SEGUIDORES

29 de setembro de 2010

Quer Ter um Blog e Não Sabe Como? Seus Problemas Acabaram!

Não, não é um anúncio das "Organizações Tabajara"...rs. Como prometi neste texto Já Pensou em Ter Seu Próprio Blog?, vou tentar ajudar quem tem vontade de ter um blog e não faz idéia de como conseguir isso e por onde começar.

Prometi a mim mesma quando inventei esta brincadeira aqui, que assim que fosse possível faria uma postagem para quem, como eu no início, desconhece totalmente qualquer coisa referente a blogs.


Ainda lembro das dificuldades que tive, não por ser uma coisa complicada, mas por não saber sequer onde encontrar ajuda.


Primeiro quero partilhar a minha experiência, com algumas dicas gerais:


1. Não tente aprender tudo de uma vez só. Encaixe essa atividade dentro do seu tempo disponível. Eu exagerei e acabei me estressando, quase desisti. Veja
aqui.

2. Não se assuste com o "internetês" e o "Informatiquês" com os quais você vai se deparar o tempo todo. Para quem não está acostumado com os termos usados e não conhece inglês, isso pode ser um fator desmotivador, pude comprovar. Cheguei a reclamar. Veja aqui.

Mas a gente aprende, nunca esqueça disso. Até hoje têm coisas que não entendo bem, mas a maioria delas já sei para que servem e como usá-las.


3. O blog é um espaço onde você pode expressar suas idéias, seus conhecimentos para o "mundo" e até mesmo utlizar seu talento para ajudar outras pessoas. Mas isso tem que ser feito de uma forma interessante, para que seus visitantes tenham vontade de voltar.


4. Se você se sentir em algum momento completamente atrapalhado(a), tenha sempre em mente que isso é normal para quem está aprendendo coisas novas e você não é o único. Veja este texto
Blogueira Principiante: Completamente Perdida!.

E agora vamos ao que interessa:


Para esta primeira parte vou indicar o excelente
Dicas Blogger, da Juliana Sardinha. É só clicar aqui e você será direcionado para um "passo a passo" que vai lhe ensinar como criar seu blog. Leia com atenção.

Vou destacar também o
Gerenciando Blog, do meu amigo Adelson. Posso garantir que se não tivesse conhecido este blog e seu criador, teria desistido quando comecei.
 
A sorte foi que ele me "achou" ao comentar numa postagem que fiz bem no início(como contei no "aqui" do ítem 2),  já em desespero...rs. E o Adelson tem características essenciais para quem se propõe a ajudar iniciantes nesta área: ótimo conhecimento, uma linguagem acessível e muita paciência.

Mas tem outros blogs excelentes também e que me ajudaram muito. Vou citar apenas 3 porque senão este post ficará enorme...


1.
Dicas para Blogs, do Fabiano Roberto

2.
Ferramentas Blog do Marcos Lemos

3.
CódigosBlog do Paulo Estevão

Ressalto que estes blogs não se dedicam apenas a ajudar principiantes, são ótimos também para os blogueiros mais experientes. Esta área é muito dinâmica e geralmente aparecem novidades. Eu estou sempre fazendo uma visitinha...


Última dica: qualquer dúvida, utilize seu "buscador" preferido, seja para esclarecer melhor algum termo esquisito que você não entendeu, seja para encontrar outros ótimos blogs que não citei aqui.

Uma vez que você tenha criado seu blog e ele já tenha um conteúdo legal e uma cara boa, chega a hora de começar o trabalho de divulgação.

Por isso, aguarde a minha próxima postagem, já que também quero partilhar minha experiência nesta questão e tentar ajudar...


E agora, mãos à obra e sucesso nessa nova empreitada!
Ah, e não esqueça de dizer se achou esta postagem útil, tá?

12 comentários:

  1. Olá, Denize!

    Este artigo ficou muito bacana! É um ótimo incentivo para quem quer começar um blog mas tem medo das dificuldades que virão. Claro que elas existem, mas é possível enfrentá-las com alguma paciência e um pouco de ajuda.

    Muito obrigado pela citação do Gerenciando Blog! Foi mesmo bem interessante a forma como nos encontramos. Fico muito feliz em poder colaborado para você não ter desistido. Senão, não veríamos ótimos artigos como este.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Denize !
    Excelentes dicas, eu que ainda estou com bloguitcho engatinhando, com menos de 2 meses, procuro sempre posts como este para me direcionar !
    O Dicas para Blogs do Fabiano é praticamente meu manual, pois com ele aprendi a mexer com os famigerados códigos Html que me deixavam louucaa !!
    Ótimo texto, adorei !
    Grande beijo !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom amiga, uma pequena aula. Orientar aos iniciantes é sempre prazeroso, parabéns pelo pos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo,pena não ter conhecido seu espaço quando comecei.
    Cheguei a criar um blog com a ajuda de uma amiga,mas sem ela não sabia nem fazer postagens,deletei o blog.
    Dai um dia resolvi que ia criar outro e aprender mexer.Isso foi no dia primeiro deste ano,consegui.
    Sempre que vejo algo relacionado a blogs,leio.Sempre temos algo a aprender e com a turma do diHITT então...
    Obrigada pela postagem.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Adelson, realmente a idéia desta postagem é ser um incentivo para quem quer criar ou mesmo melhorar seu blog. E mais que isso, tentar indicar um caminho que possa ajudar...

    E você tem razão, se você não tivesse me ajudado ninguém veria um artigo como esse. Para ser mais exata, ninguém veria artigo nenhum de minha autoria, porque como eu disse, fatalmente teria desistido.

    Só espero que essa postagem possa realmente ser útil...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Sam, como assim engatinhando? Teu blog está lindo! Você aprende rápido.

    Eu sofri muito quando comecei. Não tinha nem o hábito de usar muito a internet. E para deixar as coisas mais emocionantes a internet era de acesso discado, olha que maravilha!....rsrs.

    Tambem gosto muito do Dicas Para Blogs.

    No começo, como contei na postagem, me mudei de "mala e cuia" para o GerenciandoBlog. Mas também não posso esquecer de vários outros blogs ótimos que não citei e que conheci ao longo do tempo. Estou até pensando em citar mais alguns na minha próxima postagem. Todos eles me ajudaram muito e continuam ajudando...

    Parabéns pelos 2 meses do blog, mais uma vez!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Príncipe, obrigada! Quero ver se consigo alcançar mais pessoas que sonham em criar um blog e não sabem por onde começar ou mesmo aquelas que querem melhorar os seus e não sabem onde ir...

    Mas na verdade não estou orientando, quem sou eu, apenas estou dando umas dicas e indicando alguns blogueiros que tem competência para ajudar e se dedicam a isso.

    Valeu, amigo!

    Abs

    ResponderExcluir
  8. arteinfantil-elartes: Oi amiga, você viu que é só ter um pouco de persistência que a gente acaba aprendendo, ainda bem que você não desistiu.

    Já estive lá no teu lindo espaço e adorei. Também fiquei encantada de conhecer a maravilhosa atividade a qual você se dedica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Denize, também li bastante esses blogs que ajudam iniciantes quando comecei meu blog. Dos que vc mencionou usei o dicas blogger, mas ainda usei também blogs em inglês que explicam muita coisa. O que me faltou foi tempo pra ler mais.

    ResponderExcluir
  10. Denize, to meio doidona ou vc já ensinou uma vez?! É sempre bom pessoas que tem maior conhecimento e boa vontade passarem informação aos demais amigos. Eu tive dificuldades no inicio, não é tão facil assim. Claro, aprendemos com os erros, mas nem todos são experts em informatica! beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Leila,

    Então você concorda que esses blogs são uma "ajuda e tanto" para quem está começando, né?

    Para quem fala inglês como você, as dificuldades são bem menores, embora os "tradutores" facilitem um pouco para quem não domina o inglês.

    No meu caso eu demorei para encontrar ajuda, porque a idéia de criar um blog saiu do nada, eu nem sabia o que procurar e pesquisar. E nem tinha o hábito de navegar na internet, só usava o e-mail. Aí já viu, né?

    Por isso tive a idéia desta postagem, cujo objetivo é apenas indicar um caminho...

    Obrigada por vir partilhar sua experiência aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Sis, fique calma, você está ótima...rsrs.

    Eu realmente fiz uma postagem no meu outro blog, mas apenas de forma superficial e avisando que iria aprofundar o assunto. Até porque queria criar um acesso para este artigo que pudesse ser usado pelos visitantes de lá.

    Neste aqui é que indico alguns dos blogs com os quais aprendi muito e continuo aprendendo...

    Mas como disse na primeira postagem, não vejo maiores dificuldades na criação de um blog. Nada que tempo, paciência, dedicação e ajuda de quem se propõe a ajudar, não solucione. Não é uma atividade que eu classificaria de complicada.

    O grande problema que encontrei no início foi a "empolgação" e consequentemente o exagero de querer aprender tudo rapidamente. Até porque paciência positivamente não faz parte das minhas qualidades...rs.

    E depois que descobri que além de escrever podia também interagir com os outros blogueiros, aí sim não consegui mais "dar conta" e fiquei tão estressada que quase desisti.

    Hoje não tenho dúvida que o segredo é ir fazendo as coisas na medida do possível e ter um pouco de disciplina para não extrapolar nosso tempo disponível.

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.