SEGUIDORES

31 de janeiro de 2011

Já Pensou em Divulgar Seu Blog Através de Parcerias?

Convidei o meu amigo Iuri, criador do Blog Simples Assim, para fazer uma postagem no Blog da Comentarista e ele topou! O tema, como você viu acima, interessa a todos nós, que queremos divulgar nosso trabalho. Quer saber mais?

Conheci o Iuri e o Blog Simples Assim, depois que ele se tornou leitor e comentarista das minhas postagens. E fiquei encantada! Acho que o nome que ele escolheu para seu Blog simboliza o que a vida poderia ser: simples assim, se a gente não complicasse tanto...

Mas vou deixar que ele fale, o que não é fácil, já que se eu não me cuidar, não deixo ninguém falar...


Sobre Mim:
Busco aprender cada vez mais. Tenho como grande interesse na net, o aprendizado com difusão de conhecimentos

Sobre o Simples Assim...:
Um blog sobre opinião, cultura, informática, notícias, comportamento, etc. O objetivo do blog é principalmente expor opiniões e buscar a troca de experiências com pessoas sobre diversos assuntos. Além disso, o blog tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências.

Pronto! Agora que você já conhece um pouco sobre o Autor e seu Blog, segue a postagem:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à Denize pelo convite, fiquei realmente muito feliz por escrever esse post nesse blog que visito há alguns meses e possui um conteúdo fantástico, além de participar através dos comentários.

Dessa participação surgiu uma parceria, que é uma constante nos blogs, sendo esse o tema desse post. Apesar de ser uma forma simples e rápida de divulgação, ela gera visitas de forma muito prática. Então, vamos ao post!

A Importância das Parcerias em Blogs

Sempre tive muito vontade de escrever um livro – algum texto ou idéia que as pessoas pudessem ler e discutir, aprender, etc. Mas escrever um livro não é uma tarefa fácil, necessita de muito conhecimento e dedicação.

Uma maneira mais fácil que encontrei de expressar minhas idéias foi o blog – que é mais fácil de ser elaborado, mas tão complexo quanto um livro em se manter com qualidade. Pronto! Criei o
Simples Assim… e tenho escrito nele com muita satisfação. Porém, depois de publicado meu primeiro post, surgiu uma dúvida:

Como farei com que as pessoas tenham conhecimento da existência do meu blog?

Há vários modos de anunciar seu blog na net, e sem dúvida uma das mais importantes é a parceria com outros blogs.

Como funciona essa parceira?

De forma simples, a parceira se baseia na troca de banners entre os blogs: eu insiro no meu blog um banner do seu blog, e você insere em seu blog um banner do meu. Simples assim =)

Por que ter parcerias é importante?

Porque é uma ótima forma de divulgação do blog, fazendo com que você consiga leitores e possíveis assinantes de seus RSS’s (o RSS do Simples Assim… pode ser visto aqui, e o do Blog da Comentarista aqui).

Por exemplo, quem visita o Blog da Comentarista e consulta a área de parceiros, pode ver o banner do Simples Assim. Assim como quem consulta a área de parceiros do Simples Assim também pode ver o banner do Blog da Comentarista.




Guest Post – Mais uma forma de parceria


A divulgação de banners é a forma mais comum de parceria. Porém, outra forma tão eficiente é o Guest Post, que em tradução livre seria Post Convidado, ou seja, o autor do blog convida você a escrever sobre um assunto no blog dele. Esse texto é fruto do primeiro Guest Post do Simples Assim…, no excelente Blog da Comentarista.

Essa forma de parceria também é ótima, pois faz propaganda de ambos os blogs, pois também haverá um post no blog do autor do texto. Sem dúvida uma ótima forma de divulgação.

Cuidado com as parcerias!

Para blogueiros que querem audiência rápida, é comum a troca de banners com blogs de todo o tipo.

Para alguns, isso parece ser muito bom, pois pode aumentar sua audiência consideravelmente.

Meu ponto de vista é um pouco diferente
: Quando eu coloco um banner em meu blog, estou fazendo um anúncio daquele site, ou seja, de alguma forma eu gosto do conteúdo apresentado pelo blog. Então, se eu não gosto ou concordo com tais tipos de conteúdo, como eu vou fazer tais anúncios?

Isso me faz lembrar de uma frase dita por Roberto Justus, na final do programa O Aprendiz 6, onde uma finalista tinha que fazer propaganda da outra. As duas tentaram fazer, mas não tiveram sucesso total. A frase dele foi (mais ou menos assim):


Se eu fosse uma de vocês, não teria feito propaganda alguma, com o seguinte argumento: Como posso vender um produto que eu não compraria?

Entendeu o espírito da coisa? Espero que sim :D

E como faço meu banner?

Há muitos sites em que se pode montar seu banner grátis, de forma rápida. Um dos mais utilizados é o
BannerFans. Eu fiz meu banner no Bannersketch, que também recomendo. Basta preencher os campos e ir ajustando o banner.

Finalizando…

Essa foi minha primeira experiência com um Guest Post. Espero que eu tenha, de alguma forma, contribuído para esclarecer sobre a importância das parcerias, e o cuidado que devemos ter com elas.


E você, o que acha de ter parcerias no seu blog?

37 comentários:

  1. Parabéns pelo post.

    Guest post é uma forma que gera benefícios para os dois lados, tanto pra o convidado que escreve quanto para o blog.

    Quanto a banners sigo a mesma opinião, só coloco os que eu aprovo o conteúdo.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! A questão de parceria é fundamental para divulgar um site ou blog!!!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eu sou totalmente a favor, no início foi por meio das parcerias que fiquei um pouco conhecido, eu não coloco banner devido ao peso e escolher os 10 ou 20 mais dá muito trabalho.
    A colocação de links também é importante, não só para receber visitas como para gerar links, se você pesquisar um título de um artigo de um blog onde você tem o seu link verá que o nome do seu blog aparece no Google.

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amiga Denize, gostei muito da ideia, é mais uma ótima opção para divulgar Blogs, além da troca de experiências!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos,

    Fico feliz em saber que todos são a favor de parcerias. Sem dúvida é um item muito impotante na popularização dos blogs.

    Além disso, receber a confiança de um parceiro é um fator de muita felicidade para o blogueiro.

    Sucesso a todos!
    E obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, pelo tema pois agindo assim colaboras com todos nós blogueiros de plantão, boa dica, valeu ok...

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o Guest Posts, citações do blog parceiro em postagens, comentários no blog parceiro, seja uma forma de parceria que acrescenta muito mais que uma simples troca de Banners.

    Você foi ótimo no seu primeiro Guest Post, ótima postagem.

    Renan

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!
    E então... vamos fazer uma parceria??

    gurizadablog@yahoo.com.br

    Té.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos,

    Acho que fui muito feliz na escolha do tema, e com o apoio da Denize, ficou melhor ainda.

    Espero que esse post possa impulsionar de alguma forma as futuras parcerias!

    Grande abraço, e obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Iúri e Denize!

    Parabéns a ambos pelo guest post! À Denize, por permitir a publicação em seu blog, e ao Iúri, pelo ótimo texto. O assunto é mesmo de interesse geral.

    A "troca de banners" é mal vista por alguns. Um dos motivos para isso é o fato do Google não gostar muito dos "links recíprocos" (ou seja, de sites que linkam entre si). Mas, punições para isso só acontece quando há exageros - embora não seja possível sabe quanto é exagero nesse caso.

    Sua orientação nesse caso, Iúri, é ótima: tomar cuidado com quem fazemos a troca de banner. Dependendo do público e do assunto do blog, é importante conhecer o parceiro para evitar surpresas desagradáveis. No meu caso, optei por criar uma política de parcerias onde digo o tipo de conteúdo com quem não faço parcerias.

    Mas, os "guests posts" são mesmo uma forma especial de parceria. Exige confiança mútua entre os blogueiros que participam e dá destaque a ambos. Ganha quem publica e ganha quem escreve. Este é um bom exemplo disso!

    Um abraço a vocês e, mais uma vez, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  11. O assunto tratado remete a um termo bastante conhecido no meio corporativo. Estou me referindo ao Networking, e que de fato traz muitos bons resultados. Assim como na blogosfera, no mundo corporativo ter relacionamentos é imprescindível ao sucesso. Sucesso que aliás meu grande camarada Iúri tem de sobra. Foi ele que me incentivou a voltar a manter um Blog, e tenho feito isso praticamente por causa dele, já que nao tenho muitos relacionamentos na blogosfera. Parabéns Iúri e parabéns à Denize pela iniciativa. Ambos estão convidados a publicar um Guest Post no meu humilde Blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Denize,

    Eu estou a andar ao contrário! rsrs
    Já tinha lido e comentado o Post do Iuri, mas só agora aqui cheguei! Porca miséria!

    Eu concordo contigo. aliás, nestas coisas muito técnicas eu deixo para os experts. Confio neles! rsrs
    Se estiveres aberta a uma parceria com o Arte&Manhas, vamos lá! :)

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  13. Olá Iúri!
    Parabéns pelo seu guest post aqui!
    Sou a favor de parcerias também, e guest posts com certeza!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá amigos!

    Fico muito feliz em ler cada comentário e saber que o assunto agradou.

    Quero agradecer a todos pela participação, pois sem dúvida esse relacionamento tende a aumentar nossa estima quanto a escrever e manter um blog, além de aumentar nossa rede de amizades!

    Denize, mais uma vez muito obrigado!
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post, Iury, conheci os blogs da Denise hoje (e to adorando), vou visitar o teu blog também. Se quiserem, vejam meu perfil e meu blog

    Quanto ao assunto do post, eu tenho preguiça de sugerir parceria com outros blogs.
    Outras vezes, é vergonha, ou medo de recusarem.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo artigo Iuri!
    E esta iniciativa da Denise em abrir espaço para articulistas parceiros é louvável!
    Visto que a interação na comunicação é fundamental para o desenvolvimento intelectual, profissional e espiritual!
    Onde nós seres humanos somos dotados de uma percepção cognitiva (o que pode ser um tanto redundante, porque cognição significa a aquisição de um conhecimento através da percepção), capaz de identificar algo que nos agrade ou desagrade. E a discussão nos permite isto, conhecer o pensamento próximo nos permite ampliar nossa capacidade de assimilação de pensamentos, idéias e conceitos.
    A parceria através do Guest Post dá credibilidade aos leitores que acompanham os blogs parceiros, significa que conteúdo de qualidade está sendo publicado!
    Grande abraço a todos e sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Olá Willians e Anderson,

    Muito obrigado pela participação.
    A Denize é uma pessoa fantástica, e tenho muito a agradecê-la por essa iniciativa.

    Grande abraço, e obrigado pelos comentários simpáticos.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada João! A Postagem do Iuri nos permite refletir e trocar a palavra Competidores por Parceiros, unindo forças na divulgação do nosso trabalho. Abs Denize

    ResponderExcluir
  19. Inotebook: Obrigada por deixar sua opinião! Abs Denize

    ResponderExcluir
  20. Bem lembrado, Catarino! A parceria através dos links nos blogs tem influência no google, já observei isso. Mas gosto dos banners. Quando você se refere a peso, acho que você quis dizer que a página fica pesada para carregar, não sei se entendi direito. No começo, me preocupei com isso também, mas depois que descobri o banner rotativo, não tive mais problemas.

    Obrigada por vir trazer sua experiência para esta discussão baseada na Postagem do Iuri.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  21. Oi Lison! Que bom que você gostou da idéia! O Iuri descreveu muito bem estas formas de divulgação. Tanto a troca de banners como o Guest Post, são alternativas de divulgação que estão ao alcance de todos nós.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  22. Minhas Poesias Irradiantes: Obrigada pelo comentário e por participar aqui! Abs Denize

    ResponderExcluir
  23. Blogdaconvergencia: Também acho muito interessante a idéia do Guest Post! Obrigada por vir prestigiar a postagem do Iuri. Abs Denize

    ResponderExcluir
  24. Gilmarzinho: Valeu a participação! Abs Denize

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Adelson! Seu comentário foi uma aula sobre Parcerias e acrescentou muito à postagem do Iuri. E eu fiquei feliz de ver meus dois queridos convidados aqui reunidos. Abs Denize

    ResponderExcluir
  26. Oi Helio, concordo com você que é fundamental uma rede de amigos, acho até que em qualquer atividade da nossa vida. Afinal, sem amigos não somos nada! Obrigada por comentar e participar aqui. Quanto ao Guest, tenho alguns já em andamento, então aguarde um pouquinho, tá? Abs Denize

    ResponderExcluir
  27. Eu de vez em quando, Luísa, não só ando ao contrário, como em círculos...Andar em cículos é muito ruim porque a gente anda anda e quando vê está de volta ao mesmo lugar...rsrs.

    Eu vi seu comentário no Post do Iuri, tenho certeza que ele ficou feliz com a tua participação.

    E concordo, coisas muito técnicas é para os especialistas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Te agradeço por você vir prestigiar a postagem do Iuri aqui, Sandra! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  29. Obrigada William! Seja Bem-vindo! E pense com calma sobre as parcerias, tá? Elas valem a pena! Abs Denize

    ResponderExcluir
  30. Oi Anderson! Achei muito interessante teu comentário. Também penso que a troca de idéias amplia nossos conhecimentos e acarreta crescimento pessoal. E o Guest Post é sem dúvida uma excelente forma de parceria. Por isso, o Iuri foi muito feliz na escolha do tema e na abordagem que fez do assunto. Abs Denize

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo seu guest post Iuri. Vocês dois fazem um parcerias e tanto.

    ResponderExcluir
  32. Olá querida amiga,

    Excelente essa postagem e muito interessante o assunto. Gostei . Já copiei o banner e tentarei inserí-lo no blog. Do Iuri também.
    Beijos e fique com a paz do Senhor.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  33. Olá, sigo seu bog há um certo tempo. Concordo plenamente que a divulgação de posts de parceitos é realmente uma boa e tenho feito isso no meu, sob o título 'Mande a Sua'. E desde já deixo o convite!

    ResponderExcluir
  34. Olá Denize,

    Já parceria de banners, links e guest post.. acho saudável, desde que (como tu salientou) tenha cuidado com a qualidade e objetivos dela.

    Abraço

    ResponderExcluir
  35. Olá querida Denize,

    Como é bom voltar a um post e ver que agradou aos leitores: isso também é um fator fundamental para o aumento de leitores. Além disso, os comentários em si geram links para outros blogs, que podem ser futuros parceiros.

    Mais uma vez obrigado pela oportunidade do Guest Post.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  36. Excelentes dicas!você toparia fazer uma postagem
    no meu blog o birasblog? eu aceitaria com todo
    prazer!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.