SEGUIDORES

31 de março de 2011

Amores no Velho Chico: É Hora de Viajar, Sem Sair de Casa!

Agora chegou a vez da minha querida amiga mineira Valéria Kitmell, que aceitou meu convite e  aqui veio para falar sobre o seu trabalho,  o Amores no Velho Chico (clique para acessar).

Mais que um Site,  mais que uma expedição que segue a trajetória do Rio São Francisco, uma verdadeira viagem pela vida. E para que se possa aproveitar plenamente esta viagem, há que se ter olhos para ver as belezas das paisagens, ouvidos para ouvir os sons da estrada e as palavras ditas em cada entrevista, mas acima de tudo, sensibilidade para perceber a vida que se revela através das histórias vividas e contadas, e que pulsa em todos os lugares se confundindo com as batidas do nosso próprio coração.

Com a palavra, a minha amiga Valéria:



Amores no Velho Chico nasceu pra contar histórias tendo, no rio São Francisco o seu roteiro e amostragem, já que passa por 5 estados brasileiros. 

A idéia inicial era falar dos casais e os amores inusitados – me lembro bem deste adjetivo. Mas, foi na primeira entrevista (Lourdinha) que comecei a perceber que o amor não poderia se limitar a duplas. Depois, veio  Geraldo que emaranhava os olhos da gente, ao falar do seu amor pelo rio e o respeito pelas pessoas. E na seqüência, daqui e dali, coletando histórias, a própria natureza se manifestou. Parecia um pedido de “me entrevista, eu quero falar de amor!”

O amor que fomenta idéias, transforma seres em vidas e só com o pulsar dele, dentro do peito, muda as cores do mundo, está por toda parte, em todas as formas. É o tesão, o desejo, a força, o ir em frente! Porém, este impulso, busca intrínseca de cada um, vive perdido no pé de guerra, na queda de braço, e ainda por cima, é chamado de falso, inexistente. Ilógico, não é?

Mas, porque ele não consegue se manifestar, na sua plenitude? Acredito, que só se ama, se gosta, aprecia e se preserva aquilo que se conhece. De outra forma seria o mesmo que ver, mas não sentir. O amor existe e esta espalhado no desconhecimento.

E é neste ponto, que Amores no Velho Chico se embasa. Divulgar, da forma mais próxima possível, as várias manifestações do amor, lado a lado das pessoas que tem a vida incendiando a pele, o que são, o jeito de viver, como viver e que se enamoram pelo seu lugar. E estas formas serão retratadas,  para que se impregne o Brasil.



Serão 78 cidades visitadas, em nosso trajeto. Cada uma recebendo a sua e a história da outra, pra que possam se conhecer. Ao final, a primeira, receberá a história da última, fechando o elo.

As dificuldades são inerentes. Mas sei que o êxito ou fracasso desta empreitada não depende da força que impomos em cada erro ou acerto, mas na persistência. Assim, quem sabe, pelas histórias que contarmos, seja plantado no coração de cada um, a confiança de que o amor existe. É só ver, pra crer!

Amores no Velho Chico conta histórias, mostra caminhos, resgata memórias e valoriza pessoas, resguardando os valores culturais. É uma aventura de arte, esperança e vida.


Conheça um Pouco mais Sobre a Valéria:


Eu? Nasci curiosa e questionadora. Sempre achei que as pessoas e os lugares são fascinantes demais para ficar sem pergunta. Por isto gosto de desvendar outros mundos que não somente o meu. Meu blog
PALAVRAS & HISTÓRIAS  conta fatos reais. Uns divertidos, outros nem tanto. As vezes falo de mim mesma. A vida é que nem comer um prato saboroso. A gente sabe que vai acabar, por isto é bom aproveitar cada pedacinho e dividir com quem a gente gosta, não é mesmo?


Te agradeço muito Valéria, por me permitires divulgar esta maravilhosa viagem neste meu singelo espaço.

Crédito das Imagens: Velho Chico by Valéria

25 comentários:

  1. Chego para dizer que conheci pessoalmente a Valéria em Belo Horizonte o ano passado.
    Pessoa de bem com a vida e ansiosa por desvendar o mundo na sua Expedição.

    Torço demais para que a vida dessa amiga se beneficie do que coletar de maravilhoso nessa empreitada.

    Um beijo as duas,

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Ora, a Valéria citou duas coisas das quais ainda eu não havia feito reflexão, e que me chamaram a atenção. Seria mais ou menos isso:

    1) Uma palavra ouvida "in loco" é muitas vezes mais tocante e significativa que um discurso bem dito, e assistido à distância, virtualmente. Viver algo é viver "com" algo!

    2) O sucesso instantâneo de algo depende muito da visibilidade que recebe, mas o valor dado pelo Tempo vem da força e dos contornos das pegadas que esse algo deixa na areia do Tempo. Portanto, persistência é fundamental, como resistir e viver!

    Parabéns à Expedição e à Valéria!

    Abçs a você, Denize!

    ResponderExcluir
  3. Oi Denize que delícia de escolha... uma pessoa de fibra pra falar de um projeto de vida!
    Valéria minha chará, você é uma mulher de ação que concebeu um projeto lindo, onde conta a vida pelos olhos do amor....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns pelo post que também relatas os Amores no Velho Chico nasceu pra contar histórias tendo, no rio São Francisco o seu roteiro e amostragem, já que passa por 5 estados brasileiros. Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Olá senhora!

    Desculpa o atraso, eu estava em campo, colhendo mais matérias para o Amores.

    Denise, seu espaço é lindo, seu trabalho maravilhoso e dá até pra sentir, uma energia mágica e poderosa, que gira neste layout bonito.

    Pra mim foi uma honra vir fazer parte do seu cantinho. Uma grande oportunidade para repartir o meu "prato" Amores no Velho Chico com tantos amigos. Muito Obrigada.

    Hoje, sou toda Orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida Denize para nós foi uma grande alegria receber esse presente de tuas mãos. Seu espaço é lindo e sempre traz publicações excelentes.

    Ganhar o privilégio de mostrar um pouco do que é o Amores no Velho Chico e ao mesmo tempo enaltecer a grande criadora de todo esse empreendimento foi para todos da equipe um grande prazer.

    Desejamos a você muitas felicidades, parabéns pelo bloguer e um muito obrigada de todos nós pela iniciativa.

    Abraços

    Expedicionários

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, quer dizer que você conhece a Valéria pessoalmente? Eu não posso dizer o mesmo, mas acho que existe uma boa chance disso acontecer...

    Também desejo tudo de bom para a nossa amiga e sua equipe nesta linda "caminhada" e nesta proposta de nos trazer belas histórias para emocionar e encantar nossos corações!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi De querida!
    Ahhh...convidada mais do que ilustre! Parabéns por essa maravilha de postagem! Você é uma anfitriã de primeira, daquelas que nos recebe em casa e nos faz sentir na nossa própria casa! Adoro vir aqui...você sabe!
    Parabéns Valéria por essa verdadeira viagem, não apenas de lugares fantásticos, mas de histórias reais, de pessoas apaixonantes. Cada vez que leio uma das suas experiências, fico encantada com esse projeto! Espero que todo esse material se transforme em documentário e que o mesmo seja exibido na TV e em horário nobre para que todos conheçam um pouco mais sobre o Brasil e seus amores...
    Parabéns, de coração! Você é admirável!
    Grande beijo às duas,
    Jackie

    ResponderExcluir
  9. Oi Ebrael,

    Nossa adorei suas reflexões com base no lindo trabalho da Valéria.

    Obrigada por participar aqui, amigo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria, também gostei muito da sua definição... E te agradeço por participar aqu dessa divulgação.

    Legal! Um encontro de "Valérias" neste espaço, duas amigas muito queridas e especiais...

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Charles, legal que você gostou desta postagem em que a Valéria nos fala sobre seu lindo Projeto. E muito obrigada pelo seu apoio e participação aqui, amigo! Abs

    ResponderExcluir
  12. Oi Valéria, o importante é que você está aqui para receber os amigos que nos deram a alegria de participar da tua linda postagem.

    Fiquei toda boba com teu elogio! Mas a energia desse espaço é fruto direto do talento dos blogueiros que me deram a honra de abrilhantar este meu cantinho, como você fez agora...

    Aqui sou apenas uma coadjuvante feliz! E com o coração cheio de gratidão por todos que prestigiam esse espaço, seja como participantes, visitantes, comentaristas, seguidores...

    Tem sido muito gratificante contribuir ainda que modestamente, na divulgação dos trabalhos que passei a admirar, você não faz idéia. E espero expandir cada vez mais...

    Desejo muito sucesso pra ti e pra tua equipe nesta empreitada maravilhosa e desafiadora.

    Obrigada, de coração.

    Hoje, sou toda gratidão!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Agradeço a Valéria pela oportunidade de fazer esta maravilhosa postagem e aos Expedicionários pela palavras gentis.

    Desejo todo o sucesso do mundo pra vocês. Muita luz durante a trajetória! Fico aguardando as próximas histórias emocionantes que com certeza virão.

    E obrigada de coração, aos amigos que aqui vieram prestigiar a postagem da minha querida convidada.

    Bjs no coração de todos

    ResponderExcluir
  14. Oilá, Denize, quanto tempo... Maaasss, de uma coisa tenho certeza: Chova ou faça sol, o teu Vermelho nunca desbota, rs! Parabéns por divulgar o projeto Amores.Já disse à Valéria, uma vez, que ela está fazendo história e, que trilhas são testes... Só caminhando, é que vamos descobrir que todos os caminhos têm uma só direção... e é justo aí, no puxar de gavetas mentais, que escaninhos perdidos e desencontrados irão saber que existem outras "gavetas horizontais" e horizontes além, rs! Valéria, Melzinho,parabéns, guerreira. Um big dum beijo e um circular abraço enorme, feito o horizonte pra vc, mulher virtuosa!

    ResponderExcluir
  15. Denize, olá, bom dia!

    Amores do Velho Chico é um projecto fantástico, algo inédito e com um enorme valor cultural. É a História, pelas histórias do povo. São os lugares reais, a natureza esplendorosa na sua beleza e agressividade. E finalmente essa ligação mística, que sempre une os seres humanos à terra.

    A Valéria é uma Mulher extraordinária, que chegará ao fim dessa jornada com o corpo cansado, mas a alma leve para criar e levar a cabo outra iniciativa idêntica!

    Parabéns à anfitriã e à convidada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Jackie,

    Gostei muito da forma com a qual você definiu o projeto da Valéria. E também adorei sua idéia! Um documentário me parece perfeito!

    Também me sinto em casa, lá no teu espaço. Posso ficar horas ali "conversando" e contando histórias sem nem ver o tempo passar.

    Assunto é que não falta!

    Tá certo que de vez em quando posso levar um "soco no queixo", mas isso só torna as coisas mais emocionantes...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Radi, que alegria ver você por aqui! Me perdi de você mesmo! E estava com saudades do teu senso de humor... E é verdade, o vermelho jamais desbota. rs.

    Achei lindas as suas palavras com relação à caminhada da nossa amiga. Sempre gostei da forma que você se expressa, embora reconheça que nem sempre consigo compreendê-las plenamente...

    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luísa

    Faço minhas suas palavras em relação a nossa amiga e sua linda viagem pela vida. Concordo plenamente.

    Obrigada por se juntar a nós aqui!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. O desafio é imenso em uma viagem desta magnitude trazendo a tona a realidade de pessoas que desconhecemos e principalmente o amor deles por sua terra pelo Chico e sua capacidade de serem felizes com tão pouco, o que faz lembrar de novo que as melhores coisas são as mais simples.
    GRANDE abraço,

    ResponderExcluir
  20. Olá querida Denize, tudo bem?! Como dizem por aí santo de casa num faz milagre né..rs Mesmo trabalhando no projeto acabei demorando para aparecer mesmo tendo indicado, votado e lido já a belíssima publicação. Mas tem motivo minha demora, estava ocupada alguns problemas pessoais como também arrumando o layout do Jornalismo Antenado como havia um dia comentado contigo ser meu desejo.

    Mas vamos ao post, o Amores no Velho Chico é uma grande empreitada afinal mostrar a história de pessoas sob a lente e olhar da expedição não é tarefa fácil , são muitas pessoas trabalhando em partes diferentes do projeto, obstáculos que acontecem quando menos se espera, atrazos inevitáveis. No comando de tudo isso está Valéria, dona desse sonho que aos poucos vai sendo realizado. A ela cabe a parte mais difícil justamente por ser os olhos e ouvidos da expedição então passa por suas mãos e justamente por conta de toda essa responsabilidade que buscamos corresponder sempre da melhor forma possível.

    Agradeço o espaço que cedeu em seu bloguer para mostrar um pouco mais do Amores no Velho Chico e homenagear a Valéria porque ela merece realmente tudo que os amigos falaram nos comentários. Trabalhamos juntas , somos amigas , temos liberdade de conversar sobre tudo e sobre coisa nenhuma , para mim particularmente é um prazer poder dizer que nossa relação não é apenas de trabalho está bem além disso é cumplicidade, união de esforços.

    Um grande beijo no coração de ambas e mais uma vez desculpe a demora!rs

    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  21. Oi Ademar, tem tanta beleza na simplicidade, né? E o Amores no Velho Chico vai trazer toda essa beleza pra nós (aliás já está trazendo) através dessa viagem desafiadora e emocionantes da nossa querida amiga e sua equipe.

    Obrigada pela presença, amigo!

    Abs

    ResponderExcluir
  22. Oi Márcia, espero que já esteja tudo bem contigo, viu?

    Mas menina, fui lá olhar teu blog e está lindo, lindo. Adorei!

    Quanto ao Projeto, você falou maravilhosamente bem dos desafios deste trabalho e das qualidades da "Comandante" dessa expedição.

    Sei bem do que você falou, já que tive a honra e o privilégio de acompanhar de perto o início dessa empreitada.

    Fiquei muito feliz de poder contribuir na divulgação e desejo muito sucesso a todos vocês.

    Muitos Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Incrivel o afeto que esse Rio pode criar. Tb tenho um projeto q estabelece uma relação emotiva c o Rio São Francisco http://entrenorio.blogspot.com/

    Dá uma olhada.
    bjus

    ResponderExcluir
  24. Oi Paula, realmente, pelo que tenho lido a respeito, esse rio me parece ter uma certa magia...

    Fui lá conhecer teu blog e achei bem interessante a proposta dele.

    Abs

    ResponderExcluir
  25. ola valeria!sou a geovana a menina que vc conheceu em pirapora la no supermercado bretas.adorei conhecer seu blog.bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.