Houve um tempo em que acreditei que poderia mudar o Mundo. Quando percebi que isso não era possível, pensei em mudar as pessoas. Até que finalmente entendi que apenas poderia mudar as minhas próprias atitudes e tentar me tornar uma pessoa melhor. E a partir daí...
Mas sempre sonhei com a Paz. E este sonho não acabou.
Aprendi que Paz é muita mais que apenas uma idéia. É na verdade uma escolha e uma atitude.
Ela acontece a cada vez que dizemos não a qualquer espécie de Intolerância, Discriminação e Preconceito.
E também quando respeitamos as opiniões alheias ainda que não concordemos com elas, quando defendemos a liberdade de todos poderem ser do jeito que são desde que não prejudiquem ninguém, quando somos solidários, quando nos posicionamos contra qualquer espécie de violência e a favor da vida.
A Paz está presente nos nossos gestos conciliadores, nas horas em que sentimos as dores dos nossos irmãos como se fossem nossas e choramos com eles. Nos momentos em que partilhamos idéias, sonhos e emoções com aqueles com os quais interagimos.
Ela também aparece quando conseguimos levar risos, seja através do nosso próprio bom-humor, ou através das histórias engraçadas que contamos. Quando conseguimos cultivar a alegria, ainda que as preocupações, angústias e problemas nos persigam.
A Paz começa a habitar nossos corações quando tomamos consciência de que somos todos iguais, mesmo sendo tão únicos e especiais. E então percebemos que não existe Paz sem Justiça, sem Igualdade de Direitos e Deveres.
A Paz começa a habitar nossos corações quando tomamos consciência de que somos todos iguais, mesmo sendo tão únicos e especiais. E então percebemos que não existe Paz sem Justiça, sem Igualdade de Direitos e Deveres.
Ela pode surgir em todos os momentos e lugares, seja na convivência familiar, no trabalho, nas ruas, nas festas, onde quer que estejamos. E depende apenas de nós.
O CONVITE
Então pensei: hoje tenho dois blogs. E com eles vieram amigos, leitores e seguidores que me honram com as suas visitas. Por que não usar esta ferramenta preciosa chamada internet para tentar incentivar a idéia de Paz na mente e no coração de todos que acessarem meus blogs?
Então pensei: hoje tenho dois blogs. E com eles vieram amigos, leitores e seguidores que me honram com as suas visitas. Por que não usar esta ferramenta preciosa chamada internet para tentar incentivar a idéia de Paz na mente e no coração de todos que acessarem meus blogs?
E fui mais além: por que não convidar os amigos e visitantes para que façam o mesmo e coloquem uma Mensagem de Paz na página principal de seu Site ou Blog para espalhar essa idéia?
Você pode criar uma com suas próprias palavras, com uma imagem que combine com seu layout. Ou se estiver sem tempo pode usar a imagem que eu criei. Não tem blog ou Site? Pode usar seu e-mail também. Mas seria tão bom encontrar esse tipo de iniciativa em todos os lugares... Sim, acredito na força da união.
Você pode criar uma com suas próprias palavras, com uma imagem que combine com seu layout. Ou se estiver sem tempo pode usar a imagem que eu criei. Não tem blog ou Site? Pode usar seu e-mail também. Mas seria tão bom encontrar esse tipo de iniciativa em todos os lugares... Sim, acredito na força da união.
Acredito também que o ponto de partida de qualquer mudança se chama conscientização.
Posso até ser uma sonhadora. Mas não sou a única. E alguém já disse isso antes de mim:
Voce vive conectada com meus pensamentos e sonhos!
ResponderExcluirEu vivo ouvindo as mesmas musicas que voce colocou acima! E normalmente ouço uma e depois a outra! Como pode?! kkkkk
P A Z é o tema que tenho sempre falado no Masquerade, porque eu mesma preciso deste estado de harmonia.
Somos responsaveis em divulgar e solicitar que todas as pessoas, especialmente crianças e idosos sejam respeitados e que o mundo viva em PAZ.
Eu ainda acredito que posso salvar o mundo!
Beijinhos
Olá De, minha querida!
ResponderExcluirPerfeito, minha amiga! Realmente seria muito bom se todos buscassem na paz uma forma de unir e integrar as pessoas, respeitando as diferenças e buscando nelas um ponto de convívio harmonioso. Infelizmente hoje, a luta pelos direitos são tão preconceituosos, desiguais e egoístas! Algumas vezes sinto certa frustração por não conseguir entender as razões que levam seres, teoricamente racionais, a agirem com tanta violência e com tanto descaso por esse mundo que fora preparado com tanto carinho para todos nós. Me assusta ver a capacidade humana de destruição. Sigo nesta mesma linha que você, minha amiga, tentando plantar uma semente que seja e esperar que dê um belo fruto...Vamos continuar, minha linda, com essa proposta de semear os corações e juntos podermos decretar essa tão sonhada paz!
Grande beijo...paz e amor,
Jackie
Saudações!
ResponderExcluirAmiga Denize Oliveira:
É com alegrias no coração que li o seu magnífico texto!
Eu também comungo com a sua linha de pensamentos.
Tudo deve partir de nós. A iniciativa e os sacrifícios terminam por valer a pena, pois, somente as nobres ações nos premiam todos os dias com a sublime PAZ no coração.
Quanto ao convite, faz tempo que estou trabalhando num Post sobre a Paz. Acontece que eu fiz o primeiro rascunho e deixei no forno, depois vou retirar para dar a primeira polida e vai retornar para o forno, na hora H, vou Postar, estou procedendo assim, porque vou destacar uma página permanente para a matéria.
Parabéns por mais um magnífico Post!
PAZ PROFUNDA PARA VOCÊ, A FAMÍLIA E A TODA HUMANIDADE!!!
DE CORAÇÃO,
LISON.:
Oi minha corajosa amiga.... estou nessa com você com toda a ceteza...
ResponderExcluirA paz é mais que um estado de espírito é a capacidade de dissiminar ao mundo a importância de respeitar as diferenças e lutar pelo bem comum.
A natureza é a maior provo da paz.... ela sempre esteve e sempre estatá em paz, mas nós não estamos em paz com ela... e isto causa um descompasso assustador!
Estou com você... beijo no coração
Amiga
ResponderExcluirO que falta nesse mundo, para se ter paz, é o "AMOR". A paz seria o complemento essêncial.
"Ah, se eu soubesse lhe dizer
O que fazer pra todo mundo ficar junto
Todo mundo já estava há muito tempo" Legião Urbana"
Aprendi que Paz é muita mais que apenas uma idéia. É na verdade uma escolha e uma atitude. É verdade anjo Denize!
ResponderExcluirE vai ai esse escrito para você anjo linda e encantadora!
Paz
Paz é o sonho de todo homem,
De toda a humanidade.
É a tranqüilidade da alma.
Paz é a felicidade.
Mas, enquanto existir a fome,
A miséria, a desigualdade,
Persistirá a desordem
Que gera o ódio, a maldade.
E a nós, cabe a responsabilidade,
De buscar a paz verdadeira,
Que nasce no coração.
É a paz da convivência,
Do saber viver bem
Com os que, ao nosso lado, estão.
É a paz que vem do amor,
Da confiança, da gratidão,
Do carinho, da amizade,
Da justiça, da fidelidade.
A paz da compreensão,
Que se manifesta,
Não só em palavras,
Mas em gestos, em ação.
A paz do amor que constrói;
Que haverá de edificar
A nossa civilização.
A paz do amor que está tão perto,
Dentro de cada peito aberto,
Para querer o bem do outro.
E, essa alegria, essa paz,
Mesmo na tristeza, será capaz,
De manter a força da alma,
Que alimenta a esperança,
Da solidariedade,
Que traz a ordem, a calma;
Que traz a paz...
A felicidade.
de Ivany Stratico
Londrina - PR - por correio eletrônico
Posso até ser uma sonhadora. EU TAMBÉM!!! Mas não sou a única. E alguém já disse isso antes de nós!
Paz e bem!
Abraços
bjs na alma
Olá Denize,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!
Que todos possam aderir e fazer igual ao seu exemplo!
Eu mesmo acho que, com os blogs, podemos até não mudar o mundo, mas podemos levar nossas mensagens aos quatro cantos do mundo, conscientizando novos leitores e ajudando a formar opinião.
Um grande abraço!
Oi Jackie,
ResponderExcluirMaravilha ver aqui minha querida amiga que carrega a Bandeira da Paz a todos os lugares...
Partilho sua preocupação: também me assusto com o potencial humano de destruição em todos os níveis.
Mas talvez por isso mesmo resolvi conduzir esta postagem evitando mencionar diretamente a violência. Penso que ela já é bastante divulgada...
E também porque acredito que a grande maioria das pessoas seja a favor da Paz.
Quis focar no que podemos fazer para melhorar o ambiente e o mundo que nos cerca.
Quis também convidar os amigos que partilham desse anseio, para que utilizem essa ferramenta maravilhosa chamada internet para colaborar na conscientização de que, se tivermos um Mundo de Paz, estaremos com certeza beneficiando a nós mesmos. E isso só depende de nós.
A Paz ainda parece um sonho. Mas os sonhadores que como nós almejam torná-lo realidade, já começam a aparecer por aqui e no meu blog, o que me deixa super feliz. Como disse, acredito na força da união.
Obrigada pelo apoio, amiga!
Bjs
Oi Lison,
ResponderExcluirÉ também com alegria no coração que vejo você participando dessa postagem, amigo. E sei que você é um dos que partilham esse sonho de Paz.
Se você está projetando um post sobre este tema e pelo que conheço da forma maravilhosa com a qual você escreve, tenho certeza que será imperdível. E uma valiosa contribuição na divulgação dessa idéia.
Casualmente resolvi fazer este texto num momento em que a vida me cobra que eu transforme os ideais de paz, tolerância e paciência que tanto defendo em atitudes efetivas que possam preservar a harmonia do meu ambiente. Reconheço as dificuldades quando a irritação teima em se tornar conselheira, mas acho que vou conseguir.
E gostei do que você falou sobre uma página permanente sobre este tema.
Fiz esta post também com o objetivo de partilhar uma experiência.
Quando resolvi criar a singela imagem nos meus blogs e mantê-la de forma permanente, fui surpreendida pelo aumento do número de seguidores e comentários nas minhas postagens.
É como se os leitores ao visualizarem a palavra Paz quando acessam os blogs, se sentissem mais seguros e tranquilos para participar e se associar. E também me encantei quando percebi a imagem sendo levada... No começo achei que meu gesto passaria despercebido, mas fiquei feliz ao perceber que isso não aconteceu.
De qualquer forma decidi aumentar a visibilidade da divulgação dessa idéia e assim nasceu esta postagem.
Também te agradeço seu apoio aqui, amigo!
Grande Abraço.
Oi Valéria,
ResponderExcluirOs comentários dos amigos sempre me dão o que pensar aqui. Como esse seu agora. Quer dizer que você acha que já chegamos a tal ponto que é preciso coragem para falar de Paz? Não tinha pensado nisso...
Mas de qualquer forma, falta de coragem não faz parte da lista enorme dos meus defeitos, principalmente quando meu único objetivo é tentar passar uma mensagem positiva para as pessoas...
E você destacou um ponto importantíssimo. Respeito . Respeito pelos outros, respeito pelas diferenças, respeito pela natureza. Que paz é possível sem isso?
Obrigada por vir trazer seu apoio aqui, amiga!
Bjs
Oi Diego,
ResponderExcluirConcordo com você, o amor é mesmo essencial, é a base de tudo e faz uma ótima dupla com a paz. Arrisco a dizer que um não sobrevive sem o outro... Ninguém consegue amar sem paz no coração e ninguém jamais terá paz se não souber amar...
E também penso que se soubéssemos como consertar as coisas, já teríamos feito isso há muito tempo.
Mas trago comigo uma certeza: o que não devemos fazer, é não fazer nada ou mesmo fazer de conta que não é com a gente.
A violência afeta a todos nós. Temos os blogs, temos nossas atitudes cotidianas, porque não tentar fazer a diferença? Os blogs podem servir para a gente se posicionar a favor dos valores que acreditamos e contra os absurdos que estão a nossa volta.
E nossas atitudes podem contagiar outros com os mesmos valores, você não acha? Por mais humildes e singelas que essas atitudes possam parecer. E a partir daí, quem sabe... Sozinhos não somos nada. Mas se nos unirmos...
Também nem sei porque estou dizendo isso a você, sua autenticidade e suas posturas revelam o cara super do bem que você é.
Bjs
Minha querida amiga Denise, boa noite!!!
ResponderExcluirMuito louvável a sua iniciativa, tem o meu irrestrito apoio!!!
Temos obrigação de pregar a paz, se cada um fizer um pouco, juntos moveremos montanhas... também é a finalidade de meu blog, espalhar mensagens de paz, união, amor e luz... vamos unir forças e tentar fazer deste mundo um lugar melhor para viver!!!
Parabéns, minha querida amiga!!! Excelente texto!
Abraços e muita paz!!!
Amiga lendo seu texto me veio a vontade de colocar aqui esta mensagem:
ResponderExcluirDoadores de Paz
Livro: Mais Perto
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier
"Não pensei que vim trazer paz à Terra; não vim trazer paz, mas espada." - Jesus. (Mateus, 10:34).
Os obreiros da paz são sempre esteios benditos, na formação da felicidade humana.
Os que falam na concórdia...
Os que escrevem, concitando a serenidade...
Os que pregam a necessidade de entendimento...
Os que exortam à harmonia...
Os que trabalham pelo equilíbrio...
Os verdadeiros pacificadores, no entanto, compreendem que a paz se levanta por dentro da luta e, por isso mesmo, não ignoram que ela é construída - laboriosamente construída - por aqueles que se dedicam à edificação do Reino do Amor, entre as criaturas, tais quais sejam:
Os que carregam os fardos dos companheiros, diminuindo-lhes as preocupações;
Os que agüentam, sozinhos, pesados sacrifícios para os entes queridos não se curvem, sob o peso da angústia;
Os que procuram esquecer-se para que outros se façam favorecidos ou destacados;
Os que abraçam responsabilidade e compromissos de que já se sentem dispensados, para que haja mais amplas facilidades no caminho dos semelhantes.
Em certa ocasião, disse-nos Jesus: - "Eu não vim trazer paz à Terra e sim a divisão", entretanto, em outro lance dos seus ensinamentos afirmou-nos, convincente: - "A minha paz voz dou, mas não vo-la dou como o mundo a dá".
O Divino Mestre deu-nos claramente a perceber que, para sermos construtores da paz, é preciso saber doar-lhe o bálsamo vivificante, em favor dos outros, conservando, bastas vezes, o fogo da luta pelo próprio burilamento, no fechado recinto do coração.
Obrigado
Abraços forte
Oi Help, adorei a sua linda mensagem. Tem tudo a ver com a idéia de Paz dessa postagem.
ResponderExcluirPelo visto, você é mais uma que sonha com um mundo diferente. Seja sempre bem-vinda!
Gosto muito do jeito carinhoso com o qual você trata as pessoas.
Paz para todos nós, amiga!
Bjs
Oi Du,
ResponderExcluirQue bom ver você aqui, amigo. E como conheço seu blog posso dizer que ele é um verdadeiro convite à Paz.
A idéia dessa postagem é apenas convidar os amigos que partilham esse nosso ideal de um mundo melhor, a espalhar essa idéia ao máximo.
Que a idéia de Paz possa aparecer em toda a parte, que ela possa ser valorizada cada vez mais e quem sabe um dia, possamos todos afirmar que ela fez morada permanente em nossos corações.
Este é meu modestíssimo gesto nessa direção. Quem sabe a partir dele venham outros. Só sei que meu coração pediu e resolvi divulgar essa idéia.
E obrigada pelo apoio e pela presença.
Bjs
Oi Iuri,
ResponderExcluirSaudades de você, amigo! Adorei ver você aqui.
Como eu disse no texto, acredito que podemos mudar a nós mesmos e atuar no sentido de gerar um certo efeito dominó e espalhar essa idéia de Paz aos 4 cantos do mundo, como você bem destacou.
Penso que o Bem é contagiante e a maioria das pessoas já é da Paz. Unidos podemos fazer a diferença e expulsar de vez essa violência sem sentido que insiste em nos rondar. É o que acredito e defendo.
Obrigada por vir participar.
Bjs
Oi Sis,
ResponderExcluirEntão estamos conectadas? Como pode? Vai explicar...rs. Talvez seja porque temos alguma semelhança de temperamento, cultivamos os mesmos valores e consequentemente acabamos por partilhar sonhos...
Escolhi os vídeos porque achei que representavam tri bem o que eu estava querendo transmitir com a postagem e adoro essas duas músicas. Para mim, são quase hinos de amor e de paz.
Tenho recebido cada vez mais crianças e adolescentes nos meus blogs. Você deve estar acostumada com isso, enquanto fada no reino encantado do Blogzoom.
Acho que isso aumenta a nossa responsabilidade no que se refere a tentar passar mensagens sempre positivas para nossos queridos visitantes que tem o futuro nas suas mãos.
Eu também acredito que posso mudar o mundo, mas como disse, tentando melhorar como pessoa e fazendo gestos verdadeiros e "de coração" nesse sentido. A partir daí, outros corações podem ser "contagiados" e quem sabe um dia...
Jamais quero perder essa conexão "de alma" contigo e com outros amigos que partilham nossa esperança de um mundo melhor, conexão essa que a distância geográfica não consegue impedir.
Bjs
Oi Príncipe,
ResponderExcluirMas amigo, que mensagem mais linda você trouxe aqui. Te confesso que emocionei.
Que felicidade imensa seria se pudéssemos direcionar nossos passos e nos aproximar pelo menos um pouco do exemplo dos verdadeiros Mensageiros da Paz. Essas criaturas abnegadas, que cumprem sua sublime missão com serenidade e alegria, sem ostentação.
Por ora, tudo que consigo fazer são os modestos gestos que meu coração pede, enquanto travo batalhas tremendas contra minha impaciência, irritabilidade e egoísmo.
Te agradeço de coração, a maravilhosa contribução que trouxeste para esta singela postagem.
Grande Abraço,
Denize