conheci Nhamundá.

Algumas vezes observava um Pedacinho do Céu e isso me enchia de paz. De repente alguém chegava e dizia que iria Ultrapassar Barreiras e ninguém duvidava disso.

Descobri há pouco tempo que havia uma linda fada na cidade! Ela sempre trazia a sua magia do Bem para nos encantar. E usava uma vassoura para se locomover.

Não sei por que demorei tanto para encontrá-la. E se temos fada, como deixaríamos de ter um Príncipe? Alguém também sempre nos dá notícias dos Golfinhos e das Baleias.

Passei também a receber notícias Deste Mundo e do Outro. Pude ler Poemas Inéditos. Ah, descobri também que temos muitos poetas e poetisas por aqui, que nos encantam com seus talentos diariamente. E tem horas que tudo parece Simples Assim. E já fiquei várias vezes com a Cuca Super Legal.

De vez em quando aparece alguém Metendo o Bico. Paro outras vezes, para ler uma Revistinha Online. Já fiquei conhecendo também, muitas Histórias e Estórias. Uma coisa que gosto muito é de Banana com Farinha.

E também de Comida de Restaurante. E às vezes alguém lembra que devemos dar mais Um Passo ao Céu. De repente chega mais alguém trazendo Mensagens Diversificadas.

Temos Semeadores de Estrelas por aqui. E o Cantinho da Escriba. E alguém que diz Chega Mais! É fácil termos Inspirações Matinais nesta cidade. E algumas vezes, Inspirações muito Humanas. Podemos também analisar Fatos e Ângulos.

Algumas vezes conseguimos perceber Múltiplas Realidades. Descobri há pouco tempo também um lindo Jardim. Sem falar nas magníficas Fotos e Flores que chegam do Japão. É amigos, se aprende muito por aqui.

Já decorei o nome da maior parte dos amigos que fiz na cidade. Aqui cito alguns: Sarita, Maria Souza, Lison, William Jr, Rosana, Pr.Adolfino, Juliana, Nanda, Edilene, Regina, Rose, Catarino, Joselito, Romorena, Ladianne, MaryMiranda, seuluiz, Alan, Sara, Lilika, Lilian, Bel, Valéria, Diego, Luísa, Sissym, Xenia, Franck, Leila, Paulo, Edegard, Erick, Jayme, Juarez, Júlio, Príncipe, Rob, Sereníssima, Dani, Jorge, Claudinha, Prof. Nelson, Patchulla, João, Ebrael, Joicinha, Josy, Anepigrafia, Adelson, Janilton, Iuri, Marcia, Tapajônica, Victor, Wanderchef, Geraldo, Luizgnz, Claudine, Francisco.

Alguns deles já me proporcionaram maravilhosos momentos de riso, alegria e descontração. Outros me fizeram refletir bastante. E outros ainda me emocionaram a tal ponto, que as lágrimas foram simplesmente inevitáveis.

Existe muita harmonia nesta cidade. De vez em quando surge alguém que tenta causar alguns transtornos. Neste caso, os habitantes se unem e esse alguém é prontamente convidado a se retirar.

Afinal, em qualquer comunidade, o que afeta um, afeta a todos. Ou pelo menos, assim deveria ser. E o espírito de união dos moradores, cada dia fica mais forte.

Aqui encerro minha estória, agradecendo, de coração, a todos os amigos com os quais convivi, neste meio ano da minha vida.

E também ao Pablo, criador do diHITT, que me permitiu fazer tantos amigos e aprender tanto com eles. Afinal, sem o diHITT, essa estória que acabo de escrever não existiria.

Se você ainda não conhece esta Cidade, não sabe o que está perdendo!

Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!

38 comentários:

  1. Buenas guria, já que tu já viu que estes pagos virtuais não assim tão brabos, te abanca e toma mais um mate.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Denize,

    Não é por fazer parte do seu seleto grupo de amigos q vou falar!! É por justamente compartilhar desse seu sentimento!! Sempre fui críticos em relção a "redes sociais". A própria denominção assim parece pejorativam querendo denotar algo frio, calculista e sem vida...

    Mas aqui ninguém tem como aparecer como estrela maior!! Aqui é todo mundo igual. Tem a fotógrafa no Japão falando com o escriturário de posto de saúde aqui, que é apaixonado pela psicóloga de São Vicente, que fez amizade com a fada (com nome de fada mesmo) carioca...a Rosana, tão gabaritada e bem sucedida, acarinha tantos outros, como eu, que seguiram carreiras tão diferentes...e ninguém é melhor que ninguém...ninguém se faz presidente nem peão..

    Até pq o presidente mesmo (o Fundador) é bem discreto e procura não aparecer muito...o diHiTT se auto-governa, como um todo, em consenso de democracia, pela vontade da maioria, garantindo uma estabilidade que eu ainda não havia conhecido...e é por desejar essa estabilidade, que eu me identifico tanto com essa democracia diHiTTiana!!

    BJs minha amiga!! Adoro vc!!

    ResponderExcluir
  3. LINDA
    CIDADE
    ADOREI

    bjks
    querida
    amiga
    valeu

    ResponderExcluir
  4. Olá Denize,

    Você descreveu uma maneira muito especial e particular de perceber este grupo. Acredito que esta harmonia se dá porque todos aqui temos algo em comum: gostamos de ler e escrever. Gostar de ler e escrever é algo que independe de nossa posição social, dos nossos títulos ou do lugar onde vivemos. E apesar dessa constante - o ler e o escrever - a coisa não é monótona visto que temos liberdade de fazê-lo, cada qual ao seu modo. Cada um com seu jeitinho, cada um com seu assunto predileto e assim o ambiente se diversifica.

    De minha parte, sinto que esta participação aqui no dihitt me ajudou numa autocrítica. Pude ver que rapidamente obtive retorno por parte dos habitantes desta cidade. Isto, para mim, é especial porque há quase 3 décadas que trabalho escrevendo, sozinha, entre quatro paredes de um quarto da minha casa. Trabalhar por conta própria tem isso de ruim: você se torna um pássaro solitário. Então aqui pude compartilhar, trabalhar na companhia de muitos, o que é inédito pra mim. E essa é a minha própria visão da coisa.

    PS. Fico feliz por vc citar meu nome assim de memória. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua estorinha :)
    Acho que você foi porta-voz de muitos dos moradores desta cidade... é um pouco da história de cada um. Muita sensibilidade para traduzir em palavras!
    Obgda pela lembrança ;)

    Abraço carinhoso,
    Serenissima

    ResponderExcluir
  6. Nossa Denize, que lindo!
    Não sei se digo parabéns ou obrigada. rs
    Bom, me decidi, vou dizer os dois.
    Parabéns pela desenvoltura com as palavras e obrigada pelo carinho.
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  7. Uma bela história envolvendo seus amigos e o diHIT.

    ResponderExcluir
  8. Denize

    Eu já lhe disse que seus textos são muito bons ? Claro que já ! Saiba que este texto não foge à regra.

    Observei o seu texto, ou seja, esse fato, por vários ângulos (rs) e percebi a satisfação que tens em viver nessa cidade virtual. Isso é muito bom.

    Agradeço pelo carinho e saiba que é recíproco.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente maravilhosa a sua história, gostaria de tê-la escrito, um abraço e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  10. Denize,

    Que bom que é de vez em quando vivermos na cidade virtual! Gosto muito de ter-te como vizinha embora nem sempre te possa visitar. Mas acredita que oiço os teus passos no andar de cima!

    Tem um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações pessoais.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Olá querida amiga Denize,

    Me vi em todas as palavras que escreveu e senti o que sentiu ao entrar no Dihiit.

    Estou a bem menos tempo que você, ainda não tenho dois meses,e nem todos me conhecem. Não sei se você passou por isto e não comentou, mas vejo que muitos que considero amigos, voto neles e comento seus textos, nunca se dignaram a fazer comentário nas postagens que publico, nem unzinho sequer. Não é reclamação não, pois cada um tem o direito de votar e comentar na matéria que mais gostar. É que penso que falta um elo nessa família(assim eu chamo)que você chamou de cidade virtual - o elo da reciprocidade. Diferente do que aconteceu com nosso querido amigo Ebrael que comentou ver que rapidamente obteve retorno por parte dos habitantes desta cidade virtual.

    Eu até que gostaria de comentar em todas as matérias que voto, mas o tempo não é sufciente.
    Muitas matérias passam e nem chego a notar, tamanha a velocidades de notícias veiculadas na rede. Mas devargarinho vou colocando em ordem os comentários dos posts dos amigos.

    Uma coisa é certa. Amo você, querida amiga, e os habitantes desta cidade virtual que nos são próximos.

    Fiquei muito feliz por você me citar como parte desta cidade, porque sinto orgulho dela participar, de ter vocês como amigos, ocupando um espaço deveras relevante em meu coração.

    Esta cidade virtual que você destacou passou a ser uma cidade natal virtual para mim e sinto que para muitos outros amigos também.

    Parabéns pelos seis meses de Dihitt. Continue sempre conosco, encantando-nos com suas matérias.
    Você é uma jóia rara de amiga.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  12. Saudações Natalinas!
    Amiga Denize,
    Que Post fantástico!

    Fiz uma verdadeira viagem nesta cidade que está mais para uma grande metrópole... Olha vou te contar, só faltava você com sua inspiração para escrever sobre o “diHITT, por Denize”, simplesmente uma crônica fantástica.
    Que bom que somos bons vizinhos, distantes, mas muito próximos em sonhos e pensamentos. Assim vamos fazendo parte do crescimento com tantos outros amigos especiais. E muitos fazem verdadeiros sacrifícios para se fazerem presentes.
    Todos moram na mesma -cidade coração-, espalhando o amor!
    Parabéns pelo fascinante texto!
    Parabéns pelo magistral Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  13. Estou aqui, aplaudindo você!!!

    A forma como orquestrou o seu texto fez com que ecoasse música. Musica boa, de qualidade, terna e doce.

    Clap, clap, clap, clap!

    Obrigada por ter me aceitado como amiga, me incluido na sua história, nesta linda cidade que eu também tenho orgulho de morar.

    ResponderExcluir
  14. Mas bah, Geraldo! Claro que aceito mais um chimarrão, tche!

    Obrigada por participar da minha comemoração!

    Grande abraço!

    Denize

    ResponderExcluir
  15. Ebrael Amigo,

    Você fez uma reflexão bem interessante em cima desta postagem comemorativa e despretensiosa.

    Acho que partilhamos a mesma opinião.

    Quando estava escrevendo o texto, a palavra que me veio a mente o tempo todo foi Diversidade. Percebi que o diHITT é um site onde pessoas e idéias diferentes convivem harmoniosamente.

    Aqui, além de de divulgar seu trabalho e conhecer o trabalho dos amigos, você não precisa ficar passivo. Pode e deve participar.

    Acho que fiz essa analogia com uma cidade, porque muitas vezes me sinto como se entrasse num restaurante, com várias mesas e pessoas conversando e pudesse escolher a mesa pelos assuntos que estão sendo tratados. Uma vez escolhida a mesa, posso opinar sobre o que está sendo discutido, se achar que tenho algo a acrescentar, ou simplesmente ouvir e aprender, arriscando até uma pergunta de vez em quando.

    Cada um de nós aqui, contribui com seu conhecimento, experiência e visão, e todos são bem-vindos.
    Então, você começa a criar laços afetivos com as pessoas a partir dessa troca, enriquecedora para todas as partes envolvidas. E penso que isso gera união e a estabilidade que você citou.

    E grande amigo, você tem sido uma pessoa importante nesta minha história por aqui, juntamente com tantos outros amigos tão queridos. Também gosto muito de você. Sem falar na admiração pelos seus conhecimentos, autenticidade e senso de humor.

    Obrigada, tá?

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  16. Oi Edilene! Obrigada por ter vindo comemorar comigo nesta linda cidade! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  17. Oi Leila, achei muito interessante esta sua percepção da nossa cidade virtual e compartilho dela.

    Você destacou bem: o nosso interesse em comum pela escrita e pela leitura, de alguma forma, nos torna irmanados em torno do mesmo objetivo e preserva a harmonia, por mais que convivamos com pessoas e idéias diferentes. Essa diversidade acaba por enriquecer ainda mais a convivência.

    Penso também que a ausência de monotonia e o retorno rápido que você citou é proveniente da forma como a cidade foi estruturada e que propicia intercâmbios rápidos e permite a participação de todos com liberdade, como você salientou. Entendo que estes fatores, aliados ao seu grande talento ao escrever e enorme capacidade de interação e comunicação, fez com que você atingisse esse compartilhar tão importante e gratificante com uma rapidez ímpar.

    De minha parte trago a certeza que, se não tivesse conhecido o diHITT e tantos amigos, meu blog estaria correndo o sério risco de fazer parte das estatísticas dos blogs abandonados prematuramente.

    Quanto ao fato de me lembrar de você, isso era inevitável, afinal estamos unidas eternamente por muitas afinidades e por um lindo selinho...

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Sereníssima pelo elogio e por vir comemorar comigo. Embora nossa amizade seja recente, você já está fazendo parte da minha história na cidade. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  19. Oi Bel! Obrigada pelo elogio e por ter vindo comemorar comigo! Você já faz parte desta minha estória! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Concentrado, por vir participar também! Abs Denize

    ResponderExcluir
  21. Cuidado Professor, deste jeito eu vou acabar acreditando que sei mesmo escrever...rs.

    E você tem razão na sua observação. Estou muito satisfeita de morar nesta cidade e ter sido tão bem acolhida pelos moradores mais antigos.

    E fiquei aqui pensando, será que existe alguma explicação para algumas afinidades serem assim tão imediatas? Muitas das minhas amizades recentes, como a sua, já fazem parte desta estória.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Sônia pelo elogio e por participar aqui. Feliz Natal para você também! Abs Denize

    ResponderExcluir
  23. Fantastico. Adorei e estou encantado pelo texto. Foi conquista a primeira leitura.

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  24. Estava aqui pensando em como agradecer e como dizer que fez uma "obra de arte" encantadora!

    Quando foi em fevereiro, com quase 3 meses no site, fiz uma brincadeira prazeirosa: trocadilhos. A galera amou!

    http://blogzoomideiasdafadasemfim.blogspot.com/2009/02/festa-de-arromba-no-site.html

    E voce hoje fez com que viajássemos pelos blogs de nossos queridos amigos. Quanta sapiência!

    Denize, temos afinidades... receba meu fraterno abraço!

    "A gente não faz amigos, reconhece-os.
    Vinícius de Moraes"

    ResponderExcluir
  25. Não lhe conheço, mas adoraria. Grande texto

    ResponderExcluir
  26. Que lindooooooooo Denizeee!!!!
    Tu consegui unir tudo num só!
    E fiquei muito emocionada por ter meu nomezinho incluido ali!
    Quando alguém é simpático assim como você, fica fácil fazer muitos amogos!
    É um mérito seu!
    Desejo a ti que tenhos um feliz natal e um ano novo cheio de bençãos de Deus!

    Beijinhos, Ju

    ResponderExcluir
  27. Olá querida Denize,

    Vi somente agora seu recado no diHITT, por isso vim correndo conferir. E o quê encontrei? Uma bela história de amizade, narrada de forma super inteligente!!!

    Quando comecei a ver os nomesm dos blogs, percebi o quão fantástico era o texto. Quando vi o nome do meu, fiquei mais feliz ainda! Obrigado mesmo!!!

    É muito bom mesmo viver em uma cidade tão unida e acolhedora, quem nos dera se nossas cidades reais fossem do mesmo jeito. Fica aí o exemplo.

    Muito obrigado pelo carinho e pela lembrança, e saiba que fico super feliz em participar do seu blog, como leitor e "comentarista", rsrsrs, sempre que posso.

    Um grande abraço, e parabéns pelos 6 meses de vida do blog!
    Iúri.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luísa, também gosto muito de ser tua vizinha e você deve ouvir mesmo os meus passos, já que não paro quieta.

    E tem mesmo o problema do tempo para as visitações, mas sempre acabamos arrumando algum para visitar os vizinhos queridos.

    Agora, não sei se você reparou, mas ser minha vizinha aqui na cidade virtual tem uma grande vantagem. Você pode ouvir meus passos no andar de cima, mas não corre o risco de me encontrar no elevador e ser importunada com conversas bobas do tipo: será que vai chover?...rsrs.

    Feliz Natal para você também!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  29. Lilian amiga!

    Eu também senti, logo que cheguei aqui, esta falta de reciprocidade que você falou. Eu sempre gostei de comentar e participar e não via retorno por parte dos amigos.

    Mas aos poucos fui percebendo o motivo. São os que você citou.

    O fator tempo é determinante. São muitas notícias e cheguei a concusão que é impossível a gente acompanhar todas.

    Aos poucos, alguns amigos se tornaram mais próximos e mais participativos nas minhas postagens.

    Então comecei a notar que já não conseguia retribuir a altura, e como penso como você, que o retorno é muito importante nas interações humanas, comecei a me estressar. E ainda tinha a família me vaiando quando ficava muito tempo na internete. Cheguei a pensar em desistir.

    Hoje estou tentando ajustar meu ritmo, e embora ainda me entristeça por não poder dar o retorno que os amigos merecem, vou fazendo o que posso. Se percebo que alguém anda meio esquecido, largo tudo e faço uma visita demorada, me atualizando nas postagens que perdi.

    Dessa forma, vou levando. Penso que o blog e o contato com os amigos devem ser fonte de alegria. Então tento seguir na base do devagar e sempre.

    Obrigada por vir participar comigo, gosto muito de você, que já faz parte da minha estória aqui.

    Bjs no coração

    Denize

    ResponderExcluir
  30. Obrigada, Lison!

    Achei linda sua definição particular da nossa cidade virtual!

    E realmente somos vizinhos muito próximos, porque compartilhamos muitas visões de vida, pensamentos e ideais, e somos unidos por uma afetividade recíproca.

    Grande abraço, amigo!

    Denize

    ResponderExcluir
  31. Valéria amiga, apesar do nosso pouco tempo de contato, seu lugar nesta estória esta definitivamente demarcado!

    Este texto foi feito com muito carinho, e fico feliz que tenha gostado.

    Obrigada por ter vindo participar desta comemoração e partilhar comigo a alegria de morar nesta cidade.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Diego Amigo! Fiquei feliz que o Mr. Jones tenha vindo participar da minha comemoração já que ele faz parte desta estória.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  33. Sissym, fui lá ver sua Festa de Arromba. Um Festão! E que criatividade! Fiquei encantada!

    E dá para perceber mesmo que o pessoal adorou. Mas também pudera... Show de Bola!

    É temos afinidades mesmo, não resta a menor dúvida!

    Obrigada por ter vindo comemorar comigo, tá?

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  34. Que bom que você gostou do texto, Tiago! Obrigada por participar. Abs Denize

    ResponderExcluir
  35. Juliana, Brigadoooooo!

    Seu nome tinha que estar incluído lá.
    Tua gentileza e teu carinho comigo desde que nos encontramos nesta cidade, faz com que sejas parte integrante desta estória. Impossível ficares de fora!

    Também te desejo um lindo Final de Ano, querida amiga!

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  36. Oi Iuri, tenho observado sua presença constante nas minhas postagens e você já faz parte desta minha estória, sem dúvida nenhuma. Eu é que estou lhe devendo uma maior atenção ao seu blog, mas me aguarde!

    Adorei o nome que você escolheu para o seu blog. Achei genial!

    Obrigada por ter vindo participar da minha comemoração.

    Grande Abraço!

    Denize

    ResponderExcluir
  37. O bom disto tudo é a diversicação .... cada um na sua e todos com o mesmo objetivo, divulgar e conhecer um pouco mais .... que bom que nem todos são iguais.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Denize!

    As festas de final de ano atrapalharam "um pouco" minha rotina, por isso demorei a vir visitá-la.

    Achei este seu artigo fantástico! Você tem um dom incrível para escrever as coisas de uma forma tão interessante! Adorei mesmo conhecer seu mundo virtual pelos seus olhos!

    Fico também impressionado com a quantidade de amigos que fazemos por aqui. E você está em minha lista também! Foi muito bacana a forma como nos encontramos, e também o contato que tivemos desde então.

    Só posso desejar que você continue fazendo muito sucesso, tanto no mundo virtual quanto no mundo real!

    Um grande abraço e um ótimo 2010 para você!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.