SEGUIDORES

11 de janeiro de 2013

Criticar é Fácil! Difícil é Ser Criticado!

Mais um Comentário recebido na minha Postagem Que Fim Levou Nossa Compaixão?. Dessa vez quem comentou foi minha amiga Maria Souza, do blog Maturidade que também não concordou muito com a minha visão do tema e me deu o que pensar...

Comentário da Maria Souza

Vejo que a dificuldade de aceitar críticas ou ouvir julgamentos de terceiros sobre nossos atos é imensa.

Às vezes minha filha, exemplificando, prefere cortar a conversa do que ouvir algo que seu interior sabe ser necessário, mas não quer aceitar.

Assim é o Ser Humano e não há o porquê pedir desculpas. Faz parte de nossas imperfeições tais atitudes.

Claro que determinadas pessoas usam dessa premissa para mostrar-se superior, aí esse comportamento adquire uma conotação mesquinha.

Um beijo e tudo de bom nesse iniciar do novo...
do tudo novo...

Te adoro e sou grata a Deus por ter te conhecido.

Maria Souza - Porto Alegre - RS

Minha Resposta

Concordo contigo Maria, quando dizes que é muito difícil aceitarmos críticas. Mas penso que existem críticas construtivas e críticas muito, mas muito destrutivas.

Existem críticas que tem o franco objetivo de reerguer as pessoas, que mostram caminhos, que valorizam o que elas tem de melhor, que demonstram que os erros podem e devem ser consertados, que incentivam mudanças de comportamento, para que elas possam viver melhor.

Na maioria das vezes, este tipo de crítica recebemos de pais, familiares e amigos amorosos, que visam nos orientar e que tentam evitar que tenhamos sofrimentos desnecessários.

Mas existem as destrutivas. Que humilham e rebaixam as pessoas, que lhe dizem que você não tem mais jeito, que expõem as suas dificuldades e fraquezas para terceiros.

Algumas pessoas parecem que acreditam que para se destacar precisam diminuir os outros, ainda não descobriram que não existe a menor necessidade disso. Se alguém é bom em alguma coisa, é porque tem méritos, não é bom apenas porque o outro é pior.

Quem já foi alvo de críticas destrutivas precisa ter uma boa auto-estima, senão fica difícil não acabar se deprimindo. Falo por experiência própria. Conheci de perto os dois tipos.

Mas como tu disseste, tudo faz parte das nossas imperfeições, pouco a pouco, vamos revendo conceitos e avançando...

Viu o que tu fizeste? Acabei me empolgando e quase fiz outro post...rs

Tenha uma linda Virada de Ano, minha querida amiga! Com muita Paz, Saúde e Prosperidade!

Tu sabes que tens uma fã, aqui!

Bjs no coração!

Denize 

14 comentários:

  1. Denise, acredito que a Maria se referia as críticas construtivas, porque até mesmo elas temos dificuldade de aceitar se não vão de encontro as nossas expectativas.
    Muito bom amiga.... adoro seus post, você escreve muuuuuiiiiitttooooo.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Não sei qual o objetivo real do Pablo ao criar o Dihitt para nós, adeptos, mas diria que é através dele que, cada dia, crescemos porque além de amizades formadas virtualmente, nos colocam na condição de "pensantes", como bem dizes, aliás.

    Denize, concordo com tua réplica (rsr).
    Quem sabe exista um outro ponto que ainda não nos demos conta: personalidades distintas!

    Que enorme exercício temos que executar para saber diferenciar seres que criticam com boa ou má fé.

    Podemos estar diante de uma coisa muito simples:
    aceitar ou não aceitar críticas vindas da índole da pessoa.

    Renderia muito mais comentários, mas fiquemos por aqui.
    Obrigada por trazeres essas reflexões.
    É muito bom ...às vezes nos faz mudar o rumo da embarcação.

    beijos, Maria Souza (breve Maria Marçal) - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. Olá Denize,

    Você tocou num ponto muito importante: quem não tem a estima em alta é um forte candidato à depressão. É por isso que sempre devemos prestar muita atenção quando falam com a gente, principalmente se for uma crítica, de modo a absorvermos o melhor disso.

    Agora, nem sempre é fácil, mesmo quando é construtiva. Como é dito na psicologia, muitas vezes é necessário "elaborar" muito para extrair o máximo das críticas.

    Belo post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denize,

    A questão da critica é a maneira como é emitida e como recebida.. O interior da pessoa é muitas vezes ácida, amargurada e raivosa. Então a critica é maldosa, destrutiva. Mas tem o lado contrário daquela pessoa amorosa, que através de uma sugestão critica ajuda muito mais..

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Denize querida!
    Ver o diálogo de duas pessoas que eu adoro (tu e a Maria) é muito legal. Dá gosto de ler.
    Concordo com o que foi dito... acredito que mais do que apontar defeitos a melhor crítica é a que aponta soluções. Que ajuda. Que constrói.
    As críticas dadas para reduzir as pessoas normalmente não servem para nada (a não ser desgastar os envolvidos).
    Só acrescentaria nesta análise que há pessoas não abertas para crítica, pois estão na defensiva e não dispostas a crescer. Isto pode tornar uma crítica construtiva um problema. ;-)
    Parabéns pelo belo texto querida.
    Beijo no coração, Fernandez.

    ResponderExcluir
  6. Que Post Fantástico!
    AMIGA DENIZE.


    Com sinceridade eu acho essa área um campo minado. Ora, aceitamos, quando estamos muito receptivos, ora, refutamos e defendemos ardentemente até os nossos erros, jorra palavras aos borbotões e justificamos o injustificável, contanto que não a aceitemos. É quando elegemos primeiro a nossa vã razão descabida e recusamos qualquer tipo de crítica e acabou, e ainda acrescenta-se o, quem você pensa que é? E pronto.

    Acho muito delicado.

    Parabéns por mais um texto reflexivo!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  7. Olá Denize,
    O comentário da Maria e o seu pensamento, e/ou resposta, em momento algum se divergem, antes se complementam.
    Existem pessoas que fecham os olhos para seus defeitos e por mais carinho que tenha em alertá-la, não existe mudança. Assim como existem pessoas, muitas pessoas, que para se mostrarem melhores, superiores, menosprezam e humilham sem ter a menor intenção em criticar para que haja uma melhora.
    Gostei muito da reflexão.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Entendo que criticar é fazer uma análise de uma determinada conduta, para apontar os pontos positivos e os negativos de quem ou do quê está sendo criticado, como uma obra de arte, por exemplo, ou a atuação de um profissional qualquer. Não devemos confundir crítica com maledicência.
    É apenas uma opinião que deve ser criticada pela autora desse post.
    Um abraço.
    João

    ResponderExcluir
  9. A crítica é muito importante para a nossa evolução e para o nosso conhecimento. Mas, eu acho que temos que ter a capacidade de dar importância e aceitar as críticas construtivas e não dar importância às críticas destrutivas. Às vezes, é preciso dar um tempo e regressar à crítica e ponderar sobre a situação que deu origem à crítica, sobre o nosso estado emocional naquele momento, sobre o estado emocional de quem criticou e sobre a crítica em si. E fazer uma avaliação com cabeça fria.

    E temos que ter confiança em nós. Confiança para rejeitar uma crítica e a mesma confiança para aceitar outra crítica. Ou, por outras palavras, não podemos ter medo de sermos quem somos. E ao aceitarmos quem somos. Ao sabermos quem somos, vamos estar mais preparados para aceitar e rejeitar críticas.

    Mas, a crítica é importante. Há vários estudos científicos que comprovam que somos mais produtivos quando pensamos em grupo. Deverá acontecer o mesmo quando temos feedback de muitas pessoas. Essa dialética obriga-nos a ver um problema de perspectivas novas. E isso é positivo.

    ResponderExcluir
  10. Eu admiro a sua iniciativa, mostra-se atenta com outros blogs, parabéns! Gosto realmente daqui =)
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Denize,

    As críticas sempre são bem-vindas, mas devem ser bem dosadas a fim de ajudarem, pois se a crítica for negativa não ajuda em nada.

    Quando conquistamos algo em nossas vidas, acredito que seja por nosso próprio mérito, e, sendo assim, que venham as críticas... Nós sabemos quem somos e o que fazemos, então, basta não dar ouvidos aos malfeitores e invejosos.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  12. Denize,

    Sempre estaremos diante de quem nos critica positiva ou negativamente. O primeiro percebe em nós algo que não estamos conseguindo enxergar, seja ele um defeito, atitude, maneira de falar etc. Fala com carinho e propriedade, visando o nosso bem.
    O segundo, aquele que critica destrutivamente, é semelhante ao que Jesus disse a repeito:

    "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7:5)

    Jesus estava falando daquele que julga, que aponta o erro do outro, mas não consegue ver os seus próprios. O crítico destrutivo é, quase sempre, um mero julgador. Quando não é isso, o faz por inveja; é alguém de mal consigo mesmo e com os outros e também com a vida. E, aí, esperar algo bom desta pessoa, é o mesmo que esperar que o espinheiro dê cachos de uvas deliciosas e doces.

    Geralmente este tipo de pessoa é grosseira no trato e tem por hábito justificar suas grosserias, afrontas e "detonações" autodenominando-se de franca, sincera, "objetiva". De fato, é curta e grossa e suas críticas não devem ser levadas à risca.

    Ressalto que devemos desenvolver uma autocrítica sadia. Há pessoas que também se detonam por coisas boas. Cobram demais de si, são perfeccionistas e, de tudo o que faz, nada está bom para si.

    De qualquer forma, precisamos aprender a lidar com as críticas sendo elas positivas ou negativas. Não devemos pautar as nossas vidas em agradar os outros. Devemos respeitar o outro, proceder bem para com os outros, mas, sem ser narcisista, devemos estar bem com nós mesmos.

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  13. Acho que tudo depende do tom da crítica, Denize!

    Na internet, via de regra, o que se vê são verdadeiras agressões quando se põe um tema em discussão. Aí, realmente, fica difícil aceitar a crítica. Mas quem entra n'água tem que estar disposto a se molhar, e até com isso já aprendi a conviver. É parte da vida do blogueiro.

    Aliás, espero que você não critique a minha iniciativa, e se o fizer, seja boazinha. Coloquei um banner do "Blog da Comentarista" entre os "Parceiros" do Dando Pitacos, apesar de saber que o seu blog não precisa desse tipo de ajuda. Tudo bem?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  14. Olá Denise
    Saudades de você
    Passando por aqui para recordar
    beijos mil

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.