SEGUIDORES

6 de outubro de 2012

Atenção Blogueiro! Nunca Desista do Seu Blog!

Estive fora da blogosfera por um bom tempo. Mas mesmo assim continuei acompanhando os blogs que  gosto sempre que possível. E algumas vezes fiquei frustrada ao descobrir que alguns deles simplesmente desapareceram.

MAS CADÊ O TEMPO?

É verdade que a vida real nos cobra seus direitos. E também é verdade que ter um blog requer tempo e dedicação. Ler, escrever, publicar, divulgar, responder comentários e pronto! Lá se vai o nosso tempo! E há momentos que a citada vida real pode se tornar tão divertida e emocionante que podemos ter que nos afastar por tempo indeterminado.

Mas ainda assim não vejo motivo para uma coisa tão drástica como excluir os blogs. Então resolvi partilhar minha experiência pessoal nesta questão.

BLOGS ABANDONADOS


Quando abandonei meus dois blogs pensei: sem novas postagens, divulgações e sem poder responder os comentários como sempre fiz questão de fazer, os coitadinhos ficarão no meio do nada, totalmente perdidos na imensidão da Web. Mas para minha surpresa não foi isto que aconteceu.

Mantive uma média de 1000 visitantes por mês (que para a quantidade de postagens que tenho e sem mais nada sendo acrescentado está mais do que ótimo), e ainda me encantei com o aumento no número de assinantes, seguidores do blog e do twittter, sem falar dos seguidores e amigos do facebook. E comentários nunca pararam de chegar.

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

E fiquei feliz ao observar que mesmos solitários, os meus blogs continuaram atingindo o objetivo para o qual foram criados: tentar passar uma mensagem positiva para as pessoas, através de leituras divertidas ou reflexivas e contribuir modestamente para divulgar os blogs que gosto .

A única coisa que tive o cuidado foi de republicar postagens antigas com a data atual pelo menos uma vez por mês, para não passar a impressão de abandono total, geral e completo. Sempre fiquei com uma péssima impressão ao entrar num blog e ver que a última postagem tinha sido publicada há seis meses atrás. Gosto de comentar, mas detesto falar sozinha...

E claro, sempre que podia dava uma olhadinha de vez em quando, liberando os comentários que chegavam para que o leitor soubesse que ao menos eu tomei conhecimento deles.

DESISTIR JAMAIS!


Concluindo: Se tiver que se afastar, se afaste! Se tiver que parar, ainda que por um bom tempo, pare! Mas jamais jogue fora todo o trabalho e dedicação que você teve para construir o blog que você idealizou. Pense nos seus leitores e no muito que você pode continuar contribuindo na nossa blogosfera, tão carente de postagens positivas e que acrescentam como as suas.

Esse texto é, como sempre, apenas minha opinião sobre esta questão. E você, acha que em ausências prolongadas os blogs devem ser excluídos?

Ah, estou de volta! Quem achou que estava livre de mim, pode parar de comemorar...rs

5 comentários:

  1. Olá, Denize!

    Que ótimo vê-la de volta! Estava realmente sentido sua falta por aqui já!

    Concordo com você que nem sempre temos tempo para manter nossos blogs ativos. Eu mesmo precisei abrir mão do TD Séries para conseguir me dedicar totalmente ao Gerenciando Blog. Mas, o ideal é fazer como você fez e não abandonar de vez o blog. Depois, é muito mais difícil reativá-lo!

    Um abraço e seja bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelson, eu também estava sentindo muita falta de você e dos amigos. Mas do seu blog não, sempre acompanhei na medida do possível para não ficar totalmente desatualizada das coisas, caso voltasse.

      E você tem razão, tenho certeza que se tivesse excluído meus blogs, não teria paciência para recomeçar do zero.

      Obrigada pela gentil acolhida!

      Bjs

      Excluir
  2. Olá,

    que bom ler isso! Meu blog anda meio paradinho, justamente pelas razões que vc tão bem colocou! Mas também cuido para mantê-lo vivo mesmo que em processo lento, pelas mesmas razões que vc também listou...

    Acho que os blogs refletem a vida corrida dos blogueiros e embora indesejável, é natural que acabem "sofrendo" com a nossa rotina...

    Apesar disso, jamais pensei em deletá-lo, acho que seria uma injustiça: afinal, imagino que nossas ideias são como sementes: se forem boas merecem crescer e permanecer; caso contrário, não vão durar muito mesmo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo você continuar com o seu Blog!
    Obrigada por esta lição de incentivo, por nossa luta "blogueira"! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Estou totalmente de acordo com você.
    Tanto que a gente investe no nosso querido blog, não se justifica bani-lo e dar esse desgosto a quem o visita e gosta dele. Eu espero nunca ter de largar meu blog pois é para mim como um filhinho muito querido que eu passo meu tempo livre a acarinhar e a alimentar. Criei-o no ano passado mas já estou tão agarrada a ele e quero tanto que meus visitantes, amigos e seguidores não se sintam frustrados que este ano parti de férias um mês e deixei o blog agendado para ser actualizado todos os dias. Apenas não pude responder os comentários, de resto funcionou tudo normal.
    Tal como você diz, também me sinto triste e frustrada quando acesso um blog e ele desapareceu e também quando se percebe que está estagnado, mas neste caso, por vezes tem de ser mesmo.
    Muito obrigada por seus conselhos e desejo feliz regresso e muito sucesso.
    Beijinhos
    Moçoila

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.