SEGUIDORES

20 de setembro de 2011

Conhecendo um Pouco do Rio Grande...

Mais um Guest Post gauchesco no Blog da Comentarista. Dessa vez foi o meu amigo Geraldo do excelente Blog do Pharis (entre outros blogs), que gentilmente aceitou meu convite. E me presenteou com um lindo texto que me trouxe saudades da minha terra natal.

Com a palavra, meu amigo Geraldo:



SEGUE A POSTAGEM:


"Saudades do Velho Rio Grande

Sou da terra gaúcha, pampas que se misturam por três países (Brasil, Argentina e Uruguai).

Esta terra de homens valentes e mulheres guerreiras, já deu o sangue pelo império e pela república, já teve conflitos internos, tempos de paz.


Aqui ou se é chimango ou maragato, gremista ou colorado, nativista ou progressista.


É uma terra que se sente, caso se afaste para outros lugares,  o pago nunca sai do coração.


Se assim não fosse, não haveriam Centro de Tradições Gaúchas espalhados por todo mundo (incluindo o Extremo Oriente com CTGs na China e Japão).


Só quem não conhece o chimarrão desconhece que ele é rito de passagem para amizade que o gaúcho oferece.


O gaúcho canta o seu hino com tanto fervor quanto canta o hino nacional.


Revive no vinte de setembro, glórias do passado e virtudes que a poeira do tempo escondeu.


Pelas páginas dos livros de O Tempo e o Vento passam Ana Terra, Rodrigo Cambará  e Bibiana Terra Cambará.


E em Érico Verissimo, gaúcho de Cruz Alta, tivemos ainda o surreal de Incidente em Antares e o romance em Olhai os Lirios do Campo
.

E a mesma terra que teve Presidentes Eleitos e Presidentes Nomeados,
que conviveu com a democracia e a ditadura, onde civis e militares conduziram os governos com mão de ferro, teve também governos populares e democráticos.

E foi no Rio Grande que mulheres de outros estados passaram para sua história, onde Ana Maria de Jesus Ribeiro sai de Santa Catarina para fazer história no Rio Grande como Anita Garibaldi. Yeda Rorato Crusius, nascida em São Paulo, foi a primeira a ser eleita democraticamente para governar todos os gaúchos.


E este Rio Grande, que tem suas músicas e seus músicos, como Borghetinho, Kleiton e Kledir, Vitor Ramil, Elis Regina e Adriana Calcanhoto.


Mas o tempo e o vento empurram o Rio Grande para frente, rumo a modernização e a globalização, perdem-se alguns de seus anéis mais preciosos : VARIG e Ipiranga
.

Saudades de um Velho Rio Grande... varrido apenas para a história.."

Conheça um pouco mais sobre o Geraldo e Seu Ótimo Trabalho:


SOBRE MIM

Gaúcho, amante da sua terra e da sua gente, cavalos de corrida, poesia, contos e livros, cinema, arte e um pouco de prosa. Então no meu espaço, conviva com histórias do Rio Grande, bravos corceis, poesia e cultura literária.

SOBRE OS BLOGS

Blog do Pharis -  Voltado para noticias de ciências, saúde, comportamento e cultura.

Rs em Foco - voltado para noticias do Rio Grande, sua cultura, sua gente , suas histórias e folclore.

Família Voltz - Voltado para noticias da familia voltz (genealogia e histórias) e noticias da alemanha.

Administração e Cia -  Administração e Cia - voltado para noticias e artigos de administração.

Blog do Cele - Blog do Cele - noticias e artigos relacionados ao Espiritismo.

Agradeço ao Geraldo a sua participação aqui. Adorei o artigo!

Credito da Imagem: Pôr-do-sol no Guaíba by Ametista

28 comentários:

  1. Bah! Às vezes me perguntam por que deixei o Rio Grande, se lá é tão bom, e respondo: "Eu não deixei o Rio Grande, porque eu trago o Rio Grande no peito. Sou uma extensão do Rio Grande do Sul!"

    ResponderExcluir
  2. O legal é que não só aos gaúchos, mas a todos, o RS passa uma aura nostálgica das paisagens bucólicas a que desejamos recorrer quando chega o inverno. Quando a lembrança das missas da infância e os velhos fogões a lenha chegam à mente, dá uma vontade de fugir para o campo, no cair da tarde, e se aconchegar em alguma casinha de madeira perdida no sertão...

    Meu sonho de vida: um sítio no ermo e belo descampado e campo, e morrer assistindo a lindos entardeceres...

    BJs!

    ResponderExcluir
  3. Geraldo, é muito bom viajar nas tuas palavras e conhecer essa terra tão bela e cheia de tradições.
    Parabéns pelo artigo!

    Denize, parabéns por mais este excelente GuestPost!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de narrativa!!!
    Um dos grandes presentes que o Dihitt me trouxe foi conhecer o Geraldo, que, de chimarrão em chimarrão, ainda não tivemos o prazer da prosa frente à frente.

    Adorei e te parabenizo Denize.
    O Geraldo é Especial como Ser Humano: correto, cortêz, íntegro e espiritualizado.

    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  5. Eu sou suspeito de comentar artigo sobre o RS, está terra nos torna felizes por natureza.

    ResponderExcluir
  6. Que belo texto,sobre o nosso querido Rio grande do Sul, é tudo isso e muito mais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ai, ai! Um dia ei de conhecerte Rio Grande do Sul, a ti e a teu churrasco(adoro churrasco). Até mesmo quem nunca esteve lá se recorda pelos nomes e fatos citados da tua importancia para todos nós.
    E, Geraldo, me deixaste com mais vontade ainda de conhecer esta terra maravilhosa! Ótima postagem Denize, do tipo que nos deixa com aquela sensação de quero mais, quero mais conhecer o Rio Grande do Sul!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá De querida!
    Muito legal ver essa sua versão do "amigo blogueiro" rsrs...
    O Geraldo é uma pessoa que admiro e estimo muito! Sempre apresentando temas atuais para serem refletidos e discutidos, de uma inteligência e sensibilidade fora do comum! Gaúcho que honra as suas tradições, bem como sua origem, com certeza nos mostra através de sua bela ótica um Rio Grande do Sul apaixonante e encantador.
    Geraldo, meu querido, parabéns pelo texto e pela pessoa igualmente bela que você é!
    Grande beijo aos dois!
    Jackie

    ResponderExcluir
  9. Bueno! Boleio a perna e te dou um Oh de Casa. Vim pra tomar um mate, pois estou te retribuindo a gentileze em me seguir. Agora também estou te seguindo....

    E seja sempre benvinda no sítio do O Bolso da Bombacha, o sítio dos cobres, dos pilas, das finanças pessoais para os de botas e bombachas e também para os não tradicionalistas do Rio Grande e do Brasil.

    Ah! Teu sítio é louco de bueno e louco de especial...

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniel, gostei muito do que você escreveu e compreendo perfeitamente o que você quis dizer. Ser gaúcha para mim transcende o nascer e morar no Rio Grande do Sul. É praticamente um eterno "estado de espírito" que me acompanha onde vou e ele se revela na presença constante do meu chimarrão e da torcida pelo meu Colorado, só para citar dois pequenos exemplos.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Oi Ebrael, as suas descrições me trouxeram lindas imagens à mente.

    Eu sinceramente não gosto do frio da minha terra, mas reconheço que tem uma certa magia no Inverno de lá. A geada que cobre a paisagem, o aconchego de uma lareira,, as rodas de chimarrão, um copo de vinho...

    Minha memória é povoada de doces lembranças. E essa postagem do Geraldo me trouxe uma saudade "danada"...

    Mas como ser "marinho" que sou, acho que não seria feliz se vivesse longe do mar...

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Luísa, obrigada!

    Esse texto do Geraldo faz mesmo a gente viajar por uma linda terra, né? E até por uma outra época...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Catarino, eu acho que todos nós gaúchos somos suspeitos para falar da nossa querida terra, repleta de lindas tradições. Também me sinto feliz por ter nascido no nosso Rio Grande.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Fátima, somos todos apaixonados pelo nosso Rio Grande, né? Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Ademar, não deixe de conhecer o nosso querido Rio Grande, se tiver oportunidade.

    E eu também adoro churrasco. Principalmente o que meu pai fazia, só com sal grosso. Nossa! Era tudo de bom!


    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria, faço minhas as suas palavras com relação a esse nosso amigo tão querido.

    E também achei maravilhosa a narrativa do Geraldo: a visão de um gaúcho sobre a sua terra natal, uma terra com um passado de lutas e impulsionada para a frente pelo tempo e pelo vento, como ele descreve lindamente na postagem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Jackie, minha versão do "amigo blogueiro" é ótimo...rs. Adorei! Aliás, gosto muito da sua versão também.

    Mas na verdade, eu descobri os Guest Posts há muito tempo atrás (tenho vários já feitos neste blog), bisbilhotando blogs alheios. E achei bem legal este tipo de parceria entre blogueiros. Espero fazer muitos outros.

    E quando ao meu querido convidado, concordo totalmente com a sua opinião. Admiro muito esse nosso amigo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gaúcho Taura: Obrigada e seja bem-vindo, amigo! E aceito o mate!

    Realmente, estive lá no teu sítio, onde tratas das nossas finanças e dos nossos pilas. Fico feliz quando descubro recantos gauchescos na internet.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  19. Olá Denize,

    Como diria o Gaúcho Tauro, vou apear do pingo, puxar o banco, tomar um mate e agradecer pela prosa...

    Prenda das valiosas esta tal de Denize, joía que está longe do pago, mas perto dos nossos corações...

    Aos demais amigos do Pampa.. vamos charlar um pouquito más e depois despacito me afasto...

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Denize, que ótima sala de notícias.

    Pois bem, com Geraldo foi assim: Afinidade a Primeira Vista. Além de me entrosar muito bem com ele, opinião, amizade e simpatia, sempre tenho o que aprender ou recordar visitando seus blogs.

    O RS é isso tudo que voce nos fez lembrar! Voce resumiu muitíssimo bem! Ainda lembrando da Guerra dos Farrapos, uma das mais longas no Brasil. Contando com acervo arquitetonico, exemplo das ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões. Palco de eventos importantes, como uma procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro). E tanto mais que só voces mesmo para contarem com muito orgulho.

    Beijos e ADOREI!

    ResponderExcluir
  21. Oi Geraldo, obrigada pelo "prenda valiosa"! Adorei!

    Nossa, amigo, me deu muita alegria esta tua postagem aqui, te agradeço de coração.

    Valeu muito!

    Abração

    Denize

    ResponderExcluir
  22. Oi Sis, nossa! Você me passou um bom conhecimento das coisas do Rio Grande neste teu comentário.

    Como eu disse antes, adorei quando o Geraldo aceitou meu convite porque me permitiu ter uma postagem neste blog sobre o RS, feita por quem conhece bastante da nossa história e das nossas tradições.

    Eu tenho que reconhecer que meus conhecimentos não tem essa profundidade. O que sei foi o que aprendi na escola e nos livros dos autores gaúchos que li, como o Érico Veríssimo que ele citou no texto. E isso tem muito tempo.

    E sala de notícias é ótimo, adorei!. E com hospitalidade gaúcha, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. ola muito bom seu blog e esse espaco que vc da para outras pessoas estou seguindo e coloquei se link no meu
    abracos
    http://argiloterapia-argiloterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. argiloterapia: Obrigada! Já fui lá olhar seu espaço e estou seguindo também. Achei muito interessante a proposta dele. Seja sempre bem-vinda! Abs

    ResponderExcluir
  25. Bacana ( !! ) essa coisa da preservação da identidade, de tradições,né ? Acho que essa também é uma característica muito interessante dos gaúchos. Aqui vê-se bem isso além de despertar grande curiosidade em nós leitores .

    Geraldo é os dinossauros gaúchos ?? Hahahaha Qualquer hora vou dar rolê por aí quero ver esses ossinhos tb, ãnh ?! Hahaha.

    Denize my dear, muito bom o Guest Post .Bela contribuição do Geraldo.
    Abraços para os dois ,
    Boa semana!
    Eninha Campos

    ResponderExcluir
  26. O Rio Grande é tudo de bom.
    Eu não tenho esse ''eterno estado de espírito'' de ser gaúcho como comentaste. Mas, textos como esse fazem reacender a chama.

    ResponderExcluir
  27. Oiiii amiga,eu sou do sul,viciado em erva.....erva mate da boa moída e da grossa como diz o Guri de Uruguiana e colorado de coração e parabéns por compartilhar conosco essa narrativa cheia de emoções e valores tradicionalistas,bom de fato ver tamanho amor pelo nosso torrão gaúcho!!
    Bjsss querida e aquele abraço para nosso amigo Geraldo que terei prazer em conhecer esse conterrâneo !!

    ResponderExcluir
  28. Boa divulgação, amiga. Poucas pessoas conhecem realmente o nosso país, essa postagem só vem a somar. Abraços

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.